MON INAUGURA MAIS DUAS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS NO GOOGLE ARTS & CULTURE

Uma delas é a mostra “Man Ray em Paris”, aberta cinco dias antes de o Museu fechar temporariamente suas portas e que agora poderá ser vista por todos

No Dia Mundial da Arte, comemorado em 15 de abril, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, inaugura mais duas exposições virtuais na plataforma Google Arts & Culture. Agora são oito mostras disponíveis, no total. As novidades que o público poderá conferir sem sair de casa são: “Man Ray em Paris”, exposição que havia sido aberta dias antes de o MON fechar temporariamente suas portas, e “O Último Império”, do fotógrafo Serguei Maksimishin, com imagens que retratam a Rússia contemporânea e que esteve em cartaz no Museu até março de 2019.

“A arte nunca foi tão importante quanto neste momento em que o mundo passa por um período de quarentena. Para contribuir com todos que estão em casa, o MON tem criado diversos conteúdos inspiradores nas redes sociais, como oficinas do Setor Educativo e muitos outros, mas a plataforma Google Arts & Culture é, sem dúvidas, uma ferramenta importantíssima para nós e para o nosso público”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

O MON ingressou na plataforma em fevereiro de 2018, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo. As oito exposições oferecidas agora são: “Luz ≅ Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein, e “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira, além de “O Último Império” e “Man Ray em Paris”.

“Esta foi a última exposição inaugurada no MON antes do fechamento temporário do Museu e retrata muito bem Paris entre 1921 e 1940, época de maior efervescência criativa de Man Ray, quando ele lá viveu. Tal período sucedeu uma grande guerra, além da gripe espanhola, o que nos faz pensar que a mostra deverá marcar também o pós-pandemia”, comenta.

Juliana lembra ainda que o Museu Oscar Niemeyer produziu digitalmente em tempo recorde a exposição “Man Ray em Paris”: “Nosso objetivo era que a mostra estivesse acessível ao público o mais rápido possível, por meio da plataforma digital”.

Graças à parceria do Museu com o Google Arts & Culture, o público poderá acessar de casa muitas fotos emblemáticas deste que foi um dos maiores artistas visuais do início do século XX e expoente do movimento surrealista. Além das fotografias, também estão disponíveis na visita virtual várias outras obras de Man Ray, como objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados.

Também já está disponível na plataforma a mostra “O Último Império”, com imagens que retratam a Rússia contemporânea e que ficou em cartaz no MON até março de 2019. As fotografias de Serguei Maksimishin funcionam como um testemunho que, ao revelar o cotidiano daquele país, possibilita a imersão do público numa história que evoca o período soviético, a grave crise nos anos 90 e chega a questões atuais.

Sobre o Google Arts & Culture
Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2.000 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 60 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história.

A plataforma tem duas missões: a primeira é dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar; a segunda é a de ser parceiro de inovação para o setor cultural. O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Decreto
O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

Serviço:
www.museuoscarniemeyer.org.br
Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture
Disponível em g.co/contemporaryart

SUPERCOLISOR CANTA O DESEJO E A AMBIGUIDADE EM “SEMPRE” COM LEO FRESSATO

Delicada balada antecipa disco da banda

Antecipando seu novo álbum “Viagem ao Fim da Noite”, a banda Supercolisor reflete o amor, o desejo e a ambiguidade na balada “Sempre”, que conta com a participação de Leo Fressato. No clipe, Fressato surge se transformando em sua drag Rita Lina. A música está disponível em todas as plataformas de streaming.

“‘Sempre’ significa pra nós, em termos musicais, talvez o ponto mais espontâneo de todo o disco: a canção é basicamente um one-take de todos os instrumentos e vozes, que a princípio estruturamos para depois sofisticar, mas que nos viciou na sua forma mais pura. Até aos ruídos ambientes (característico de guias) nós nos apegamos”, adianta o vocalista, pianista e compositor Ian Fonseca. Além dele, tocam na faixa Jérôme Gras (baixo e produção musical); Henrique Meyer (violão); Charles Tixier (bateria) e Denis Mariano (percussão).

Após “Incêndios”, que teve participação de Victor Meira (Bratislava, Godasadog) e “Um e Meio”, faixa ao lado da banda Tuyo, o novo single traz uma parceria, de um modo leve como um respiro no álbum, com Leo Fressato. Com mais de 15 anos de carreira, o cantor e compositor é um artista prolífico, marcado por canções que tratam de amor ou de sua ausência.

Assista ao clipe “Incêndios”: aqui
Assista ao clipe “Um e Meio”: aqui

“Desde a primeira demo piano e voz que o Ian mostrou, ficamos entusiasmados para imortalizá-la em fita. E como na grande tradição da MPB, duetos (Bethânia e Chico, Elis e Tom, Caetano e Gil) sempre foram marcantes e muito cinematográficos, queríamos explorar esse campo com o Leo e sua drag queen Rita Lina. E queríamos destacar esta terceira parceria do disco, desta vez com o Leo, um amigo e colaborador de longa data. Neste momento social e tecnológico onde todos sofremos com a individualização extrema, a gente entende que parcerias e encontros são mais do que necessários, fundamentais para qualquer gesto criativo”, reflete Jérôme Gras, que produziu os dois álbuns de estúdio de Fressato. O último deles, “Louco e Divertido”, foi realizado junto de Ian Fonseca.

Leo Fressato por Duane Carvalho

Transformando sentimentos íntimos em performance, Fressato ganhou notoriedade nacional como compositor (e intérprete na sua versão mais famosa) do hit “Oração”, d’A Banda Mais Bonita da Cidade, e com a faixa “Coisa Linda”, uma parceria com Tiago Iorc.

“Estávamos trabalhando no meu disco ao mesmo tempo que o Jérôme e o Ian trabalhavam no disco do Supercolisor. Foi quando surgiu a ideia de fazermos esse trabalho juntos. Fico feliz de poder trazer a Rita Lina e não eu como estrela do clipe”, conta Fressato que só tinha personificado a drag no vídeo de sua canção “Adeus”.

Após os elogiados álbuns “Paranormal Songs” (2012) e “Zen Total do Ocidente” (2015), o Supercolisor está pronto para se reinventar em seu novo e terceiro álbum, “Viagem ao Fim da Noite”. A sonoridade da banda se modificou bastante junto de sua nova formação, trazendo mais elementos e um caminho menos hermético e mais direto no trabalho das canções, com temas amadurecidos. Para a construção sonora, eles buscaram múltiplos colaboradores que trouxeram novas camadas para o projeto. O single está disponível em todas as plataformas de streaming.

Ouça “Sempre”: aqui

Supercolisor por Duane Carvalho

Ficha técnica:
Dirigido, fotografado e editado por Alberto Whyte
Iluminação por Daniel Rasta
Assistência de produção por Duane Carvalho
Participação especial: Mariana Tabacow
Produzido por Ian Fonseca e Jérôme Gras
Co-produzido por Henrique Meyer
Arranjo por Jérôme Gras
Engenharia de áudio por Ian Fonseca
Captação adicional por Hugo Silva e Henrique Meyer
Gravado nos estúdios Invern, Family Mob e Cordel – São Paulo
Mixado e masterizado por Bruno Giorgi no estúdio O Quarto – Rio de Janeiro
Leo Fressato – voz
Ian Fonseca – voz, piano
Jérôme Gras – baixo, coro
Henrique Meyer – violão
Marc Thiessen – sanfona
Charles Tixier – bateria
Denis Mariano – percussão

Letra:
SEMPRE
(Ian Fonseca)
sempre que eu penso em rever
um pedaço de você
farei com calma, amor
farei como não fosse nada
eu fecho os olhos e arrisco teu rosto
teremos tudo se tudo tem gosto
real
vai surgir
sempre que eu quiser rever
um pedaço de você
farei com calma, amor
farei como não fosse nada
eu fecho os olhos e arrisco teu rosto
teremos tudo se tudo tem gosto
real
vai surgir

Assista a “Sempre”: https://youtu.be/Udx3aJ6_m-U
Ouça “Sempre”: https://smarturl.it/SempreSingle

DELIVERY DE PÁSCOA? SIM, CHOCOLATES WEISSBURG TEM!!!

Delivery de páscoa? Os Chocolates Weissburg tem! Entrega grátis para compras acima de R$70,00.  Pague suas compras em até 5x (sem juros!) no cartão! Faça seu pedido via whats (41) 99265-2475 ou pelo telefone (41) 3679 – 3929. Consulte as promoções e descontos, AQUI (estão lindas as fotos!) e aqui também! 

Prestigie nossos patrocinadores! Visite o café Chocolates Weissburg na Rodovia do Caqui, 744 – Recanto Verde, em Campina Grande do Sul-PR, logo na entrada da cidade.

Em Curitiba, você pode pedir Chocolates Weissburg pelo aplicativo iFood, através da loja Schmetterling Chocolates. Entrega para os bairros: Centro, Centro Cívico, Jardim Social, Ahú, Bacacheri, Mercês,  Alto da XV, Tarumã, Bairro Alto, Cabral, Atuba, Tingui, Santa Cândida, Pilarzinho, e também em Pinhais-PR, Emiliano Perneta.

DELIVERY COM % PARA ARTISTAS LOCAIS: COLABORE!

A Erva Doce Doceria Bar lança iniciativa para ajudar os músicos independentes, com tudo parado é preciso se ajudar, né. Para isso eles vão repassar uma porcentagem do faturamento das entregas do delivery aos artistas locais parceiros: Trio Sepé e Wes Ventura por enquanto! 

A Erva Doce serve almoço e janta delivery. Então você pode pedir o almoço com opções vegetarianas, veganas, artesanais, comer uma comida deliciosa e ainda ajudar a cena musical independente! Todos os dias eles divulgam o cardápio na fanpage: Erva Doce Doceria Bar e no insta: www.instagram.com/ervadocedoceriabar

A Doceira fica na Rua Paula Gomes, 380, no centro de Curitiba. Você pode retirar no local ou receber em casa. Pedidos até às 12hrs para combinar horário de entrega / busca. Aceita transferência bancária e cartões. Whats (41)99731-0637.

Confira a página da campanha, aqui

“Está aí o convite!
“Agora o show é sua colaboração!” – este é o nosso lema pra que a gente supere esta crise. A pandemia ferrou para os artistas e para as pequenas empresas. Sim, estamos muito preocupados. Ora, a gente depende de movimento, de agito, de aglomeração; a gente quer festa, diversão, arte!!!!……mas agora não dá né gente? Ficar em casa é o mais sensato!

Pensando em uma saída, resolvemos passar uma porcentagem do nosso faturamento das entregas do delivery aos artistas locais parceiros! Aquela galera super boa gente que nos fez dançar, sorrir e curtir em vários eventos aqui. Agora é a vez do retorno. Se você é artista manda uma mensagem pra gente, se você é um consumidor “responsa” faz o seu pedido aí!

Almocinho delícia, com opções vegetarianas, veganas e profanas. Artesanais, feitos com ingrediente frescos e selecionados, e com o máximo cuidado com a higiene, como sempre.

Junto aos artistas locais estaremos postando conteúdo para que a peteca não caia, e que juntos, a gente consiga superar esta fase. Não estamos exigindo nada em contrapartida dos artistas, apenas a promoção colaborativa.

E aí, bora pedir no delivery?? Compra do pequeno? Ajuda o artista local? Faz os dois!!!!! Esperamos por vcs!”

RECEBA OS LIVROS DO SEBINHO VIA CORREIOS

Prestigie o Sebinho FATO Agenda!!! Compre online e receba em casa os livros do Sebinho via correios. A taxa de entrega para todo país é de R$10,00 (por livro). Com opção de retirada (livre de taxa) no bairro Orleans, em Curitiba. Consulte a disponibilidade do título e combine a compra/entrega por whats: 41 99745-5294. 

Esta publicação é do dia 31 de março de 2020.

Títulos da foto:

01 – EU, CLÁUDIO – Autor: Robert Graves. Preço: R$19,99

02 – O MISTÉRIO DAS ARANHAS VERDES – Autores: Carlos Heitor Cony / Anna Lee. Preço: R$14,00

03 – AS MONTANHAS DE BUDA – Autor: Javier Moro. Preço: R$8,00

04 – HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS – Autor: Edgar Allan Poe. Preço: R$19,00

05 – O CÓDIGO DA BÍBLIA – Autor: Michael Drosnin. Preço: R$20,00

06 – A SUPREMACIA E A SUFICIÊNCIA DE CRISTO – Autor: Augustus Nicodemus. Preço: R$15,00

07 – NA SALA COM DANUZA II – Autor: Danuza Leão. Preço: R$10,00

08 – OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES vol. 1 – Autor: Stieg Larsson. Preço: R$15,00

09 – REIKI TRADICIONAL PARA O MUNDO MODERNO – Autor: Amy Z. Rowland. Preço: R$35,00 – VENDIDO!

Temos centenas de livros a pronta entrega, consulte rapidinho via whats 41 99745-5294

Confira nossa loja virtual com centenas de livros, AQUI

+ INFORMAÇÕES:
Sebinho FATO agenda é a loja de livros e discos que ajuda financiar o blogue FATO Agenda.
Atendimento (SUSPENSOS DURANTE A QUARENTENA): sextas e sábados, das 19h a meia noite. Rua Paula Gomes, 380, São Francisco, Curitiba – dentro da Erva Doce Doceria Bar.
Agende visitas ao sebinho, consulte e/ou encomende livros e discos pelo whatsApp: 41 99745-5294 (leandro). Também aceitamos doações de livros e discos, é só combinar!
Fanpage: www.facebook.com/sebinhoFATOagenda
Instagram: www.instagram.com/sebinhofatoagenda
Loja virtual: https://bit.ly/2pWvbU2

ECONOMIA CRIATIVA É UMA APOSTA DO SESI CULTURA PARANÁ

Crédito foto: Chico Santos

O segmento inspira criatividade e inovação, principalmente em época de coronavírus

O Sesi Cultura Paraná investe no segmento cultural e aposta sempre em novidades e inovação. Grandes projetos são realizados desde 2008 e a evolução em cada ano traz à marca conquistas que atraem grandes talentos. Agora, com o impacto do coronavírus o setor precisa se reformular, buscando novas estratégias tecnológicas para que a arte continue a se manifestar.

Segundo a Rede de Economia Criativa (Rec), o setor gera 30 milhões de reais e movimenta 3% do PIB mundial. O segmento ganha cada vez mais espaço e as indústrias já geram em torno de 30 milhões de empregos com movimentação de US$ 2,5 bilhões ao ano. O Sesi Cultura Paraná faz parte desses números, tendo como exemplo os Núcleos Criativos espalhados por várias cidades do estado do Paraná, como também os 11 equipamentos (teatros) que trazem durante o ano programações que envolvem diversas áreas como – Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Games, Moda e Design.

Para o ano de 2020, com a chegada do coranavírus que modificou a dinâmica do mundo em sua forma de viver, a arte não pode ficar para trás – com isso, o apoio a inovação e ferramentas tecnológicas para que os artistas continuem ativos não faltam para o Sesi.

Nesse cenário, o primeiro passo foi criar um movimento em suas redes sociais com a #SesiIndica , em que são divulgados os trabalhos dos artistas que exploram o universo online. O movimento é um incentivo às pessoas para continuarem consumindo arte. Por meio das redes sociais, é possível atingir um grande público que apoia a cultura. Outras ideias estão surgindo para que os artistas possam movimentar ainda mais a economia criativa em parceria com o Sesi.

SEXTA-FEIRA (13/03) COM MÚSICA NO SEBINHO

Nesta sexta-feira 13,  às 21h, teremos show no Sebinho / Erva Doce Doceria Bar com a Lorenza Decottignies Lorenzon. Uma apresentação suave de voz e violão com a participação da Letícia Tambucci na guitarra

Venha prestigiar covers versao de groove chill/ nostálgico, bemmm variado… clássicos românticos do rock, reagge do rei bob e outras belezas.

Acompanha feira de livros e discos do Sebinho FATO Agenda regado as maravilhosas comidinhas do Erva. Chope xamã!

Erva Doce Doceria, rua Paula gomes, 380, São Francisco, Curitiba. Entrada gratuita. A casa abre a partir das 19h. O show tá marcado para às 21h.

TARDE AVENTURAS PARA AJUDAR OS DOGUINHOS

Neste sábado, dia 14 de março de 2020, teremos um encontro marcado com a diversão! O chef Bili Balarama vai fazer a famosa feijoada vegetariana que vai casar super bem com o chopp da @cervejapalta. Endereço: rua Albino Silva, 148, São Francisco, em Curitiba. 

Além disso, vai ter parquinho, piscina de água e de bolinhas para os cães. Tudo isso para vc vir ao grande ENCONTRO DOS CÃES ADOTADOS da ONG AMIGO ANIMAL que vai estar presente com a sua boutique itinerante, cheia de produtos lindos. 

E quem quiser colaborar mais ainda, quem doar ração no dia vai concorrer a sorteio de prêmios!

Entrada: 15,00 por cachorro (parte do valor será revertido para a Ong) / o cão deve ser sociável com pessoas e outros cães/ apresentar a carteira de vacinação / vermifugo e anti-pulgas em dia. Valor da feijoada: 25,00 por pessoa. Endereço: rua Albino Silva, 148, São Francisco, em Curitiba.  Esperamos vocês!!

DJ THIAGO MELLO NO ERVA DOCE / SEBINHO

O DJ fez sucesso! O povo pede bis!!! Então nesta sexta-feira, dia 6 de março, teremos discotecagem do DJ Thiago Mello na Erva Doce Doceria Bar, em Curitiba.  Discotecagem pra alegrar nossa rua Paula Gomes! Entrada gratuita. A casa abre as 19h!

O som ferve a partir das 20h! Venha curtir música brasileira e aproveite a feira de discos e livros (de frente pra rua) do Sebinho FATO Agenda, regada a chope e comidinhas maravilhosas do erva!

Erva Doce Doceria Bar. Rua Paula Gomes, 380, centro de Curitiba. Quase esquina com Duque de Caxias. Casa abre a partir das 19h.

Página do evento, aqui