SESI CULTURA OFERECE OFICINAS ARTÍSTICAS GRATUITAS

Cursos de História da Arte e Interpretação para TV e Cinema ainda estão com inscrições abertas

O Sesi Cultura Paraná oferece nos próximos dias para a população de Curitiba e Região Metropolitana duas oficinas artísticas gratuitas. Para participar, basta fazer inscrição antecipada. Seguem mais informações sobre as ações logo abaixo.

Oficina de História da Arte – Falando sobre Bienais
A oficina será ministrada por Milena Costa de Souza e vai abordar as principais edições e curadorias das Bienais de Arte dentro do panorama nacional. A conversa vai dar destaque ao fato de as Bienais se consolidarem como espaços de grande visitação e interesse do grande público, entre elas: Bienal de Curitiba, Bienal do Mercosul e Bienal de São Paulo.

Milena Costa de Souza é Doutoranda no Programa de Sociologia na Universidade Federal do Paraná/UFPR, além de artista visual e pesquisadora do grupo Mulheres e Produção Cultural (UFPR). Realiza pesquisa em artes visuais, gênero, sexualidades e estudos culturais. No decorrer da sua carreira, realizou exposições em diversas cidades e países com destaque para o Itaú Cultural (SP), Centro de Arte Contemporânea (Quito) e MAC-Pr.

Data: 21/10/2017
Horário: 14h30 às 17h
Valor: Gratuito
Vagas: 20 vagas (inscrições pelo e-mail sesicultura.hsf@sesipr.org.br
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro de Curitiba
Observação: Sujeito a lotação

Oficina de Interpretação para TV e Cinema
A Oficina de Interpretação para Cinema e TV apresenta os fundamentos da atuação cinematográfica por meio de dinâmicas, exercícios, gravações e análises realizadas em todos os encontros. A proposta é apresentar aos participantes técnicas para estarem aptos às mais variadas situações de gravação em cinema e TV, tendo como ponto de partida a relação com o colega de cena. São vários exercícios práticos que apresentam os fundamentos para uma presença coordenada diante da câmera e uma relação intensa com os parceiros de cena. Os alunos conhecerão o famoso Exercício da Repetição de Sandford Meisner, uma ferramenta poderosa, reconhecida por muitos dos principais atores do cinema.

O curso será ministrado por Marcelo Munhoz, cineasta, educador e produtor cultural. Criador e coordenador do Olho Vivo, centro de formação e produção audiovisual atuante em Curitiba entre 2003 e 2013, onde produziu e coordenou mais de duas dezenas de curtas e media-metragens – documentários e ficções. Foi coordenador geral do Núcleo de Audiovisual do SESI/PR e do Projeto Ficção Viva, que em 2012/2013 teve sua segunda edição – com a presença de diretores como Carlos Reygadas, Miguel Gomes e Lucrecia Martel, e em 2017 trouxe a Curitiba a Mostra Ficção Viva Pedro Costa & Víctor Erice, na Caixa Cultural. Diretor do longa-metragem A Grande Nuvem Cinza (2016). Foi o produtor executivo de A Última das Minas (2015), curta-metragem dirigido por Larissa Figueiredo e Rafael Urban. Foi, também, criador do Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu, de oficinas e cineclubes na Vila das Torres, em Curitiba.

Data: Início a partir do dia 24/10/2017
Valor: Gratuito
Local: Sesi São José dos Pinhais
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro
Informações detalhadas: (41) 3398-4100 | fulton.nogueira@sesipr.org.br
Inscrições: aqui
Observação: Vagas limitadas

Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura/
www.facebook.com/sesiculturapr/

SESI CULTURA
Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *