INVESTIR PARA TRANSFORMAR: A GESTÃO FINANCEIRA HUMANIZADA DO NIMBLY

Com plataforma inovadora, startup se destaca no mercado de BPO financeiro e abre novas portas para crescimento do setor.

Pagar boletos. Emitir notas. Controlar o fluxo de caixa. Efetuar reembolsos de despesas. Essas são apenas algumas das tarefas mais comuns para a gestão financeira de qualquer empresa. Apesar da aparente simplicidade, no dia a dia se revelam complexas e burocráticas, desperdiçando tempo, dinheiro e equipe. Para resolver esse problema, o empresário Henrique Gusso Netzka desenvolveu o Nimbly, uma plataforma ágil que conecta os BPOs financeiros aos clientes finais.

O pacote de transformação, porém, não vem sozinho. A startup – que nasceu em Curitiba e hoje tem sua base na capital paulista, em um dos ecossistemas de inovação mais importantes do Brasil, o Cubo – tem crescido entre 30% e 40% ao mês e projeta essa média de avanço para os próximos doze meses. Nesse período também devem ser investidos entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões. Parte do dinheiro vem de fundos de investimos como o Grupo Bossanova e o Next A&M, que enxergaram na fintech o potencial de revolucionar o mercado de BPO financeiro – Business Process Outsourcing –, ou seja, a terceirização dos processos financeiros. O investimento deu mais fôlego para o Nimbly colocar em prática muitas ações que já fazem parte da sua essência. Por isso, todo o aporte externo será direcionado para vendas e expansão do mercado, enquanto o faturamento tem como destino a aprimoração do produto.

Como consequência imediata dessa oxigenação, foram ampliados todos os times, e se projeta abrir mais postos de trabalho direto até o final deste ano. Além da sede em São Paulo, em Curitiba ocupa o HotMilk, ecossistema de inovação da PUCPR e ponto de sinergia para o empreendedorismo tecnológico no Paraná. Em comum às sedes, os espaços pensados para criar um ambiente saudável e rico de trabalho, com qualidade de vida – uma característica que, aliás, faz parte dos valores da startup – e, claro, oportunidades de networking.

Encurtando processos
Ao surgir para facilitar e encurtar os processos, o Nimbly exerce o seu maior trunfo, o foco nas relações humanas. São pessoas trabalhando com e para pessoas. Na visão do CEO e founder do Nimbly, o empreendedor deve se preocupar com produzir, vender e entregar e, portanto, não faz sentido desviar a atenção para questões de burocracia ou entraves tributários que não geram valor. “Estamos trabalhando muito forte para trazer uma experiência que, de fato, diga adeus à parte burocrática e braçal”, comenta Netzka. Reduzindo ou eliminando caminhos sobra mais tempo para o que realmente importa dentro de uma empresa: cuidar do seu negócio.

Para colocar fim a essas barreiras, o Nimbly criou uma nova maneira de fazer gestão financeira, com criatividade, otimização e valorização do operador. Por meio de um sistema inovador de apoio ao mercado de BPO financeiro, o Nimbly oferece soluções ágeis e estáveis na movimentação de dados, potencializando os resultados.

A interface intuitiva reúne as rotinas operacionais em um único lugar, centralizando o que for mais importante e disponibilizando as informações em tempo real, assegurando sempre uma melhor tomada de decisão. “Nosso propósito”, comenta Netzka, “é, realmente, juntar as pessoas e fazer uma interação bem fluída entre todos.”

Novas oportunidades
Se a economia brasileira já apresentava sinais de enfraquecimento, a pandemia trouxe novos desafios e para solucioná-los é fundamental encontrar respostas inteligentes e inclusivas. A partir dessa estratégia, de expandir e qualificar o mercado, Henrique Gusso Netzka observa a possibilidade de fortalecer e maximizar os serviços prestados pelos gestores financeiros, escritórios contábeis e consultores financeiros.

Na visão do empresário, o BPO financeiro tem aberto portas para negócios mais lucrativos e longevos, permitindo, por exemplo, uma nova receita mensal para os profissionais contábeis, ao mesmo tempo em que potencializa e aquece o mercado. “Estamos investindo para transformar”, diz Netzka, que atua no setor de tecnologia desde os 17 anos.

Ampliar e transformar, para o Nimbly, não é um movimento autocentrado, mas uma ação coletiva, construída a muitas mãos. E, por isso, está no horizonte da empresa criar ou subsidiar cursos de capacitação profissional em BPO e o desenvolvimento de um marketplace em que os clientes finais possam encontrar parceiros do Nimbly. “Esse é um jogo em que muita gente ganha”, avalia Henrique.

Segurança
Vivemos um contexto de hiperconexão, em que os processos acontecem, majoritariamente, por meio de ecossistemas virtuais e on-line. Nas casas, o gesto mais cotidiano, como acender uma luz ou desligar a televisão, já recebeu um novo comando, agora automatizado com softwares e assistentes eletrônicos. No ambiente corporativo não é diferente.

Muitas empresas já abandonaram os velhos métodos para gerenciar os recursos financeiros. Ao mesmo, tempo o número de fraudes tem aumentado de forma exponencial. O golpe financeiro aplicado com mais frequência é também um dos mais difíceis de identificar quando se trata de uma empresa com grande movimentação: o boleto falso.

O jeito mais assertivo de impedir as ações fraudulentas é confrontar as informações do documento suspeito recebido com as do fornecedor disponíveis nos sistemas e nos arquivos da empresa. O Marvin, a inteligência artificial do Nimbly, poupa o usuário de todo esse trabalho desnecessário. Cruzando dados e verificando limites pré-estabelecidos, em alguns segundos o Marvin é capaz de apontar irregularidades e impedir que qualquer pagamento ilegítimo seja concluído, economizando tempo e dinheiro.

Segundo Netzka, a solução foi desenvolver um mecanismo em que os boletos a pagar são recebidos e lançados para o sistema, comparando com os valores estabelecidos para cada fornecedor naquele período e que, por sinal, possui um e-mail específico para o envio dos débitos. “Criamos todo um método que faz com que o fluxo seja muito protegido”, explica. “Isso faz com que 100% das contas pagas de forma automática estejam validadas, autorizadas e sejam confiáveis.”

O Nimbly é singular no mercado ao criar uma proposta em que, na era do algoritmo, a tecnologia evidencia a importância e na necessidade do fator humano. De maneira inovadora e inventiva, disponibiliza uma experiência de ressignificação do trabalho, o Nimbly se posiciona com um dos articuladores para o BPO e para a gestão financeira do futuro, colocando em evidência a necessidade de operações agilizadas e seguras, mas também construtivas e assertivas.

Para saber mais, acesse:
site: https://nimbly.com.br
Instagram: @benimbly 

Fanpage: @benimbly 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *