MUMA RECEBE EXPOSIÇÃO “CAMINHO DA PEDRA”, DO ESCULTOR DEMETRIO ALBUQUERQUE

Caminho da Pedra / Fotografias: Thiago França

Obras narram a relação do artista plástico com o material e as transformações causadas pela ação da natureza

A pedra é utilizada como instrumento desde a origem da humanidade, passando por transformações contínuas tanto na natureza quanto culturalmente. Foi esse o mote que instigou o artista plástico piauiense Demetrio Albuquerque a conceber as obras de “Caminho da Pedra”. A exposição, que já passou por Recife (PE), inaugura em Curitiba no dia 5 de abril, às 18h. Com entrada gratuita e audiodescrição, a exposição segue em cartaz até 3 de junho no MuMA (Museu Municipal de Arte), espaço que integra o Portão Cultural.

“Caminho da Pedra” resulta do trabalho com técnicas da cerâmica pernambucana, pesquisa à qual o escultor se dedicou nos últimos anos. Na exposição, ele evoca o pensamento do cientista escocês James Hutton (1726-1797). Considerado o pai da geologia, Hutton teorizou sobre o mundo mineral afirmando que não poder haver “vestígio do começo e perspectiva do fim”, pois na natureza tudo se transforma. Segundo Demetrio, a intenção é narrar esse gesto artístico primordial sobre a pedra e suas transformações pela natureza.

“A exposição é uma espécie de balanço da minha carreira de escultor. Surgiu a necessidade de fazer algo mais conceitual e, através de pesquisas, comecei a me interessar pela formação dos solos. A ideia foi voltar a algo primitivo, mas unindo a ciência ao mesmo tempo”, comenta o artista. “Caminho da Pedra” expressa essa dinâmica criando um percurso onde cada obra/personagem provoca a memória e a curiosidade, seja pelo aspecto artístico formal ou pela reflexão sobre sua confecção.

A mostra também passa pelo sertão nordestino, cenário no qual se encontram vestígios da ocupação humana dos povos antigos da América Latina, do encontro com colonizadores e, posteriormente, com outros grupos populacionais. A partir dessa miscigenação, surge o trabalho artístico com barro e argila, tema explorado por Demetrio para traçar um paralelo entre a transformação e a sedimentação da pedra em paralelo com o homem que a esculpe.

Obras
A viagem simbólica de “Caminho da Pedra” começa com a movimentação dos minerais desde a rocha bruta até a argila de aluvião, representada pela obra “Ígnea”, onde se vê um rosto humano integrado com a pedra. Em seguida, “Erosão” traz a dissolução da matéria pela água e pelo vento, com uma figura humana nascendo ou se enterrando na pedra. Logo depois, a instalação se funde com pedras espalhadas pelo terreno. Entre elas, a escultura “Pétreo” apresenta uma figura montada numa pedra, recordando a origem da civilização.

O segundo movimento nos leva ao artista, que experimentou as primeiras vivências com a argila na comunidade japonesa de ceramistas de Ashikaga-shi. Nesse ponto, os conjuntos de peças “Emboladas” e “Ciranda” mostram cabeças de figuras populares e situações socioculturais. Continuando diante de grupos alegóricos – que são como projetos para monumentos -, percebe-se a marca de escultores do Recife como Abelardo da Hora, Corbiniano Lins, Brennand e Jobson Figueiredo.

Sobre o artista
Demetrio Albuquerque Silva Filho (Piauí, 1961) é arquiteto e iniciou as atividades como escultor frequentando ateliers de escultores em Recife. Em 1987, ganhou o concurso para o Monumento Tortura Nunca Mais. Seguiu para Curitiba, onde fez o curso de escultura do Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, com orientação do escultor Elvo Benito Damo. Ganhou o prêmio João Turim (1991) de aquisição no 1º Salão do Museu João Turim, em Curitiba, com as esculturas “Migrante” e “Andaluz”. Mudou-se para o Japão, onde fez curso de cerâmica (Yakimono) e realizou a exposição “Karada”, em Ashikaga-shi. Voltou para Pernambuco e se estabeleceu em Olinda, passando a produzir esculturas de grande porte em cidades nordestinas. Alguns exemplos são “A Pedra”, “Caboclo de Lança”, “Circuito dos Poetas do Recife”, “Dom Helder” e “Monumento a Augusto dos Anjos”.

Serviço
Exposição Caminho da Pedra
Abertura: 5 de abril, às 18h
Visitação: 6 de abril a 3 de junho
Onde: MuMA (Av. República Argentina, 3.432 – Portão Cultural, Curitiba)
Horários: terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada: gratuita
Obras com audiodescrição

ENCONTRO DE “SELVÁTICAS” NA MOSTRA 2018 DO FESTIVAL DE CURITIBA

Foto de Amira Massabki

Artistas da Casa Selvática estreiam espetáculo Cabaret Macchina com participação da cantora e compositora Karina Buhr

Comemorando seis anos de existência, o coletivo curitibano Selvática Ações Artísticas estreia seu mais novo espetáculo, Cabaret Macchina, nos dias 3 e 4 de abril na Praça Rui Barbosa, com entrada franca, integrando a Mostra Oficial do Festival de Curitiba.

Com direção de Ricardo Nolasco e dramaturgia de Francisco Mallmann e Leonarda Glück, a partir da obra do dramaturgo alemão Heiner Müller, o espetáculo é uma pós-ópera em formato de cabaré de rua, que além de reunir pela primeira vez todos os artistas do coletivo em um mesmo projeto, conta com a participação da cantora e compositora Karina Buhr.

Desde o lançamento do seu último álbum, intitulado Selvática (2015), Karina Buhr e os artistas do coletivo tem estreitado laços. Em 2015 a cantora pernambucana radicada em São Paulo lançou na Casa Selvática seu livro Desperdiçando Rima em um evento que contou com performances, sarau e pocket shows dos artistas “selváticos” e convidados.

A Casa Selvática tem sido uma das principais referências do estudo do cabaré como linguagem no Brasil, tendo realizado diversos espetáculos e proposto oficinas anualmente para seu aprofundamento. Cabaret Macchina pretende expandir a pesquisa do grupo, na construção de um espetáculo de teatro a ser realizado em espaço público, uma criação de dramaturgias que relaciona vivências, questões arquitetônicas e históricas da cidade.

Para o diretor Ricardo Nolasco: “O cabaré foi considerado um subgênero pela história oficial do teatro, justamente por seu caráter popular em oposição aos modelos dramáticos europeus.”. Assim, o coletivo tem mergulhado na investigação desse formato através de uma cena híbrida, que mescla elementos das artes cênicas, performáticas e literárias. “Acreditamos no cabaré como o formato ideal para falar sobre questões que nos atingem, de um modo humorado e irônico, o cabaré tem sido a principal forma com que artistas do mundo inteiro tem conseguido fazer seus trabalhos resistirem de forma independente tendo a precariedade e a arte em processo não como limitadores, mas como características importantes do nosso tempo e dos países em questão”, complementa Nolasco.

Para a atriz e dramaturga Leonarda Glück, a obra de Heiner Müller se torna cada vez mais insistente na contemporaneidade. “Nos dias que correm os totalitarismos da alma, do estado e das instituições estão tão presentes e tão fantasiados de livre democracia, que os escritos de Heiner Müller estão mais atuais do que nunca. A sua Alemanha se reergueu depois da queda, mas deixou boa parte do globo ainda derrubada até hoje. Nós conseguimos estabelecer uma conexão direta entre sua obra e o Brasil de 2018, e a levaremos para a arena pública”, dispara.

”Heiner Müller partia da reescrita dos clássicos a fim de reaproximar estes de seus contextos, dialogar com ele e sua obra é para nós necessariamente adaptar mais uma vez, atualizar em nossos contextos, corpos e histórias” finaliza Ricardo.

Karina Buhr por José de Holanda

Cabaret Macchina
3 e 4 de abril às 21h
Festival de Curitiba
Rua da cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba
Entrada Franca
Página do evento, aqui

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Francisco Mallmann e Leonarda Glück (a partir da obra de Heiner Müller);
Direção Geral: Ricardo Nolasco;
Direção de Movimento: Gabriel Machado;
Direção Musical e Sonoplastia: Jo Mistinguett;
Figurino: Cali Ossani, Stéfano Belo e Patricia Cipriano;
Iluminação: Semy Monastier e Patricia Saravy;
Maquiagem: Nina Ribas e Stéfano Belo;
Elenco: Amira Massabki, Cali Ossani, Cesar Mathew, Leonarda Glück, Leo Bardo, Matheus Henrique, Nina Ribas, Patricia Cipriano, Patricia Saravy, Semy Monastier, Simone Magalhães, Stéfano Belo e Victor Hugo;
Artista Convidada: Karina Buhr;
Consultoria: Amabilis de Jesus;
Mapeamento Urbano: Renata Cunali;
Direção de Produção: Cacá Bordini;
Assistência de Produção: Bruna Costa;
Imagens: Amira Massabki;
Design Gráfico: Thalita Sejanes;
Captação de Recursos: Meire Abe;
Realização: Selvática Ações Artísticas e O Estábulo de Luxo;

 Links:
Site: www.selvatica.art.br

Facebook:
https://www.facebook.com/SelvaticaAcoesArtisticas/
https://www.facebook.com/KarinaBuhrOficial/  

Youtube/Vimeo
https://www.youtube.com/user/selvaticx
 https://www.youtube.com/karinabuhr 

Instagram
https://www.instagram.com/selvaticaoficial/ 
https://www.instagram.com/karinabuhr/

Twitter
https://twitter.com/selvaticx
https://twitter.com/karinabuhr

CRIANÇAS PARANAENSES RECEBEM APRESENTAÇÕES GRATUITAS DO ESPETÁCULO MÚSICAS DO PORTÃO PRA DENTRO

MPB para Crianças / foto: Daniela Carvalho

Durante todo o mês de março o premiado musical infantil circulará pelas cidades de Fazenda Rio Grande, Castro, Palmas Pato Branco, Capanema, Medianeira e Campo Mourão, realizando apresentações exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino.

O espetáculo “Músicas do Portão para Dentro” propõe uma viagem poética pela Música Popular Brasileira. Sua história se desenrola em um ambiente lúdico, que estimula a busca e conhecimento de novos repertórios, resgatando do baú grandes clássicos da música nacional e referências de compositores como Vinícius de Morais, Raul Seixas, Gilberto Gil e Caetano Veloso entre muitos outros.  Idealizada pela cantora e atriz Alexandra Scotti a peça conta com roteiro de Rhenan Queiroz, direção de Mauricio Vogue, direção Musical de Sergio Justen e no elenco os atores Alexandra Scotti, Lilian Marchiori, Tiago Luz, Diegho Kozievitch, Taciane Vieira e os musicos Sergio Justen e Valmir Pegas.

O projeto Música do Portão para Dentro realizado pela Unicultura e Trento Edições Culturais, e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) com incentivo das empresas Copel, Frimesa e Rodoparaná, tendo o apoio da Secretária Estadual da Educação, tem por objetivo promover para as crianças e adolescentes do Estado do Paraná direito ao acesso à Cultura.

Programação:
– Fazenda Rio Grande:  Dias 7 e 8 de março às 14:30H – Teatro Municipal.
– Castro:  Dias 12 e 13 de março às 14:30H – Teatro Bento Mossurunga.
– Palmas: Dias 19 e 20 de março às 14:30H – Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori.
– Pato Branco: Dia 23 de março às 9H e 14:30H – Teatro Naura Rigon
– Capanema: Dia 24 de março às 14:30H – Casa da Cultura Maurícia Guerra
– Medianeira: Dia 26 de março às 14:30H e dia 27 de março às 9H e 14:30H – Centro Popular de Cultura Arandurá
– Campo Mourão: Dias 28 e 29 de março às 14:30H – Teatro Municipal de Campo Mourão

MOVIMENTO ENXAME REALIZA PROJETO PALAVRA DE MULHER EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR

Buscando aproximar o cotidiano do universo literário artistas do Movimento Enxame propõem encontros a partir da escrita de mulheres brasileiras.

No mês de março os artistas do Movimento Enxame apresentam o projeto Palavra de Mulher que consiste em 150 rodas de leituras de obras de escritoras femininas. Realizadas pelos artistas e mediadores Juliane Souto, Alisson Freyer e Lígia Quirino, cada encontro dura cerca de uma hora, em espaços públicos na cidade de São José dos Pinhais-PR.

Subsidiado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), Palavra de Mulher tem como recorte temático a voz da mulher na literatura no Brasil do século XX e início do XXI, período fundamental para se compreender a relação e os mecanismos de poder e dominação simbólicos entre os sexos, e como se inscrevem na organização social e produção literária do nosso país.

Segundo Alisson Freyer, artista do movimento enxame e um dos idealizadores do projeto, trata-se de reunir um grupo e apresentar uma obra literária por meio da leitura em voz alta e fomentar a discussão da obra produzidas por mulheres. “Buscamos  nos debruçar sobre significativas obras de escritoras brasileiras, pensando também em discussões sobre o papel da mulher na sociedade e valorizar a produção da mulher na literatura” . Finaliza Alisson.

Além dessas ações, o projeto oferece a oficina O Aspecto relacional como constituinte da roda de leitura, para profissionais da área da cultura e educação da cidade de São José dos Pinhais.

Para mais informações acesse a fanpage e o perfil no Instagram @projetopalavrademulher

Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato
(41) 99684-9506 – Victor Hugo – Assessor de Imprensa

8º SLAM CONTRATAQUE – RESISTÊNCIA FEMINISTA!

Em Curitiba, dia 31 de março.

“8º Slam Contrataque!
Marielle Presente, Hoje e Sempre!

Novamente, estaremos, invadindo e tomando de assalto o Largo da Ordem. Ocupando o espaço público com nosso grito poético de resistência e protesto, e contra todo tipo de opressão.

Neste mês, em especial, estaremos realizando o Slam com a temática da Resistência das Mulheres. Devido ao 8 de março, sem esquecer outras datas simbólicas como o 25 de julho – dia internacional da mulher negra latino americana e caribenha -, promoveremos o Slam deste mês, em homenagem as mulheres que um dia lutaram, lutam ou irão lutar pela vida, liberdade e contra a opressão machista, sexista e racista que atingem a todas, e que geram o feminicídio, violência doméstica, exclusão etc. Faremos com que, neste mês e neste Slam, o grito poético de resistência e de protestos da Mulher Negra, Indígena, Trabalhadora, Periférica e Trans, seja lançado e se perpetue contra toda a opressão.

Evento independente e 100% gratuito – arte é um direito de tod@s!

SLAM CONTRATAQUE!
“A Arte que liberta não pode vir da mão que escraviza.”

Apresentação:

O que é um Slam?
Slam é uma batalha de poesia feita em praça pública. O Slam tornou-se um fenômeno internacional, presente no Brasil, está ocupando as ruas de várias cidades. O Slam Contrataque, tem como objetivo ser um espaço de resistência e protesto, um meio de dar voz a todos oprimidos e todas oprimidas, através da poesia. A poesia, enquanto expressão de protesto torna-se uma ferramenta de combate dos marginalizados e das marginalizadas, contra todo tipo de opressão, e contra toda a elite burguesa que domina, explora e esmaga as populações e povos de todo o planeta!

Como funciona?
O Slam funciona através de encontros mensais nos quais ocorrem batalhas de poesias faladas. Durante o encontro são feitas declamações das poesias, que seguem as regras da dinâmica, e ao final as poesias declamadas são trocadas por livros, de acordo com a avaliação do público presente.

Regras:

AS REGRAS DO SLAM.
I. POEMAS
– Os poemas podem ser de qualquer assunto ou tema e em qualquer estilo. Cada poeta ou poetisa tem que apresentar poemas originais de sua autoria.
– Não é permitido o uso de auxílios visuais ou/e fantasias. A regra sobre auxílios visuais tem o intuito de manter o foco nas palavras (e na performance) e não em objetos.
– Não é permitido o uso de instrumentos musicais, música pré-gravada.
– Sampling: Os poetas podem citar palavras e letras de obras de outros autores.
– Não é permitido a repetição de poemas. Cada poema pode ser usado uma única vez durante as eliminatórias e uma vez na grande final.

II. AS PERFORMANCES
– A regra dos três minutos. Todas as performances não devem ultrapassar o tempo de duração. O tempo começa a ser contado a partir do momento em que o poeta se dirige ao público.

III. OS JUÍZES
O Slam parte do principio de que todo indivíduo é capaz de emitir uma opinião válida sobre arte. Não necessitando de uma formação acadêmica ou técnica para isso. Assim, as avaliações das poesias serão feitas pelo público presente através de aplausos ao final do encontro.

Serviço:
8º Slam Contrataque – Resistência Feminista!
Data:  Sábado, 31 de março, das 18:30 às 22:00
Local: Cavalo Babão, Rua Doutor Claudino Dos Santos, Centro, Curitiba
Organização: Slam Contrataque
Página do evento, aqui

HOJE, 16 DE MARÇO ::: AULA INAUGURAL DO CURSO LIVRE – O GOLPE DE 2016

Entrada gratuita! Em Curitiba, na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Inscrições (sem taxas) na hora e local.

Curso livre: O Golpe de 2016: a destruição dos direitos sociais e os rumos da sociedade brasileira

Aula inaugural:
República do Nepotismo e os cenários da conjuntura política do golpe de 2016 – Profº Dr. Ricardo Costa de Oliveira (Ciências Sociais – UFPR) e Profª Drª. Andrea Caldas (Educação – UFPR)

Local: Teatro da Reitoria da UFPR
Rua Quinze de Novembro, S/N, 140, Centro, Curitiba
Data: Hoje, sexta-feira, das 19:00 às 22:00
Mais informações sobre o curso: aqui

FESTIVAL DE CINEMA – CURTA PINHAIS (FESTCINE) RECEBE INSCRIÇÕES

O evento é promovido pela Prefeitura de Pinhais-PR, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As inscrições seguem até o dia 23 de março.

A edição deste ano do Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE) será realizada entre os dias 23 e 27 de abril. As sessões serão gratuitas e exibidas no auditório Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de março no site da Prefeitura de Pinhais onde também pode ser acessado o regulamento, entre outras informações sobre o Festival.

A iniciativa chega a sua 6º edição, de acordo com a organização o FESTCINE tem como principais objetivos: despertar e estimular maior interesse da população, do público escolar e da comunidade em geral pela sétima arte em todas as suas formas; estimular o desenvolvimento do mercado para os amadores que atuam na área e dar visibilidade às produções amadoras e independentes. Além disso, também visa proporcionar possibilidades para novos talentos e promover intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais afins de todo o território nacional.

O FESTCINE Curta Pinhais é um evento que reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de qualquer gênero (ficção, documentário, animação, drama, comédia, musical, épicos, adulto, infantil) e outras técnicas cinematográficas alternativas, além de clipes musicais. O Festival é organizado em seis categorias concorrentes:
-Curta-metragem de ficção;
-Curta-metragem de documentário;
-Longa-metragem;
-Curta-metragem realizado por estudantes dos níveis fundamental e médio a partir de câmera de celular;
-Clipe musical;
-Filme Destaque Pinhais.

A iniciativa pode vir a constituir mostras paralelas para produções que não sejam classificadas para as categorias competitivas.

Serviço :
As inscrições para o VI FESTCINE devem ser realizadas no site www.pinhais.pr.gov.br até o dia 23 de março. Mais informações pelo e-mail: festcinepinhais@gmail.com ou pelo telefone (41) 3912-5247.
Confira o regulamento, aqui

fonte: Prefeitura de Pinhais-PR

VENDAS DE GARAGEM

Domingo, dia 18 de março, nossos patrocinadores, a Loja das Pulgas, participam do evento “Vendas de Garagem” no Armazém Garagem Bar. Um baita evento, num baita lugar, com entrada gratuita para comprar e vender!!!

Vendas e trocas de antiguidades, brinquedos, decoração, discos de vinil, videogames, bicicletas, brechó de roupas e acessórios, peças de carros e encontro de amigos e seus carros antigos em exposição!!!

Tudo isso regado a música ao vivo (com banda), comida deliciosas, chope gelado e muita gente bacana!!! Só vem!!!

“O Armazém Garagem convida a todos a separar aquela peça ou antiguidade, que está esquecida em algum canto, e trazer para tentar vender/trocar no Vendas de Garagem. “

Serviço:
Vendas de Garagem
Local: O Armazém Garagem Bar fica na Br 277, número 2630 – Pista Lateral (sentido Ponta Grossa), no bairro mossunguê, em Curitiba – na entrada do conjunto Saturno, em frente a Copel.

Data: Domingo, (18/03/2018), das 14:00 às 21:00
Entrada gratuita (pra comprar e pra vender!)

Confira a página do evento, aqui

COLABORE COM O FATO AGENDA

Você pode colaborar comprando nossos anúncios simbólicos a partir de 15 reais. Assim vc ajuda a melhorar nosso trabalho!

Desde 2009, divulgamos gratuitamente vagas e oportunidades para profissionais de comunicação, mkt e design em Curitiba e região. Nosso blogue não exige cadastro e todas as vagas são divulgadas gratuitamente! E sempre serão divulgadas assim!!!

O número de profissionais que ajudamos a encontrar empregos e/ou oportunidades é nosso maior orgulho e a nossa maior motivação. Cada vez que a gente escuta que alguém achou emprego por aqui é uma felicidade!

Ficamos satisfeitos com os elogios, mas resolvemos pedir contribuições para investir tempo no site e melhorar nosso trabalho. Atualmente o blogue é editado pelo jornalista Leandro Hammerschmidt – com ajuda de amigos que mandam vagas e oportunidades.

Para melhorar nosso FATO Agenda você pode colaborar financeiramente, veja como:

1) Comprando este anúncio simbólico de R$15,00 (via MercadoLivre),  R$25,00 ou R$50,00 você ajuda a manter o FATO Agenda. Frisando que comprando este anúncio simbólico: NÃO lhe enviaremos nada. Além do nosso muitíssimo obrigado!!! 

2) Depósito em Conta Poupança. Qualquer valor pra gente está ótimo!!!  Segue os dados! Caixa Econômica Federal, Agência: 1952, Conta Poupança: 013 (operação) 00022679-4, Favorecido: Leandro Hammerschmidt 

Obrigado mesmo por colaborar com nosso FATO Agenda!!! E quem não puder colaborar financeiramente, saiba que seu prestígio e audiência valem muito pra gente! Muito obrigado também!!!

Imagem: Randy Lewis (meramente ilustrativa e bonita só para chamar sua atenção)