PALESTRA GRATUITA DEBATE PROCEDIMENTOS PARA TRATAR OBESIDADE E DIABETES

Na próxima quarta-feira (29), o médico Glauco Afonso Morgenstern, especialista em cirurgia bariátrica e integrante da equipe do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes ministra palestra sobre as técnicas e os procedimentos para perder peso e também sobre o uso da cirurgia bariátrica para tratar o diabetes. “No início deste mês o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um parecer que facilita a realização da intervenção para tratar portadores de diabetes”, revela Morgenstern.

Até então, a cirurgia bariátrica era indicada apenas para pacientes com índice de massa corpórea (IMC – o peso da pessoa dividido pelo quadrado da altura) maior que 40 kg/m² ou superior a 35 kg/m² com comorbidades associadas – diabetes e hipertensão arterial. Agora, com o parecer, o procedimento passa a ser aceito para tratar pessoas com diabetes tipo 2 e com IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m². Além disso, é necessário que o paciente esteja entre a faixa etária de 30 a 70 anos, seja portador da doença a menos de 10 anos e que este não responda ao tratamento medicamentoso.

A palestra tem como objetivo tirar as dúvidas de familiares e pessoas interessadas em realizar cirurgia bariátrica, além de abordar os cuidados que devem ser tomados antes e depois da operação. O encontro está agendado para às 19h, no auditório do Hospital VITA, localizado na Linha Verde Norte, em Curitiba. A participação é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição.

SERVIÇO:
Palestra sobre Cirurgias Bariátricas, com Dr. Glauco Afonso Morgenstern
Quando: 29 de novembro (quarta-feira), às 19h
Onde: Auditório do Curitiba – Linha Verde Norte
Endereço: Rodovia BR 116 Km 396, 4021, Bairro Alto, Curitiba-PR
Informações: (41) 3315-1876
Entrada gratuita​

Sobre o Hospital VITA 
A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

WORKSHOP E CONCERTO DE LANÇAMENTO DO DVD “RITMOS BRASILEIROS PARA CAJÓN”, DE VINA LACERDA

crédito: Fernando Coelho

O músico Vina Lacerda apresenta, no mês de novembro, ações que marcam o lançamento do DVD “Ritmos Brasileiros para Cajón”. Estão programados, no Conservatório de MPB de Curitiba, nos dias 10 e 11 de novembro, um workshop ministrado pelo percussionista sobre o material de criação do DVD e práticas para a construção do instrumento cajón, com participação de Eduardo Sallum e, no dia 26 de novembro, às 11h30, também no Conservatório de MPB de Curitiba, o show de lançamento do DVD, com Vina Lacerda e os músicos Gabriel Schwartz, André Ribas, Vinicius Chamorro, Glauco Solter, Julião Boêmio, com participação especial de Luis Otávio Almeida. O show e o workshop tem entrada gratuita.

O projeto, uma ação de pesquisa ligada à aprendizagem e à performance musical, apresenta um material didático composto por DVD, Blu-Ray, além do lançamento de um aplicativo sobre o cajón, um instrumento de percussão que, embora esteja ao alcance dos interessados, não possui um material de instrução referencial para seu estudo.

Vina Lacerda, a partir da lacuna de referenciais de estudo, cria um material com uma série de ritmos brasileiros adaptados ao instrumento. “Ritmos Brasileiros para Cajón”, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Aborda alguns dos mais populares gêneros musicais do Brasil, apresentado didaticamente a inserção do cajón na música brasileira através de uma série de padrões rítmicos utilizados em alguns gêneros musicais.

No DVD são apresentadas partituras expositivas e uma série de playalong para a prática num contexto musical, utilizando um mosaico de instrumentos em temas compostos a partir de gêneros musicais brasileiros. O músico Vina Lacerda contou com o trabalho de composição de Luis Otávio Almeida. Almeida que compôs 22 temas didáticos além dos temas presentes no concerto musical que acompanha o material educativo. A sessão bônus, com ritmos do universo da música POP, conta com temas de autoria de Vadeco Schettini. Os músicos Glauco Solter, Sergio Albach, André Ribas, Gabriel Schwartz, Vinicius Chamorro, Julião Boêmio e Henrique Peters integram o projeto.

Além do DVD, é oferecido ao público uma plataforma no formato de aplicativo para tablet, disponibilizado em português e inglês, impulsionando ainda mais a possibilidade de alcance do projeto. Parte do conteúdo do projeto será disponibilizado gratuitamente através do aplicativo.

Vina Lacerda, fala sobre o projeto:
“ Conheci o cajón em 2001 e por ele me apaixonei. Depois de anos estudando o instrumento e sua infinita variedade de ritmos e estilos musicais onde está presente, resolvi adaptar alguns ritmos brasileiros no cajón. Este novo material intitulado “Ritmos Brasileiros para Cajón”, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Abordando alguns daqueles que acredito serem os mais populares gêneros musicais de meu país, apresento padrões rítmicos característicos e suas aplicações em diversos contextos musicais”.

A oficina de práticas e construção do cajón acontecem no Conservatório de MPB de Curitiba, nos dias 10 e 11 de novembro, com entrada franca.

O show de lançamento, programado para o dia 26 de novembro, às 11h30, também no Conservatório, passeia por diversos ritmos brasileiros a partir do cajón.

Todas as ações tem entrada franca.

O projeto é realizado com o incentivo do Positivo, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

FICHA TÉCNICA DO DVD:
Concepção e Direção: Vina Lacerda
Direção de vídeo, edição e finalização: Ricardo Machado
Direção de fotografia: Fernando Coelho
Engenheiro de gravação, mixagem e masterização: Edson Both
Gravado no Estúdio Astrolábio Áudio e Multimídia e na Capela Santa Maria em setembro de 2017. na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil.

MÚSICOS:
Percussão: Vina Lacerda
Sax alto, sax tenor, flauta e flautim: Gabriel Schwartz
Violão 7 cordas: Vinicius Chamorro
Cavaquinho: Julião Boêmio
Guitarra semi acústica: Luis Otávio Almeida
Baixo acústico e elétrico: Glauco Solter
Acordeão: André Ribas
Clarinete, clarone e pífano: Sérgio Albach
Teclados: Henrique Peters
Guitarra: Vadeco Schettini
Designer gráfico: Adriana Alegria
Edição de partituras: Gilson Fugoshima
Fotos: Fernando Coelho
Revisão e tradução de texto: Paula Grabovski
Apoio: Eduardo Sallum e Cajón Sallum
Desenvolvedor de aplicativo: Guilherme Politta
Composições e arranjos: Luis Otávio Almeida
Composições temas bônus: Vadeco Schettini

SERVIÇO:

WORKSHOP DE LANÇAMENTO DO DVD RITMOS BRASILEIROS PARA CAJÓN”
dia 10/11 das 17:30 às 20:30 e 11/11 das 10:00 às 13:00, no Conservatório de MPB de Curitiba. ENTRADA FRANCA

CONCERTO DE LANÇAMENTO DO DVD “RITMOS BRASILEIROS PARA CAJÓN”
Dia 26 de novembro, às 11:30 no Conservatório de MPB de Curitiba. ENTRADA FRANCA.

Informações: (41) 33213315 / www.conservatóriodempb.com.br

FEIRA DE PROFISSÕES SENAC OFERECE VÁRIAS OFICINAS GRATUITAS

Em Curitiba. Entrada gratuita.

“Sabe aquela oportunidade que você tem para mudar de vida? Esta é uma delas.

Venha para a Feira de Profissões do Senac. É a sua chance de conhecer os cursos técnicos e aprender mais sobre o mercado de trabalho e as rotinas das profissões.

O evento vai acontecer no dia 23 de novembro, simultaneamente nas unidades Senac em todo o Paraná.

Serão diversas oficinas, palestras, workshops, orientações profissionais, além de duas oficinas EAD:
– WEBTV – Oficina de Gastronomia Funcional
– Oficina “Como criar um blog com WordPress”

Confira a programação de cada unidade e inscreva-se

A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Data: Quinta-feira, 23 de novembro, das 8:00 às 20:00

Página do evento, aqui

CURITIBA SE TORNA EMBAIXADA DA NOVA BIENAL DE ARTE DIGITAL THE WRONG

Em formato online e offline, entre os dias 01 de novembro e 31 de janeiro de 2018, acontece a The Wrong – New Digital Art Biennale. Considerada a maior e mais diversificada bienal internacional de arte e cultura digital, o evento apresenta jovens talentos da cena de cultura digital de todo o mundo. Em Curitiba, a exposição Subli_me acontece a partir do dia 16 de dezembro, na Galeria Airez.

Fundada pelo empreendedor cultural, escritor e artista maker espanhol, David Quiles Guilló, desde 2013, a The Wrong tem o objetivo de criar, promover e fomentar o pensamento inovador artístico. Para Flávio Carvalho, curador da exposição na cidade e que já participou de exposições renomadas do segmento tecnológico como a MADATAC em Madrid, Subtle Technologies Festival, em Toronto, BIDEODROMO, na Espanha, entre outros, o evento evoca a transformação na cidade em vários aspectos.

“Existe, uma lacuna, onde a exposição Subli_me se propõe a preencher, reunindo trabalhos locais, nacionais e internacionais. Fomentando, desta forma, a fusão entre o universo artístico, maker e tecnológico para uma reflexão e tomada de ação da cultura digital contemporânea”, propõe.

A Bienal
A bienal online acontece em pavilhões expositivos; curada em espaços virtuais, como sites e em qualquer mídia online onde os trabalhos artísticos selecionados são exibidos. A partir do dia 01 de novembro, pelo site principal www.subli-me.org vai acontecer a inauguração da exposição e, também, pelo Facebook e Instagram. Em Curitiba, a exposição física Subli_me acontece a partir do dia 16 de dezembro, na Galeria Airez.

Os artistas
Entre os destaques em Curitiba, na Galeria Airez, a artista brasileira, Sayuri Kashimura apresenta uma performance na abertura da exposição desenvolvido em suporte de realidade virtual. O jogo do canadense, Connor Sherlock apresenta a desconstrução da música “Like an Inca” do Neil Young e a reconstrói em forma de jogo com temática cyberpunk.

O LiveNoise Tupi, projeto colaborativo, criado pelo compositor, performer, produtor cultural, pesquisador e professor de música e tecnologia, Alexandre Porres convida o artista curitibano, Ricardo Palmieri, conhecido por, Vj Palm, para apresentarem uma performance multimídia colaborativa onde constroem ambientes interativos e audiovisuais imersivos com o objetivo de romper as fronteiras entre tecnologias e temáticas modernas e ancestrais, para ambientar experiências sensoriais, onde o participante pode e deve interagir para modificar as dinâmicas do espaço.

A artista croata, Dina Karadžić vai disponibilizar o seu computador com todo seu material na nuvem, numa página de html sem design onde o usuário vai visualizar em cada pasta, seus pensamentos e trabalhos artísticos em 2D e outras coisas que ela vai alimentar pela deep web. A ideia é desmistificar para o público o uso da deep web que é estereotipado como algo sempre malígno.

O mestre em design e artista curitibano, Leandro Catapam, vai realizar um workshop sobre estudos em linguagem visual com foco na expressão da colagem, pós-modernismo gráfico e imagem em movimento. Já o curitibano, Guilherme Zawa apresenta um projeto artístico em parceria com outros artistas, onde discutem a arte e censura no universo sublime da narrativa transmidiática tendo a metáfora enquanto forma estrutural capaz de estabelecer novos significados.

Zawa que além de ser artista visual e escritor, é também psicanalista e trabalha no meio artístico a partir da arte lens-based, sobretudo a fotografia e a literatura. E é idealizador da AIREZ Galeria de Artistas Independentes onde acontece a Subli_me | The Wrong – New Digital Art Biennale.

SERVIÇO:
SUBLI_ME/THE WRONG – NEW DIGITAL ART BIENNALE

Expo Online
01/11/2017 à 31/01/2018
www.subli-me.org

Expo offline
16/12/2017 à 31/01/2018
Galeria AIREZ
Rua Treze de Maio, 778 ap. 15, centro, Curitiba

Mais informações: aqui

CURITIBA RECEBE OFICINA PARA ROTEIRO DE SÉRIES DE TV

Ação é gratuita e promovida pelo Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do Sesi Cultura Paraná

A democratização da TV por assinatura e o acesso cada vez mais prático da banda larga tem feito com que os seriados se tornem um verdadeiro fenômeno entre os brasileiros. O aumento das opções internacionais e até das produções locais, com variados gêneros e para diferentes públicos, também contribui para tornar  as séries uma paixão nacional, com maratonas de episódios e grupos de discussão rolando à solta. Esse interesse crescente aquece o mercado audiovisual no Brasil com produtoras em busca de profissionais capazes de elevar ainda mais o nível de seus roteiros.

Para quem deseja investir nesta carreira, o Sesi Cultura Paraná, por meio de seu Núcleo de Dramaturgia Audiovisual e em parceria com o Curitiba LAB, oferece uma oportunidade única de aperfeiçoamento: uma masterclass de roteiros para séries intitulada “A Dramaturgia na Longa Duração”. A ação acontece no dia 16 de novembro, às 19h, no Teatro Sesi de São José dos Pinhais, com entrada franca. A aula será comandada pelo roteirista Luiz Bolognesi, diretor de cinema premiado em diversos festivais com vários de seus filmes.

Luiz Bolognesi (foto) escreveu e dirigiu o longa-metragem de animação “Uma História de Amor e Fúria” (2013), foi vencedor do prêmio Cristal de Melhor Longa Metragem em Annecy (França). Como roteirista, escreveu os roteiros dos filmes “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “O Mundo em Duas Voltas” (2006), “Chega de Saudade” (2007), “Terra Vermelha” (2008), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010) e “Amazônia, Planeta Verde” (2014).

Em 2015, Bolognesi desenvolveu os roteiros dos longas-metragens: “Elis”, “Como Nossos Pais” e “Bingo – O Rei das Manhãs” – filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2017. Atualmente, ele trabalha no longa “Pedro”, em parceria com Chico Mattoso – obra inspirada na vida do Imperador do Brasil Dom Pedro I e que será dirigido pela cineasta Laís Bodanzky.

Serviço:
O Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do Sesi Cultura Paraná apresenta Masterclass A Dramaturgia na Longa Duração

Data: 16/11/2017 Horário: 19h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro – São José dos Pinhais-PR
Observação: Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao teatro no dia do evento. Participação sujeita à lotação.
Mais informações: (41) 3398-4100

Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura/
www.facebook.com/sesiculturapr/

SESI CULTURA
Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

4 MIL CURTIDAS NA FANPAGE!!!

4 mil curtidas na nossa fanpage!!! Obrigado a todos os envolvidos!!!

Lá, além das vagas, a gente divulga agenda cultural e outras coisas interessantes. Se você ainda não curtiu, bora curtir!!!  🙂

CURSOS GRATUITOS: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL!!!

Educação profissional no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, confira este link!

INSCRIÇÕES 2018

FORMA GERAL PARA INGRESSO

Cursos:
Técnico em Administração (subsequente)

Técnico em Técnico em Teatro (subsequente)

Técnico em Edificações (subsequente)

Técnico em Informática (subsequente)

Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (subsequente)

Técnico em Saúde Bucal (subsequente)

Técnico em Secretariado (subsequente)

Acompanhamento de ex-alunos dos cursos técnicos Subsequentes do Colégio Estadual do Paraná.

Para começar a responder, clique aqui.

Técnico em Técnico em Teatro (integrado)

Técnico em Edificações (integrado)

Técnicos em Prótese Dentária (integrado)

Informações na Secretaria – telefone (41) 3234-5610

fonte: Cep

SEMANA ANDERSEN RESGATA MEMÓRIA DA CASA-MUSEU DE ALFREDO ANDERSEN

Pessoas ao redor da mesa – Alfredo Andersen

O evento celebra o nascimento do artista norueguês com atividades gratuitas no Museu Alfredo Andersen

Em homenagem ao 157º aniversário de Alfredo Andersen, celebrado em 3 de novembro, o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre na próxima segunda-feira (06/11) a Semana Andersen a partir das 18h com exposição homônima que busca resgatar a memória da casa do artista norueguês, uma das personalidades artísticas mais representativas do Paraná e um grande incentivador da arte no Estado.

“Esta exposição reproduz alguns ambientes de sua casa e conta também com algumas de suas obras, entre retratos, paisagens paranaenses e cenas do cotidiano”, explica a diretora do MAA, Débora Russo.

A programação segue até o dia 10 de novembro e terá um bate-papo com o bisneto do pintor, Wilson Andersen Ballão, uma oficina de Mocha Diffusion com Arlinda Rodrigues e lançamento de um caderno de atividades sobre Andersen. A entrada é gratuita para o público durante todo o evento. Confira a programação completa aqui.

Programação

06/11 às 18h – Abertura da exposição “Semana Andersen”

A mostra resgata a memória da casa de Alfredo Andersen ao recriar espaços como o quarto de seus filhos, a sala de jantar e seu ateliê. As obras do artista, entre retratos, cenas de gênero e paisagens paranaenses completam o ambiente. Em cartaz até 18 de fevereiro de 2018.

07/11 às 18h – Bate-papo com Wilson Andersen Ballão
O bisneto de Alfredo Andersen é presidente da Sociedade Amigos Alfredo Andersen e um dos maiores colecionadores do pintor norueguês.

08/11 às 9h – Croquis urbanos
Alunos do ateliê de pintura e desenho, artistas do grupo Urban Sketchers e comunidade estão convidados a participar de uma produção artística própria no Museu Alfredo Andersen.

09/11 das 14h às 17h – Oficina Mocha Diffusion com Arlinda Rodrigues
Técnica de pintura em cerâmica para alunos do ateliê de arte do museu.

10/11 às 10h – Lançamento do Caderno de Atividades sobre Alfredo Andersen
O setor Educativo do Museu Alfredo Andersen lança a 2ª edição do Caderno de Atividades sobre a vida e obra do pintor Alfredo Andersen.

Casa-Museu
A moradia do pintor foi construída no final do século XIX e além de ter sido sua residência, foi também seu ateliê. Atualmente, é uma instituição museológica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. É também um espaço de aprendizado, que realiza durante todo o ano oficinas de pintura, desenho e cerâmica em seu ateliê de arte.

Serviço
Semana Andersen
6 a 10 de novembro de 2017
Confira a programação completa aqui.
Entrada gratuita
www.maa.pr.gov.br

Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
41 3222-8262 | 41 3323-5148
maa@seec.pr.gov.br

“DEIXA ELA EM PAZ” CHEGA EM CURITIBA PARA OFICINA COM MULHERES

Coletivo feminista realiza, pela primeira vez na cidade, oficinas sobre a relação das mulheres com o espaço urbano

O Paraná registra 62 casos de violência física ou moral contra a mulher por dia, com uma média de cinco casos a cada duas horas. Neste cenário, Curitiba registra uma taxa de 98 ocorrências de violência contra a mulher a cada 100 mil habitantes. Remodelar as políticas de segurança, conscientizar a população e empoderar as mulheres em prol dos seus direitos têm sido as estratégias adotadas para transformar essa realidade. É na 3ª parte dessa estratégia que atuam coletivos como o Deixa Ela Em Paz, que aporta em Curitiba-PR para a realização do Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para Mulheres, laboratório criativo de intervenções urbanas dedicado ao empoderamento das mulheres em sua relação com o espaço público.

Entre os dias 17, 18 e 19 de novembro, o coletivo realiza uma oficina gratuita para repensar a realidade cotidiana das mulheres e suas experiências e usar a cidade como plataforma de comunicação. O encontro acontece em dois momentos, uma roda de conversa aberta ao público às 19h da sexta-feira, no Veg Veg Empório Vegetariano (Visconde de Nacar, 655, Centro, Curitiba); e dois dias de oficina no Edf. Anita – Rua Cândido Lopes, 304, Curitiba-PR. A oficina dura o dia todo e será realizada em parceria com o grupo Fabulosas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível neste link

Traçar estratégias de enfrentamento de diversos contextos de violência faz parte do cotidiano da maioria das mulheres desde muito jovens e o resultado disso é uma experiência completamente específica em relação às cidades. A ocupação da rua é uma das principais formas de luta pela equidade de gênero e garantir às mulheres condições de mobilidade e vivência dos espaços públicos com segurança, respeito e autonomia seria uma forma de transformar essa realidade. “A cidade é também um espaço de atuação política e o planejamento urbano insensível à presença feminina é um obstáculo permanente à liberdade das mulheres”, afirma Milena Times, uma das integrantes do coletivo..

A ideia é realizar oficinas em cada região do país e Curitiba será a cidade representativa da região Sul. O projeto foi financiado coletivamente com a ajuda de mais de 520 pessoas e fez parte do canal Mulheres de Impacto, uma alternativa para incentivar projetos de liderança feminina, possibilitada por uma parceria entre o site de financiamento coletivo Benfeitoria, a ONG Think Olga e a ONU Mulheres. O projeto passou recentemente por Vitória-ES (Fotos de Divulgação do CEU em Vitória – crédito das fotos: Nunah Alle).

No primeiro momento, a proposta é dialogar com as moradoras da cidade e mapear necessidades e contextos. A partir disso será elaborada, conjuntamente, uma intervenção que aborde as questões mais sensíveis a elas. “Realizar ações de intervenção urbana proporciona, além do contato com outras mulheres e com as questões feministas, a dimensão simbólica da reapropriação do espaço urbano como algo que também é nosso por direito”, comenta Manuela Galindo, uma das integrantes do coletivo. O CEU vai mobilizar mulheres a refletirem sobre essa realidade e a construir intervenções artísticas que despertem a atenção para essas questões.

O Deixa Ela em Paz traz para o espaço público os discursos que muitas mulheres não conseguem expressar. Sua estratégia é estampar as ruas com mensagens que traduzem o direito delas de se relacionar com a cidade com liberdade e autonomia. É uma forma de transformar as causas das mulheres em fenômeno visual acessível a todos, incentivando que homens também acessem e questionem esse contexto de discriminação.

Deixa Ela Em Paz – Formado por mulheres pernambucanas, o coletivo feminista que atua em Recife e no Rio de Janeiro começou em 2015 com a colagem de lambe-lambes com a frase que lhe dá nome em várias cidades no Brasil. Hoje a ação também está no exterior e já usa técnicas diferentes, como stencil, stickers, carimbos, panfletos, ensaios fotográficos e vídeo. O grupo também aposta no ativismo digital e atua nas redes sociais com uma página com mais de 28 mil seguidores, além de construir espaços de diálogo também off line, com a realização de oficinas, palestras e encontros.

SERVIÇO:
Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para Mulheres
Público-alvo: exclusivo para mulheres
Data: 17 de novembro, às 19h no Veg Veg Empório Vegetariano (Visconde de Nacar, 655, Centro, Curitiba)

18 e 19 de novembro, das 9h às 17h, no no Edf. Anita – Rua Cândido Lopes, 304, Curitiba-PR

Inscrições gratuitas, aqui

Informações:
deixaelaempaz@gmail.com
facebook.com/deixaelaempaz
Joana Pires (81) 98190-5414
Manuela Galindo (21) 980329767

ODS DA ONU: BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO NAS EMPRESAS

Evento promovido pela AHK Paraná, por meio do GIEMA, é gratuito

“Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: benefícios da implementação nas empresas”, esse é o tema do encontro promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), por meio do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Meio Ambiente (Giema), na quarta-feira, 8 de novembro, a partir das 8h30.

O encontro, gratuito e com intérprete de Libras, será conduzido pela coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação da Presidência do ISAE – Escola de Negócios e vice-coordenadora do Conselho de Sustentabilidade da ACP, Gabriella Pita, e pelo publicitário, Gustavo Loiola, que é mestrando em Sustentabilidade e Governança pelo ISAE/FGV.

De acordo com a coordenadora do Giema, Cris Baluta, a palestra tem como objetivo fazer com que as empresas compreendam a importância de colocar em prática os objetivos de desenvolvimento sustentável. “Devemos encorajar as organizações na definição de suas prioridades, baseadas na avaliação de seus aspectos positivos e negativos nos ODS, considerando sua cadeia de valor e redução de riscos”, afirma Cris.

Serviço:
Palestra – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: benefícios da implementação nas empresas
Data: 8 de novembro (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 11h
Local: Escritório De Paola & Panasolo – Sociedade de Advogados | Rua Jaime Balão, 331 – Hugo Lange (Curitiba)
Inscrições gratuitas: ahkparana@ahkbrasil.com

Sobre a AHK Paraná
Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.