O QUE FAZER COM AS LÂMPADAS FLUORESCENTES (DE MERCÚRIO) QUANDO INUTILIZADAS?

+ de 30 milhões de lâmpadas fluorescentes recolhidas em 3.685 pontos de coleta

O que fazer com as lâmpadas fluorescentes (de mercúrio) quando inutilizadas? Quais as consequências do mercúrio quando despejado no lixo comum e como podemos ajudar a diminuir os danos? O que se pode reaproveitar nesse tipo de descarte?

Essas e outras perguntas são respondidas pela Reciclus, uma das patrocinadoras do evento 1º Fórum Paraná Lixo Zero que acontece sexta-feira, dia 28 de abril, em Pinhais-PR, região metropolitana de Curitiba. Com entrada gratuita. Programação cultural, bate-papo, e feirinha de economia circular. 

A Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus) é a gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. Seu papel é operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas fluorescentes em todo o País apoiando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi criada em um Acordo Setorial de Lâmpadas. A partir daí, desde 2017, a entidade já recolheu mais de 30 milhões de lâmpadas fluorescentes por meio de 3.685 pontos de entrega implementados pela Reciclus.

Reciclus sugere uma conversa com porta-voz para entendermos como a população, por meio de ações educativas, pode se conscientizar de seu importante papel no ciclo virtuoso do descarte desse produto que depois de aparentemente “inutilizado”, ainda pode fornecer componentes para o setor produtivo como matéria-prima ou insumo favorecendo a implementação de uma economia circular.

Acompanhe o trabalho importante da Reciclus no site, aqui, no instagram, aqui, e/ou no facebook, aqui

Fórum Paraná Lixo Zero acontece nessa sexta-feira, dia 28 de abril, entre 9h e 17h, no Auditório da Secretaria de Educação de Pinhais-PR,  na Av. Iraí, 696. Com programação gratuita de palestras, bate-papo, atividades culturais e feira de economia solidária. Inscreva-se através do site: Paraná Lixo Zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *