Blogue FATO Agenda divulga: 1) vagas e oportunidades em comunicação social, mkt e design em Curitiba e região. 2) Agenda cultural da cidade. 3) Livros e discos de vinil (do Sebinho FATO Agenda). Editado há 17 anos (desde 2009) pelo jornalista Leandro Hammerschmidt.
Artista baiana traz o repertório do elogiado álbum “Segunda-Feira” para o Teatro do Paiol. Show é dia 26 de junho, com ingressos a partir de R$ 15.
O projeto Brasis no Paiol, em sua 13a temporada, traz a Curitiba a cantora e compositora baiana Sued Nunes. O show marca a estreia da artista na capital paranaense. No dia 26 de junho, quinta-feira, às 20h, ela apresenta o repertório do seu segundo álbum, “Segunda-Feira”. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e começam a ser vendidos no dia 11 de junho, às 7h, pela plataforma pixta.me
Sued Nunes mergulha nas tradições da Bahia com um olhar contemporâneo, criando uma sonoridade única que celebra a ancestralidade e a força da cultura afro-brasileira. Seu mais recente álbum, “Segunda-Feira” (2024), lançado pelo projeto Natura Musical, é uma ode ao orixá Exu, explorando os ritmos e símbolos que permeiam a cultura baiana.
Com direção musical e arranjos de Ícaro Sá, o álbum apresenta uma sonoridade que mistura tambores, batuques e ritmos de matriz africana, criando uma experiência musical que convida à dança e à reflexão. Em 2021, lançou seu primeiro álbum, “Travessia”.
Nascida em Sapeaçu, Bahia, Sued traz para sua música a vivência e a força da cultura popular da sua terra. “Segunda-Feira” é um álbum que celebra a espiritualidade e a resistência, com canções que proporcionam um espaço de encontro e reflexão.
Confira os próximos shows do Brasis no Paiol 2025:
17/07 – Maria Beraldo (SC) 07/08 – Junio Barreto (PE) 21/08 – ímã + Cacau de Sá (PR/RS) 18/09 – Noe Carvalho (PR) 23/10 – Jean Tassy (DF) 13/11 – Mãeana (RJ) 18/12 – Tássia Reis (SP)
A 13ª temporada reforça o compromisso do projeto com a diversidade e o ineditismo, reunindo diferentes gêneros, linguagens e regiões do Brasil em uma programação que estimula o encontro e o reconhecimento da música contemporânea feita no país.
Em 2025, o Brasis no Paiol é viabilizado com o apoio de Maria Leticia, Effex – Tecnologia e Criação, restaurante Na Casa Delas, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Brasis no Paiol Iniciativa cultural realizada desde 2012 em Curitiba pela produtora Bina Zanette (Santa Produção) e pelo produtor Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura), o Brasis no Paiol realizou mais de 150 shows desde sua primeira temporada, sempre com artistas de diferentes regiões do país. É um dos projetos musicais independentes em atividade mais longevos do país, consolidando-se como importante veículo de divulgação de trabalhos contemporâneos independentes e de formação de público em Curitiba.
O projeto promove a circulação de artistas de diferentes partes do Brasil, consolidando-se como uma das mais importantes plataformas para a música autoral independente. Em mais de uma década de existência, trouxe nomes como Juçara Marçal, Luedji Luna, Tulipa Ruiz, Rael, Fióti, Katú Mirim, Jup do Bairro, Aíla, entre muitos outros.
Brasis no Paiol – Cartaz Sued. Crédito: Felipe Andre.
O projeto “Tango: a arte de não estar só” faz duas apresentações interativas e gratuitas durante a Mostra Solar, na Casa Hoffmann, em Curitiba, nos dias 22 e 31 de maio, com a participação do dançarino curitibano, Julian Cazuni.
A expressiva arte do tango ganha destaque na Mostra Solar, na Casa Hoffmann, com o projeto inovador “Tango: a arte de não estar só”, idealizado pela produtora cultural, dançarina e educadora curitibana Samara Sfair. O público terá a oportunidade de vivenciar duas apresentações interativas e gratuitas nos dias 22 e 31 de maio, sempre às 19h30, com a participação especial do renomado dançarino curitibano Julian Cazuni. As performances prometem envolver a plateia em uma experiência única, apresentando uma coreografia original que narra a história de um casal ao longo de cinco músicas.
A singularidade do projeto reside na participação ativa do público, que será responsável por decidir o desfecho do relacionamento dos dançarinos através da escolha de cartões coloridos. Essa interação, aliada ao jogo de luzes, tornará cada apresentação imprevisível e memorável. “A dança é uma interação entre dois corpos, uma conversa na qual um propõe e o outro escuta e através da dança criar uma sinergia fina para execução dos movimentos com perfeito equilíbrio”, explica Samara Sfair, que tem sido uma figura chave na revitalização e popularização do tango em Curitiba, cidade considerada a terceira capital brasileira mais representativa da cultura tangueira.
Além das apresentações, o projeto “Tango: a arte de não estar só”, produzido pela Poço e Pêndulo Produtora Cultural, oferecerá bate-papos pós-espetáculo para promover o intercâmbio de conhecimentos entre artistas e produtores. Demonstrando um forte compromisso com a inclusão, as sessões contarão com intérprete de Libras durante o bate-papo pós espetáculo e, no dia 31 de maio, com audiodescrição da performance.
O projeto busca democratizar o acesso ao tango, rompendo com a histórica associação elitista e convidando novas gerações a se encantarem com essa rica expressão artística, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade. “Tango: a arte de não estar só” é um Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO: Apresentações “Tango: a arte de não estar só” Datas: 22/05 – 19h30 | Público geral + roda de conversa com Intérprete de Libras 31/05 – 19h30 | Sessão com audiodescrição, voltada a pessoas com deficiência visual. Local: Casa Hoffmann (Rua Dr. Cláudio dos Santos, 58 – São Francisco) Entrada Franca: Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes no local. Sujeito à lotação. Parte dos ingressos (10%), serão destinados a pessoas idosas, gestantes, deficientes ou obesas. Classificação: Livre I Duração: 40 minutos
Ficha Técnica: Direção: Samara Sfair | Coreografia: Rafael Bittencourt e Samara Sfair | Dançarinos: Samara Sfair e Julian Cazuni | Iluminação: Ike Rocha | Sonoplastia: Julian Cazuni | Operador de Som: Beatriz Marçal | Cenografia: Caio Frankiu | Coordenação: Poço e Pêndulo Produtora Cultural | Produção: Beatriz Marçal e Maria Sousa
Samara Sfair É bailarina, coreógrafa, professora e tangoterapeuta, com atuação no Brasil e na Argentina. É também Professora Adjunta da Faculdade de Tango Del Angel, na Argentina. Pós graduada em Dançaterapia, possui formação em tango pelo Método Dinzel e especialização em dança-terapia. Como produtora da Copa Tango Curitiba, difunde a cultura tangueira e suas múltiplas expressões. Além de atuar como DJ de tango e organizadora de milongas, desenvolve pesquisas sobre a reabilitação através da dança, aplicando suas técnicas em casos de Parkinson e depressão. Seu trabalho valoriza a improvisação e o estilo pessoal dos alunos, promovendo um ensino acessível e envolvente.
Julian Cazuni Bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), o profissional se destaca como artista e docente com foco nas Danças de Salão. Idealizador do evento “É Tipo Zouk” em Curitiba/PR, promove processos artístico-educacionais e bailes para a formação de comunidades e a expressão cultural. Iniciou sua carreira como professor em 2015 na escola Danza Mais, retomando em 2024 o ensino do Tango. Com sólida experiência como bailarino, integrou companhias renomadas como “Identidade Cênica” de Renato Zóia, “Turma da Gafieira” de Jall Martins e “Mi Nombre es Tango” de Manuel Ortiz. Atualmente, em parceria com Nina Rodrigues, desenvolve estudos de Tango Escenario e Tango Pista, participando de congressos e maratonas coreográficas, além de apresentações com a Orquestra Paranaense de Tango (OPRT) desde de 2023.
Poço e Pêndulo Produtora Cultural A Poço e Pêndulo é uma produtora cultural que trabalha com artistas independentes, empresas e demais fazedores de arte. Nosso objetivo é promover a democratização ao acesso das verbas fornecidas dentro da economia criativa por meio da facilitação da escrita e submissão de editais. Possibilitando assim que artistas fora do circuito principal consigam realizar seus projetos e atingir um maior público. A empresa foi fundada por Beatriz Marçal e tem como sócia Maria Sousa. Site: https://www.instagram.com/pocoependulo/
Disco usado. De época, 1974. Disco raríssimo. Disco em ótimo estado, foi testado e não pula. Capa sem encarte. Obs.: Capa com marcas. Capa com escrito à caneta, na frente e no verso, por favor, veja as fotos. Tem uma etiqueta do antigo dono colada na capa, no rosto da artista, por favor, veja as fotos. Seguindo o guia internacional para avaliação de discos de vinil: mídia: VG; capa: G. Código do disco: SMOFB-3819
Músicas: A1 – Teto De Louca (2:38) A2 – Moon River (2:49) A3 – Seus Olhos Falam Por Você (2:51) A4 – Sonho Lindo (3:04) A5 – Talisma (2:50) A6 – Virou Lágrimas (3:05) B1 – Olha Eu Aqui Oh! Oh! Oh!… (2:47) B2 – Na Baixa Do Sapateiro (3:06) B3 – Vinte Léguas (2:29) B4 – Menino Do Bracana (3:00) B5 – O Homem Do Tempo (2:02) B6 – Karina (2:05)
Seguindo o “Guia Internacional Para Avaliação de Discos de Vinil”:
AVALIAÇÃO DO VINIL: VERY GOOD (VG) Disco usado. Em bom estado. Por favor, veja as fotos.
AVALIAÇÃO DA CAPA: GOOD (G): Capa com marcas. Escrito à caneta, na frente e no verso, por favor, veja as fotos. Tem uma etiqueta do antigo dono colada na capa, no rosto da artista, por favor, veja as fotos.
FRETE: Taxa de entrega p/ todo país: R$24,90. Com opção de retirada na loja: ANTIQUÁRIO COISA VÉIA + SEBINHO Livros, discos, antiguidades, móveis, camisas de time, brinquedos, colecionáveis e objetos de decoração. Atendimento: Segunda a sexta, 9h às 19h. Sábado: 9h às 17h. Rua Prof. João Falarz, 409, Orleans, Curitiba-PR. Referência: nossa loja fica nos fundos do sobrado amarelo, o Restaurante Dona Carolina. Entre as lojas “Master Pró Audio” e “João Falarz Moto Peças”. Exatamente 400 metros do viaduto do Orleans.
Iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, com foco na formação de novos agentes culturais e promoção artística no Mandicuera Ponto da Cultura Caiçara
Estão abertas as inscrições das oficinas profissionalizantes gratuitas voltadas para os artistas do litoral paranaense. Oferecidas pela Associação de Cultura Popular Mandicuera, a iniciativa recebe apoio do Governo do Paraná, por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A oficina de produção acontecerá entre os dias 09 e 11 de maio, no Mandicuera Ponto da Cultura Caiçara, na Ilha dos Valadares.
“As aulas buscam o fortalecimento da nossa cultura caiçara, além da formação de novos agentes culturais e a promoção da inovação nas áreas de produção cultural, música e audiovisual”, afirmou a produtora cultural e idealizadora do projeto, Mariana Zanette.
Uma das oficinas que está com inscrições abertas até esta quinta-feira (08) é a de “Produção Cultural”. Com 20 vagas disponíveis, as aulas contarão com a participação da produtora cultural Maria Balbina Zanette, mais conhecida como Bina, que conta com mais de 20 anos de trajetória artística. Atualmente, Bina é coordenadora de logística do palco Sunset no Festival do Rock in Rio e é diretora de produção no Festival de Teatro de Curitiba.
Após a oficina de “Produção Cultural”, serão disponibilizadas 8 bolsas para a criação de projetos que atendam à salvaguarda da cultura caiçara ou iniciativas artísticas compatíveis com as ações do Ponto de Cultura. Três destas vagas estão reservadas para pessoas com deficiência (PCD).
Outra ação que está com as inscrições abertas é a de “Produção de Áudio em Estúdio”, orientada por Fernando Lobo. Com 10 vagas disponíveis, a oficina é voltada para jovens e adultos interessados em aprender técnicas de produção e edição de áudio em estúdios profissionais. O curso oferece 60 horas de formação em cinco módulos, abrangendo desde a introdução ao estúdio até a gravação de podcasts e trilhas sonoras.
Oficinas permanentes Aprovado pela Secretaria de Estado do Paraná, por meio do Prêmio de Pontos de Cultura, o projeto também conta com as oficinas permanentes de Teatro e de Canto Coral, que já iniciaram as aulas em abril deste ano. A primeira é ministrada pela atriz, produtora e cineasta Mariana Zanette, e é voltada para quem deseja aprimorar as habilidades teatrais com exploração da expressão corporal e vocal, improvisação cênica, leitura e interpretação de textos teatrais.
Para os interessados em canto e música, a oficina de Canto Coral, apresentada por Wanderlem Silva, é focada na técnica vocal e no repertório do coral caiçara. Os alunos aprendem sobre compreensão e funções do trato vocal, técnicas de projeção da voz, leitura e interpretação musical de canções tradicionais caiçaras e prática musical com repertório da Orquestra Rabecônica, a primeira do Brasil a ser formada por tocadores de rabeca, instrumento tradicional da cultura caiçara.
Cultura nas escolas Em parceria com a UFPR e a Escola Caiçara de Educação Popular Mandicuera, também estão sendo realizadas diversas ações para estimular a cultura caiçara entre os estudantes de escolas públicas. Com início em abril, os escolas municipais Gabriel de Lara, Iracema dos Santos, Graciela Almada Diaz, Eva Tereza Amarante Cavani e nos Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) Arcelina Gomes Pina e Nossa Senhora dos Navegantes estão participando de oficinas de fandango.
O resultado das oficinas de fandango nas escolas será uma apresentação de uma festa junina no dia 27 de junho, na Associação de Cultura Popular Mandicuera promove uma Festa Junina com apresentações dos alunos,e no dia 28 junho, ocorrerá a celebração do Baile de Fandango em comemoração ao Dia de São Pedro, com participação de grupos tradicionais como Mandicuera, Mestre Brasílio, Pés de Ouro, Família Domingues, Dona Mariquinha e Mestre Romão.
Também está ocorrendo a capacitação para professores em um curso de 55 horas com certificação de extensão pela UFPR e de ex-alunos de oficinas do Mandicuera, que estão participando da Oficina de Construção de Instrumentos Caiçaras com o Mestre Aurélio. Em julho, ocorrerá uma oficina especial para o Colégio Cidália Rebello Gomes.
“As oficinas são uma oportunidade incrível para os alunos se aprofundarem em diferentes áreas culturais, aprendendo novas habilidades e fazendo parte de projetos importantes de preservação e inovação cultural”, explicou Mariana.
Serviço:
Inscrições nas oficinas do Mandicuera Ponto de Cultura Caiçara Oficinas permanentes e datas: Teatro todas as quintas-feiras, das 16h às 18h, Canto Coral todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, Oficina de Produção: entre os dias 09 e 11 maio, Oficina de Produção de Áudio em Estúdio: na segunda, terça e quarta-feira, das 14h as 18h, ( 5, 6 e 7 de maio, e 19, 20 e 21 de maio, Valor: gratuito Local: Mandicuera Ponto da Cultura Caiçara, Endereço: Rua Crispim do Nascimento – Ilha dos Valadares, Paranaguá, Link para inscrições: linktr.ee/Mandicuera
Kaê Guajajara no Rock in Rio. Crédito: Vans Bumbeers.
Artista indígena é a primeira atração da 13ª temporada do projeto e se apresenta no dia 24 de abril. Vendas estão abertas
A temporada 2025 do projeto Brasis no Paiol vai começar. Neste ano, o show de abertura fica por conta de Kaê Guajajara, no dia 24 de abril, quinta-feira, às 20h. Nascida no Maranhão e criada no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, a artista faz seu primeiro show em Curitiba. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia entrada) e estão à venda no site pixta.me
Kaê Guajajara é cantora, compositora, atriz, autora e ativista pelos direitos indígenas e meio ambiente. Em sua trajetória, apresentou-se em festivais como Rock in Rio, Rock the Mountain, MECA, C6 Fest, Pororoca NY e Brasil é Terra Indígena.
