RODA DE QUINTAL DO LAB SECRETO BLACK MONEY

Rimon Guimarães. Foto de Pretícia Jerônimo

Em sua terceira edição, evento homenageia a fotógrafa curitibana Fernanda Castro e se alia a iniciativas geridas por pessoas negras como o brechó das pretas e o SABÃO MESSIAS e ganha como presente a fachada do artista visual Rimon Guimarães.

O Lab Secreto abre suas portas no domingo, dia 15 de dezembro para a terceira edição de sua Roda de Quintal – BLACK MONEY. Em parceria com o Núcleo Periférico (Centro Cultural Periférico), busca a emancipação e autonomia da população através da criação de alianças e do próprio investimento. A homenageada desta edição é a fotógrafa Fernanda Castro, primeira mulher a trabalhar com carteira assinada como fotojornalista em Curitiba. 

Entre os trabalhos de Fernanda, destacam-se os registros realizados nas comunidades quilombolas do Paraná. Para esta edição, a fotógrafa apresenta em uma exposição um recorte de fotos produzidas durante toda sua trajetória. 

Além disso, o Lab convida o Brechó das Pretas, rede de mulheres negras que administra uma loja localizada na rua São Francisco, para expor suas peças de roupas; a empreendedora Luciana Tavares idealizadora da Tuttan, primeira agência de modelos majoritariamente negra, o artista curitibano Rimon Guimarães para grafitar a fachada do espaço; o empreendedor Rodrigo de Melo com sua marca de SABÃO MESSIAS, produzidos a partir do dendê, argila verde, carvão, arruda e coco e a DJ Dani Black para tocar seu set especial no evento. 

O Lab Secreto é um laboratório de fotografia analógica e um ateliê de processos históricos e alternativos idealizado pela fotógrafa e laboratorista Pretícia Jerônimo. Para o Laboratório, a fotografia é um meio de compartilhar aprendizados e alcançar outras formas de percepção do mundo ao nosso redor. 

Desde a sua criação em 2016, o Lab abre suas portas para a comunidade experimentar e desenvolver estudos com fotografia analógica e processos históricos e alternativos de impressão como a cianotipia, marrom Van Dyke, papel salgado, goma bicromatada. Filmes são revelados com diferentes métodos, como caffenol e outras fórmulas. 

Em datas especiais, a laboratorista Pretícia abre o quintal do Lab Secreto para transformá-lo em um espaço livre para conversas e trocas de diferentes áreas artísticas. Assim, a partir da fotografia analógica o Lab Secreto se constitui como um espaço de vivência possível de trocar conhecimentos e a partir de suas criações, produz agendas, bolsas e obras em papel que estão a venda no espaço, buscando compartilhar com o público formas de gerir esse espaço que é construído coletivamente. 

SERVIÇO 
RODA DE QUINTAL – BLACK MONEY 
15 de dezembro 
14h às 21h 
LAB SECRETO – Rua José Antoniassi, 247, no bairro Vista Alegre em Curitiba. (no final da Rua Teffé) 
Página do evento, aqui
redes sociais: 
instagram: @lab_secreto

Foto de Fernanda Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *