THE INTERCEPT BRASIL CONTRATA EDITOR(A) / RIO DE JANEIRO-RJ

The Intercept Brasil contrata Editor(a). Vaga para trabalhar no Rio de Janeiro-RJ.

“O The Intercept (TI) foi lançado em 2014 com o objetivo de criar espaço para um jornalismo destemido e combativo. A premiada revista digital, publicação da First Look Media, produz reportagens investigativas, análises e conteúdo multimídia sobre segurança, política, direitos humanos, meio ambiente, assuntos internacionais, tecnologia, justiça, mídia, entre outros. O Intercept dá a seus jornalistas a liberdade editorial e o apoio jurídico que precisam para expor a corrupção e a injustiça onde quer que a encontrem.

Em agosto de 2016, o The Intercept Brasil (TIB) foi lançado com o intuito de trazer a mesma missão para o público brasileiro e produzir reportagens originais e de impacto em português. Desde então, o site segue crescendo e consolidando-se como referência no jornalismo brasileiro.

Sobre a vaga
The Intercept Brasil está procurando uma pessoa que seja criativa, inteligente, organizada e inspirada para se juntar a nossa equipe de editores e ajudar a desenvolver um novo jornalismo.

O(A) editor(a) será um dos responsáveis pela produção de jornalismo em todas as plataformas e formatos e participará da definição de novas pautas e projetos. O editor terá a missão de editar e revisar textos e roteiros multimídia e será responsável pela publicação de produtos de alta qualidade, rigor e responsabilidade. A pessoa também deverá — e terá muita liberdade para — propor novas pautas, abordagens e conceitos. Neste cargo, vai acompanhar o processo de produção de reportagens, vídeos e conteúdos especiais desde a sua origem até a publicação e possivelmente supervisionar um repórter (ou mais). Também fará interlocução com profissionais colaboradores e parceiros do TIB. 

O candidato deve ter experiência em edição de textos, fortes habilidades de escrita na língua portuguesa e um bom conhecimento de vários temas que o TIB cobre (por exemplo, justiça social, direitos humanos, movimentos sociais, política e economia). A fluência em inglês é um diferencial, mas não é obrigatória. O profissional deve ainda ter capacidade de trabalhar em uma equipe dinâmica e deve se empolgar em tomar decisões editoriais ousadas e corajosas de acordo com a missão do The Intercept: engajar um público ignorado pelas grandes instituições da mídia e promover a responsabilização de instituições poderosas.

É importante que o candidato tenha ideias criativas sobre como fazer uma cobertura inovadora e também consiga descrever, defender e implementar suas ideias. Um olhar crítico e astuto sobre a atuação da mídia é essencial.

Essa pessoa fará parte de uma equipe de mais de 20 membros sediada no Rio de Janeiro, estará subordinada ao editor-executivo e se reportará diretamente ao deputy editor. 

Este cargo é de tempo integral, com carteira assinada, benefícios atrativos e remuneração competitiva.

O candidato deve residir ou estar disposto a se mudar para o Rio de Janeiro.

Responsabilidades:
– Sugerir e definir pautas
– Acompanhar a produção de repórteres, freelancers, estagiários e colaboradores 
– Editar reportagens em formatos variados, preservando a voz autoral
– Revisar roteiros de produtos multimídia
– Participar na criação de materiais adicionais como vídeos, artes, postagens nas redes sociais
– Gerar ideias para melhorar o fluxo de trabalho e maximizar a qualidade e impacto da missão do TIB
– Idealizar projetos inovadores que envolvam o uso de plataformas e formatos variados de mídia
– Participar de reuniões para coordenar o fluxo editorial do site

Experiência e qualificações:
– Ampla e variada experiência em edição jornalística
– Conhecimento profundo da mídia, política e cultura brasileira
– Excelência em escrita
– Domínio de português
– Capacidade de tomar decisões ponderadas com agilidade
– Ser uma pessoa que encare o jornalismo com curiosidade e audácia, sendo ponderada, organizada, ética e responsável, mas com tolerância ao risco
– Maturidade em relacionamentos interpessoais – capaz de aceitar e oferecer críticas construtivas, definir suas ideias e negociar soluções
– Confortável para trabalhar em uma redação dinâmica, que responde às notícias quando acontecem e com prazos curtos
– Residir ou estar disposto a se mudar para o Rio de Janeiro

Experiência e qualificações preferidas (mas não obrigatórias):
– Preferencial: Conhecimento profundo em áreas de cobertura que engajem novos públicos, movimentos sociais, tecnologia, economia, meio ambiente ou assuntos trabalhistas 
– Experiência em trabalhar com vídeo e redes sociais
– Bom inglês escrito e falado

Você é a pessoa certa para essa vaga? Por favor, inclua o URL ou PDF de seu portfólio e envie seu currículo e carta de apresentação em português através deste link. Para ser considerado para esta vaga, na caixa designada abaixo, inclua três reflexões sobre como você mudaria o trabalho editorial do TIB — críticas são bem-vindas.

Igualdade de oportunidades — incentivamos a candidatura de pessoas negras, indígenas, com deficiência, mulheres e LGBTs. Informar um público diverso e variado é parte essencial de nossa missão, portanto, estamos comprometidos a criar uma equipe que reflita tal diversidade e a oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional constantes.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *