
Com direção de Fernando Vettore, atuação de Paulo Soares e dramaturgia de Ali Freyer, espetáculo estreia em 29 de outubro no Teatro José Maria Santos e segue em cartaz até 8 de novembro.
Curitiba, 27 de outubro de 2026 – A Companhia Projétil de Teatro estreia “Autobiografia Nº 1. O Apanhador” no dia 29 de outubro às 20h, no Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco), em Curitiba. Com entrada gratuita, o espetáculo segue em temporada até 8 de novembro, com apresentações às 20h, às quintas, sextas e sábados, e às 19h, aos domingos. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do teatro. No dia 30 de outubro, às 20h, a apresentação contará com Libras e audiodescrição, seguida de bate-papo, e, no dia 7 de novembro, às 20h, haverá sessão com Libras.
Com direção de Fernando Vettore, dramaturgia de Ali Freyer e atuação de Paulo Soares, o espetáculo nasce do encontro entre o personagem Holden Caulfield, de O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger, e histórias reais da trajetória do ator. “Desde o início, entendemos que o espetáculo não seria sobre o Holden nem sobre o Paulo, mas sobre o que poderia nascer do encontro entre essas duas experiências. Partimos de exercícios de escrita, improvisação, entrevistas e da investigação das relações entre a literatura e a trajetória do Paulo para construir uma terceira experiência, um personagem que carrega elementos dos dois, mas que não é nenhum deles. Foi a partir desse lugar que fomos descobrindo o espetáculo”, ressalta o diretor Fernando Vettore.
A partir dessa construção, Ali Freyer desenvolveu uma dramaturgia original que atravessa os limites entre autobiografia e ficção. A memória, a identidade e as histórias que contamos sobre nós mesmos aparecem como matérias para a criação de uma narrativa que não se pretende um relato fiel, mas uma outra possibilidade de existência.
O trabalho reúne ainda Gabrielle Windmuller e Isbella Brasileiro, no cenário e figurino; Arthur Jaime, responsável pela trilha sonora; Alan Cristian, na iluminação. A direção de produção do projeto é realizada por Keila Aquino e a direção de comunicação é realizada por Larissa de Lima. A temporada tem classificação indicativa de 14 anos.
Oficina gratuita de escrita para o teatro
Como parte das ações do projeto, a Cia. Projétil de Teatro também realizará a oficina “O texto e a cena”, ministrada por Fernando Vettore, no dia 14 de novembro, das 9h às 13h, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (R. Lamenha Lins, 1429 – Rebouças, Curitiba). Com 20 vagas gratuitas, a oficina está com inscrições abertas até o dia 06 de novembro. Clique aqui e inscreva-se!
Realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o patrocínio da Aurora Coop e com o apoio da Associação Nariz Solidário, Koluderê e Padaria América.
Sobre a Cia. Projétil de Teatro
Fundada em 2014, em Curitiba, a Companhia Projétil de Teatro é um coletivo dedicado à criação de espetáculos com linguagem e estética contemporâneas. Formada por Fernando Vettore, Keila Aquino, Larissa de Lima e Alan Cristian, a companhia também desenvolve oficinas de formação em dramaturgia, direção e interpretação, além de ações de formação de plateia. Em 12 anos de atuação contínua, realizou oito criações artísticas, com apresentações em festivais e cidades de diferentes regiões do país. Em 2024, foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC).
SERVIÇO
AUTOBIOGRAFIA Nº 1. O APANHADOR
Sinopse: Um homem atravessa a noite fria da cidade em busca de sua memória. Leva nas mãos apenas um livro que, embora narre a história de outra pessoa, lhe serve como um vestígio de si mesmo. Entre encontros, palavras e imagens difusas, tenta reunir fragmentos para descobrir quem é, de onde está fugindo e de quem é o corpo caído entre os cacos de vidro que ainda o assombra. Alinha lembranças e ficções para inventar uma história. Uma história que não precisa ser verdadeira, mas suficientemente real. Uma história que lhe aponte um caminho a seguir quando a manhã chegar.
Duração: 1h
Quando? 29 de outubro a 8 de novembro de 2026
Quintas, sextas e sábados, às 20h
Domingos, às 19h
30/10, às 20h — Libras + audiodescrição + bate-papo
07/11, às 20h — Libras
Onde? Teatro José Maria Santos
R. Treze de Maio, 655 – São Francisco – Curitiba/PR
Entrada gratuita
Ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação, por ordem de chegada, na bilheteria do teatro.
Classificação Indicativa: 14 anos
OFICINA “O TEXTO E A CENA”
Ministrante: Fernando Vettore
Quando? 14 de novembro de 2026, das 9h às 13h
Onde? Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (R. Lamenha Lins, 1429 – Rebouças, Curitiba – PR)
Quantidade de vagas: 20
Clique aqui e inscreva-se!
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Ali Freyer
Direção: Fernando Vettore
Atuação: Paulo Soares
Cenário: Gabrielle Windmuller e Isbella Brasileiro
Figurino: Isbella Brasileiro e Gabrielle Windmuller
Trilha Sonora Original: Arthur Jaime
Iluminação: Alan Cristian
Operação de Luz: Alan Cristian e Erica Mityko
Intérprete de Libras: Nathan Sales
Audiodescrição: ELAS AD
Direção de Produção: Keila Aquino
Direção de Comunicação: Larissa de Lima
Designer Gráfico: Camila Villanova e Victor Uchoa
Tráfego Pago: Thays Cristine
Registro Audiovisual: Lidia Ueta
Apoio: Associação Nariz Solidário, Koluderê e Padaria América
Patrocínio: Aurora Coop
Realização: Cia. Projétil de Teatro e Ministério da Cultura,
por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.