BATE-PAPOS VIRTUAIS DE CINEMA SOBRE A CARREIRA DE PEDRO ALMODÓVAR, PROMOVIDOS PELO SESC PARANAVAÍ, COMEMORAM O ANIVERSÁRIO DE 72 ANOS DO DIRETOR ESPANHOL

Pedro Almodóvar, um dos cineastas mais aclamados e bem sucedidos do cinema mundial contemporâneo, completa 72 anos em setembro. Quando se fala do espanhol Pedro Almodóvar é impossível não pensar em sua estética única calcada na cultura kitsch e no excesso de vermelho. Filmes com personagens femininas fortes e cheias de liberdade de expressão – herança de seu engajo na “Movida Madrileña”.

Almodóvar dá vitrine para arte em seu cinema, um bom exemplo é: “Fale com Ela” de 2002. No qual o diretor e roteirista constrói uma ode à arte.

Pedro Almodóvar em sua filmografia também recorre em muitos momentos a personagens masculinos que são diretores de cinema, como em “Dor e Glória” de 2019 “Má Educação” de 2004, Abraços Partidos de 2009 e “Ata-me” de 1989.

A metalinguagem, o exercício de fazer arte sempre estão nas narrativas de Pedro. Bem como, as relações familiares, principalmente no que tange o feminino e a experiência de ser mãe.

Em 2021 em meio à pandemia do COVID-19, Pedro presenteia o público com sua nova produção “Madres Paralelas”. Que fala justamente de um dos seus temas mais recorrentes, a maternidade. Incluso Almodóvar foi um dos primeiros diretores de cinema a produzir durante a pandemia, em 2020 rodou o curta metragem “A Voz Humana” sua primeira produção cinematográfica falada em inglês, com Tilda Swinton como protagonista.

Fica difícil em poucas palavras definir, narrar ou contar todo o processo artístico de Pedro Almodóvar. Porém, entretanto, sua estética influenciou e continua influenciado o mudo das artes, do cinema e da moda.

Em sua larga carreira cinematográfica ganhou 2 Oscars, 2 Globos de Ouro, 4 BAFTA e 4 premiações em Cannes.

Para comemorar o aniversário de Pedro Almodóvar, o Sesc de Paranavaí irá realizar virtualmente 4 bate-papos sobre a carreira do diretor. Nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro – sábados das 15h às 18h – pela plataforma Microsoft Teams. Os participantes dos quatro encontros irão receber certificação.

As inscrições devem ser realizadas até 3 dias antes do evento pelos links relacionados:


Bate-papo virtual CineSesc: A Movida Madrileña e Pedro Almodóvar
www.sescpr.com.br/atividade/bate-papo-virtual-cinesesc-a-movida-madrilena-e-pedro-almodovar-04-09-2021-1500/


Bate-papo virtual CineSesc: O Cinema de Pedro Almodóvar Parte 1
www.sescpr.com.br/atividade/bate-papo-virtual-cinesesc-o-cinema-de-pedro-almodovar-parte-1-11-09-2021-1500/


Bate-papo virtual CineSesc: O Cinema de Pedro Almodóvar Parte 2
www.sescpr.com.br/atividade/bate-papo-virtual-cinesesc-o-cinema-de-pedro-almodovar-parte-2-18-09-2021-1500/


Bate-papo virtual CineSesc: O Cinema de Pedro Almodóvar Parte 3
www.sescpr.com.br/atividade/bate-papo-virtual-cinesesc-o-cinema-de-pedro-almodovar-parte-3-25-09-2021-1500/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *