Blogue FATO Agenda divulga: 1) vagas e oportunidades em comunicação social, mkt e design em Curitiba e região. 2) Agenda cultural da cidade. 3) Livros e discos de vinil (do Sebinho FATO Agenda). Editado há 17 anos (desde 2009) pelo jornalista Leandro Hammerschmidt.
Contando com apoio da Copel, grupo curitibano se apresenta no Teatro São João em 6 E 7 de Dezembro Às 20h
Criado como resultado do estudo das obras do escritor português Valter Hugo Mãe, o espetáculo “Do cão fez-se o dia” trata de dificuldades e tragédias da alma humana em um país em guerra, buscando um canto de esperança em um contexto de conflitos.
Um garoto que encontra nos livros uma maneira de lidar com a dor, uma mãe e seu desespero, a partida do pai e o peso da ausência e uma filha rejeitada cuja infância se molda devido à guerra são alguns dos elementos da história contada com traços autobiográficos pelos atores Fabiane de Cezaro, Lucas Buchile, Rafael diLari e Lilyan de Souza, que também assina a direção.
Após receber três indicações ao 35º Troféu Gralha Azul (um dos maiores prêmios do teatro paranaense), a peça foi contemplada pelo Edital de circulação do PROFICE da Secretaria Estadual da Cultura do Estado do Paraná e, com apoio da Copel, já foi apresentada nos palcos de Pato Branco e Francisco Beltrão. Após passar pela Lapa, o grupo segue para União da Vitória, Castro, Rio Negro, Campo Mourão e Telêmaco Borba em 2018.
CARAVANA INOMINÁVEL Se você é de Curitiba, a Inominável oferece transporte de ida e volta! Mande e-mail com seu nome, a data em que deseja assistir ao Cão (6 ou 7 de dezembro) e seu telefone para igoraugustho@gmail.com / A caravana sairá na data de maior preferência.
BATE-PAPO COM OS ATORES e RODA DE LEITURA Logo após a apresentação do dia 6 (quarta-feira), os atores farão um bate-papo sobre o trabalho no teatro. Já na quinta, às 17h (antes do espetáculo), acontecerá uma roda de leitura das obras de Valter Hugo Mãe com o pessoal do grupo. Você está convidado!
Serviço: DO CÃO FEZ-SE O DIA NO TEATRO SÃO JOÃO – LAPA/PR 6 E 7 DE DEZEMBRO, ÀS 20H (Rua Amintas de Barro, 26) Mais informações: www.facebook.com/InominavelCompanhia/
Ficha técnica: Do cão fez-se o dia, livremente inspirado nas obras de Valter Hugo Mãe Dramaturgia: Marcelo Bourscheid Direção: Lilyan de Souza Elenco: Fabiane de Cezaro, Lilyan de Souza, Lucas Buchile e Rafael diLari Participação especial: Jossane Ferraz (Namorada Francesa) Direção de produção: Lilyan de Souza Assistente de Produção: Igor Augustho Iluminação: Lucas Mattana Cenário e figurinos: Manu Assini Diretor Musical: Bruno Leão Criação sonora/música original: Bruno Leão, Daniel D’Alessandro e Pedro Sasamoto Direção de vídeo: Alana Rodrigues Cinegrafista: Tania Gazola Baes Edição de vídeo: Felipe Aufiero Designer gráfico: Ricardo Braga Projeções: Lucas Mattana Assessoria de Imprensa: Daniel D´Alessandro
O SESC Paço da Liberdade apresenta entre os dias 16 e 18 de novembro o evento, Axé – Celebração da Consciência Negra e Diversidade. Neste sábado, a cantora e compositora, Janine Mathias convida Tuyo e Michele Mara para um show ao céu aberto, a partir das 16h. Durante o show, vai acontecer a oficina de acessórios com Suelen Matos e turbantes com Juiana Moura. A marcha do orgulho crespo, encerra a passeata durante o show dos artistas.
Tendo a ancestralidade e a devoção como ponto de partida do encontro, Janine Mathias celebra ao lados dos artistas o canto e enaltece a música preta brasileira. Com quatro clipes e cinco singles lançados, recorrentemente Janine é convidada para participar do disco de músicos e coletâneas. Destas parcerias, Janine já se apresentou ao lado de artistas nacionais e internacionais como, Mamy The Skills (Angola), Karol Conká, Gól Wayne (Cabo Verde), Tássia Reis, Eduardo Brechó, MC Magú, Léo Fé, As Bahias e a Cozinha Mineira, Cida Airam, Mental Abstrato, Aláfia, Karla da Silva, Toninho Geraes, Mv Hemp, Iria Braga entre outros. Maio de 2017 durante o mês de maio a turnê “Eu Quero Mergulhar”, 12 apresentações no Paraná ao longo do mês de maio nas unidades culturais do SESI – Serviço Social da Indústria. Em 2018, a cantora lanã seu novo disco chamado Dendê, com produção e direção musical de Eduardo Brechó.
Michele Mara: Michele Mara nascida em Curitiba começou a cantar música Gospel com sua família ainda criança, vencedora de vários prêmios cantando rap com Arquivo X, conseguiu uma bolsa de estudos, aos 26 anos se formou em Canto Popular pelo Conservatório de MPB de Curitiba em 2007. Em 2011 ganhou os títulos de Maior Imitadora do Brasil e Maior Imitadora América Latina da Cantora Americana Aretha Franklin no programa do Faustão, chegando a ser homenageada pelo próprio Faustão sendo convidada por ele a mostrar quem era Michele Mara no programa, levando o Brasil as lágrimas com sua história.
Tuyo é um trio nascido em 2016, formado por Lilian Soares, Jean Machado e Lay Soares, ex integrantes da Simonami, banda na qual mostraram pela primeira vez as suas experimentações vocais com o álbum ‘Então morramos’, que gerou mais de 1 milhão de execuções por streaming. A trajetória musical desses artistas sempre apontou para um discurso peculiar em relação a dureza de viver. Com o seu novo show, onde cantam músicas autorais inéditas, músicas da época do Simonami e algumas versões, Tuyo virá trazendo sua autenticidade e amor.
Serviço: Janine Mathias convida Tuyo e Michele Mara Onde: SESC Paço da Liberdade Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – São Francisco, Curitiba Quando: Sábado (18/11) Horário: 16h ENTRADA GRATUITA
Espetáculo vai unir música e palhaçaria no dia 18 de novembro
Dizem que quem tem um amigo tem tudo. O maestro russo Wilson Chevchenco que o diga! Graças à ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo e tradutor, o seu concerto musical, onde apresenta as composições de sua família, pode ser compreendido pela plateia – já que o palhaço não fala português. A peça, que já fez sucesso expressivo na capital paranaense e cuja interação da plateia é essencial, será apresentada no sábado do dia 18 de novembro, às 20h, no Teatro Sesi São José dos Pinhais.
O espetáculo “Concerto em Ri Maior” surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação de palhaços com a música, resultando em uma comédia interativa e alegre para toda a família. O concerto conta ainda com um coral, que é integrado pelo público. E para embalar a diversão, os próprios palhaços tocam vários instrumentos: piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica.
O “Concerto em Ri” Maior já percorreu vários festivais pelo Brasil e pelo mundo, como o festival de comédia musical “O Gesto Orelhudo”, em Portugal, e o Festival Internacional “Anjos do Picadeiro” (em Florianópolis e Rio de Janeiro). Também já foi apresentado em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra, em Curitiba. Em 2017, tem feito temporada gratuita pelos espaços do Sesi Cultura Paraná, trazendo na bagagem muita música, dança, improvisação e, claro, divertidas palhaçadas para o público da região.
Serviço: Teatro SESI de São José dos Pinhais apresenta: Concerto em Ri Maior Data: sábado, 18 de novembro. Horário: às 20h Local: Teatro SESI de São José dos Pinhais Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro, São José dos Pinhais-PR Valor: doação de 1 kg de alimento não perecível na troca do ingresso Classificação: Livre Observação: A bilheteria do espaço abrirá uma hora antes do evento para a troca dos alimentos. A retirada dos ingressos está sujeita à lotação do espaço. Contato: (41) 3398-4100
SESI CULTURA Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
Nesta sexta-feira (17), pacientes do Hospital VITA, localizado na Linha Verde Norte, recebem a visita do coral comandado pelo professor José Maria Magalhães Silva, conhecido como Zé Maria. A iniciativa faz parte do projeto de humanização hospitalar, que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre o hospital, pessoas que estão internadas, familiares e equipe, e, principalmente, acelerar o processo de recuperação dos pacientes. A apresentação vai contar com a presença de 25 pessoas e será realizada, das 15h às 16h, nas alas e na recepção do hospital.
Serviço: Quando: sexta-feira, 17/11, das 15h às 16h Onde: Hospital VITA – Rodovia BR 116 Km 396, 4021, Bairro Alto, Curitiba – PR
No próximo dia 25 de novembro, sábado, acontecerá a terceira edição da Feira de Discos da Boca Maldita, no Hotel Slaviero Slim, bem na Boca Maldita, centro de Curitiba. O evento é dedicado exclusivamente aos discos de vinil, um lugar especial para colecionadores, seja iniciante ou veterano. Será possível procurar e garimpar preciosidades em uma variedade de 21 expositores, todos de Curitiba, São Paulo, Santos, Londrina, Maringá, Joinville e Florianópolis. O público poderá escolher entre cerca de 10.000 LPs, a curadoria do evento prezou a qualidade do acervo, preço e gêneros de música, abrangendo assim um amplo leque musical, do rock e música brasileira em todas suas vertentes, ao pop, jazz, soul, reggae e etc.
Segundo os organizadores, Horácio De Bonis (ex-801 Discos e atual Sonic Discos) e Marcos Duarte (Joaquim Livros e Discos), é importante enfatizar que a feira é pensada para atender um público amplo, por isso existe um equilíbrio entre expositores que vendem LPs de gêneros mais específicos e/ou LPs raros, com os que vendem LPs mais comuns e baratos. “Na Feira de Discos da Boca Maldita tem LPs para todos os gostos e bolsos”, diz Marcos Duarte, salientando que a feira não tem só raridades e discos caros, pelo contrário, é maior o número de LPs acessíveis, permitindo que o colecionador iniciante possa encontrar muita coisa boa para seu acervo.
Como complemento à feira, o público também poderá encontrar camisetas temáticas, de vários gêneros musicais, filmes, gravadoras, etc., fitas k7, assim como livros de música e HQs, e canecas com estampas com temática de música e cinema.
Evento paralelo – lançamento de livro sobre o rock de Curitiba
Como evento especial, dentro da feira, o escritor, poeta e advogado Eduardo Mercer fará uma sessão de autógrafos do seu recém-lançado “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a alma arredia de Curitiba”, que trata, especialmente, sobre um período fértil para as bandas curitibanas: a década de 1990. O período foi marcado por bandas como Relespública, Sr. Banana, Black Maria, Tessália e tantas outras, também por lojas de discos como a Temptation, a Savarim Discos, a 801 Discos e a Jukebox, além da grande antena musical que foi a Rádio Estação Primeira FM. O livro conta tudo que fez história nessa década especial para a música de Curitiba.
Serviço
Feira de Discos da Boca Maldita
Dia 25.11.2017 – das 10 às 19h
Hotel Slaviero Slim
Av Luiz Xavier, 67 – primeiro andar, centro de Curitiba
Entrada gratuita
Contatos: Horácio (41) 98411-2546
Marcos (41) 99948-6813
A apresentação é inédita e acontece no dia 18 de novembro em uma realização do SESI Cultura Paraná
O projeto SESI Música, iniciativa do SESI Cultura Paraná, leva para o palco do Teatro SESI Campus da Indústria, no dia 18 de novembro, às 20h, uma formação inusitada: o grupo de música instrumental brasileira Mano a Mano Trio convida o renomado compositor mineiro João Bosco para uma apresentação inédita.
Com 45 anos de carreira, mais de 1 milhão de visualizações no Youtube e mais de 200 mil inscritos no Spotify, João Bosco, no auge dos seus 71 anos de idade, é uma referência dentro da história da música popular brasileira e se destaca pela constante invenção. Recentemente, lançou o 26º álbum de sua discografia intitulado “Mano que Zuera”, com algumas canções inéditas. Prestigiado por suas composições autorais e puramente brasileiras, o músico já foi indicado oito vezes ao Grammy Latino e, em 2017, foi o único compositor brasileiro a receber o Prêmio à Excelência Musical, que será entregue em uma cerimônia privada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no dia 15 de novembro.
No show do Teatro SESI Campus da Indústria, Mano a Mano Trio aproveita para revisitar, sob novos olhares e arranjos especiais, as canções clássicas do artista, além de interpretar composições que fazem referência a outros ícones da música popular brasileira. O público contará ainda com um momento intimista de voz e violão, no qual João Bosco irá apresentar sucessos do seu vasto repertório. O espetáculo inédito terá a duração média de 90 minutos e passeará pelo universo erudito, peli choro, jazz e samba.
O SESI Música valoriza a conexão criativa entre artistas, colocando em evidência os compositores e intérpretes da cena musical paranaense ao lado de referências culturais reconhecidas do mercado nacional. O projeto já oportunizou grandes encontros, como: Lemoskine e Fernanda Takai, Simone Mazzer e Sandra de Sá, Orquestra À Base de Corda e Lenine. Em 2017, promoveu apresentações com A Banda Mais Bonita da Cidade e Paulinho Moska, Rosa Armorial e Antonio Nóbrega, Bernardo Bravo e Filipe Catto, e encerra o ano com Mano a Mano Trio e João Bosco.
Sobre João Bosco Influenciado pelos gêneros de jazz, bossa nova e tropicalismo, João Bosco sempre se dedicou demasiadamente à carreira musical. Em 1967, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, na casa do pintor Carlos Scliar, conheceu Vinícius de Moraes, com o qual compôs canções de sucesso, como: “Rosa dos Ventos”, “Samba do Pouso” e “O mergulhador”. Em 1970, encontrou aquele que seria o seu mais frequente parceiro ao longo de sua carreira, o compositor e escritor brasileiro Aldir Blanc. A dupla compôs centenas de canções, entre elas: “O Mestre Sala dos Mares”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Bala com Bala” – canção que fez sucesso na voz de Elis Regina. Mas, somente em 1972, João teve a sua estreia marcada, no disco de bolso do jornal O Pasquim.
Sobre Mano a Mano Trio O grupo de música instrumental Mano a Mano Trio desenvolve um trabalho que valoriza a música brasileira por meio de um repertório de obras reconhecidas do cancioneiro popular e das vertentes modernas da música. Formado em 2008 por Sérgio Albach (clarinete), Glauco Solter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão); o grupo apresenta uma formação não usual de sonoridade peculiar, distinguindo-se pelos arranjos elaborados mesclados à improvisação. O primeiro CD homônimo de Mano a Mano Trio foi lançado em 2011 e traz obras de autores brasileiros consagrados e composições autorais. O segundo CD, “Tripolar”, lançado recentemente, homenageia grandes mestres da música popular brasileira. O grupo vem se destacando em seus concertos pela “roupagem” que dá às músicas elaboradas a partir de distintas influências, como o choro, a música erudita, o jazz e a cultura popular.
SERVIÇO
Sesi Cultura Paraná promove: Mano a Mano Trio convida João Bosco Data: 18/11 Horário: 20h00 Ingressos disponíveis no site: www.diskingressos.com.br Valor: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) Classificação: Livre Local: Teatro Sesi Campus da Indústria Endereço: Rua Comendador Franco, nº 1341 – Jardim Botânico, Curitiba Contato: (41) 3271-9834 Disk Ingressos: (41) 3315-0808
SESI CULTURA
Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
Em cartaz há dois anos em Curitiba a cantora e compositora se apresenta com o projeto no Quintal da Maria
Ela vai além da tradicional roda de samba e coloca seu tempero musical que passa pelo afoxé, samba de terreiro, de cocô, partido alto, e toda ancestralidade que a música afro-brasileira evoca. A cantora e compositora, Janine Mathias apresenta nesta quarta-feira (15), mais uma edição do “Samba da Nega”, projeto idealizado por ela e em cartaz na cidade há dois anos. Ao lado da cantora, os músicos, Sergio Pires, Matheus Braga, Nabio Rodrigues e Erick Guinão, se apresentam a partir das 17h, no Quintal da Maria.
Em mais de cinquenta edições, o “Samba da Nega” já foi visto por aproximadamente dez mil pessoas. Em dois anos de batucada fidelizou seu próprio público que está presente em todas as edições chamados carinhosamente pela cantora por ‘família da nega’. Janine Mathias exalta o samba ao que ela denomina ser a verdadeira voz musical da cultura brasileira. Dá herança percussiva das batucadas, dos sambas memoráveis, ao novo repertório, Janine Mathias apresenta o “Samba Da Nega” com todas as referências e autenticidade que o próprio samba evoca.
Diversos músicos já se apresentaram ao lado da nega desde a estreia do projeto. Passaram pelo palco do “Samba da Nega”, Eduardo Brechó (SP), Karla da Silva (RJ), Toninho Geraes (RJ), Tássia Reis (SP), Iria Braga (PR), Léo Fé (PR), Bernardo Bravo (RJ), DJ Vivian Marques (SP), MV Hemp (RJ) entre tantos outros.
A relação genuína de Janine com o samba vem do pai, de sua herança familiar carioca e baiana. Brasiliense de berço, Janine se mudou para Curitiba e lá se inseriu musicalmente. Participou do concurso “Samba do Compositor Paranaense”, e ficou em terceiro lugar com a música “Água que retira dor”. Em 2013, apresentou no Teatro Paiol, o show “E o Meu Samba Vai Ficar Assim”, com músicas próprias e no mesmo ano foi convidada da Orquestra Democratas e interpretou o samba “Muita Areia”, de Alex Souza e Panelão, samba gravado e lançado em single pela própria Janine durante o carnaval de 2015. No segundo semestre a cantora vai lançar o disco “Dendê”, com direção e produção musical de Eduardo Brechó.
SERVIÇO Samba da Nega com Janine Mathias Quando: 15 de novembro (feriado) Onde: Quintal da Maria Endereço: Rua Jaime Reis, 366, São Francisco, Curitiba Horário: A partir das 17h Entrada: R$15 Mais informações: aqui
Em sua 2ª edição, o Curitiba Custom Day reúne os amantes da cultura custom com uma exposição incrível de carros e motos para todos os gostos. E para acompanhar: boa música com 7 bandas, bazar, food trucks, food bikes e tudo isso regado a muito chopp gelado!
Bandas: – Blindagem – TN She – Motorbastards – Stomp’N’Jive – Magaivers – Maderame Blues – Museos Rock Band
Discotecagem ALL DAY com Kombination!!
Ingressos antecipados: R$10* (copo oficial de brinde)
Valores na hora: Até as 13h: R$15 Após as 13h: R$20 *sem copo de brinde
Pontos de venda:
Armazém Santos Av. Três Marias, 135 Seg à Sab: 9:30h as 20h Dom: 8:30h as 13h
Barbearia Visconde Rua Visconde do Rio Branco, 1655 Seg à Sex: 10h as 20h Sab: 10h as 19h
Legend Motors Distrito 1340 Rua Major Heitor Guimarães, 1130 Seg: 9h as 18h Ter à Sab: 9h as 23h Dom: 15h as 23h
A iniciativa é do Sesi Música e acontece no dia 10 de novembro
Eles ultrapassam meio milhão de seguidores no Facebook e 40 milhões de visualizações no Youtube. O sucesso de A Banda Mais Bonita da Cidade não se deteve ao hit Oração – que viralizou em território nacional em 2011. Durante os últimos anos, o grupo tem levado a música paranaense para palcos do Brasil e do mundo com sucesso de público. No projeto SESI Música deste mês, a banda se apresenta em formato acústico com entrada franca. A ação acontece no Teatro do Sesi Portão na sexta-feira do dia 10 de novembro.
A Banda Mais Bonita da Cidade surgiu em 2009 com o intuito de interpretar e dar novas roupagens a músicas de compositores curitibanos. Em oito anos de carreira, o grupo já lançou três discos, um EP em formato de Vinil Compacto e um DVD. Seu último álbum de estúdio foi De Cima do Mundo Eu Vi o Tempo, com canções de artistas já conhecidos do público paranaense e releituras de bandas locais. A produção deste trabalho contou com uma imersão de 15 dias em uma fazenda do interior do Paraná.
No show do Sesi Portão, a banda vai apresentar faixas de seu novo álbum intercaladas por sucessos de seu repertório. Os interessados em prestigiar, devem comparecer à bilheteria do Teatro no dia da ação para a retirada dos ingressos, a partir de uma hora antes da apresentação. A ação está sujeita à lotação.
Serviço: Teatro SESI Portão apresenta A Banda Mais Bonita da Cidade Data: 10/11 Horário: 20h Valor: Gratuito Classificação: Livre Local: Teatro SESI Portão Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão, Curitiba Contato: (41) 3271-8469 Observação: Sujeito à lotação
SESI CULTURA Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.