Seu trabalho musical tem como base a inovação e as raízes ancestrais indígenas, matriz da música brasileira com diversas influências culturais que continuam a moldar e redefinir o cenário musical no Brasil e além. Kaê é engajadora da MPO: Música Popular Originária, e expande a partir de suas composições e musicalidade, a visibilidade dos povos originários no contexto do mundo presente.
No Brasis no Paiol, ela apresenta show “Forest Club”, seu mais recente álbum. Mesclando gêneros como funk, french house, amapiano, eletrônica entre outros, com a música popular originária, o disco conta com a participação de Dino d’Santiago, Gaby Amarantos, Rincon Sapiência, Pablo Bispo, Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Joss Dee, DJ Salu, Ruxxel, DJCasDaGrock, Casa de Onijá e DJ Kaim.
Sobre a criação de todo o conceito pensado no futuro ancestral coexistindo com as espécies e com sonoridades vibrantes, Kaê Guajajara comenta: “Ele é uma expressão do futuro, onde uma jovem indígena no ano de 2087 está viva e feliz em uma cidade que coexiste com a natureza, onde a principal ostentação é o bem viver coletivo, celebrando a diversidade entre todos os povos. Neste álbum, eu dediquei o meu sonho de um melhor presente e futuro, convidando muitos parceiros musicais que partilham da mesma vontade.”
Confira os próximos shows do Brasis no Paiol 2025: 22/05 – Pecaos (PR) 05/06 – Saulo Duarte (PA) 26/06 – Sued Nunes (BA) 17/07 – Maria Beraldo (SC) 07/08 – Junio Barreto (PE) 21/08 – ímã + Cacau de Sá (PR/RS) 18/09 – Noe Carvalho (PR) 23/10 – Jean Tassy (DF) 13/11 – Mãeana (RJ) 18/12 – Tássia Reis (SP)
A 13ª temporada reforça o compromisso do projeto com a diversidade e o ineditismo, reunindo diferentes gêneros, linguagens e regiões do Brasil em uma programação que estimula o encontro e o reconhecimento da música contemporânea feita no país.
Brasis no Paiol Iniciativa cultural realizada desde 2012 em Curitiba pela produtora Bina Zanette (Santa Produção) e pelo produtor Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura), o Brasis no Paiol realizou mais de 150 shows desde sua primeira temporada, sempre com artistas de diferentes regiões do país. É um dos projetos musicais independentes em atividade mais longevos do país, consolidando-se como importante veículo de divulgação de trabalhos contemporâneos independentes e de formação de público em Curitiba.
O projeto promove a circulação de artistas de diferentes partes do Brasil, consolidando-se como uma das mais importantes plataformas para a música autoral independente. Em mais de uma década de existência, trouxe nomes como Juçara Marçal, Luedji Luna,Tulipa Ruiz, Rael, Fióti, Katú Mirim, Jup do Bairro, Aíla, entre muitos outros.
Curitiba recebe a primeira edição do 041GROOVE, um evento dedicado à cultura DJ! Com feira de discos, roda de conversa e sets exclusivos, o encontro promete celebrar a música e a arte da discotecagem.
Idealizado pelo DJJeff Bass, pelo Discotecário Bob e pela produtora cultural e atriz Monica Margarido, com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura DJ na cidade. A proposta é promover intercâmbio, troca de ideias e uma grande celebração da arte dos toca-discos.
Nesta estreia, o 041GROOVE traz uma Feira de Discos, reunindo seis expositores locais (Sebinho FATO Agenda participa!), que apresentarão uma seleção especial de vinis. Além disso, o evento conta com a presença dos DJs idealizadores e de dois importantes nomes da cena paulistana, que compartilharão suas experiências e processos criativos em dois momentos especiais: uma roda de conversa e uma apresentação no comando dos toca-discos.
Com um formato dinâmico e interativo, o evento pretende ser um espaço de conexão entre DJs, colecionadores, pesquisadores da música e o público em geral, fortalecendo a cena e ampliando o diálogo sobre a cultura do vinil e da discotecagem.
SERVIÇO: Evento: 041GROOVE – Valorização da Cultura DJ em Curitiba Data: 1 de Maio de 2025 Local: Basement Cultural, R. Des. Benvindo Valente, 260, São Francisco, Curitiba-PR Horário: a partir das 14h Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA: Produção | Monica Margarido Assistente de produção | Jamille Reddin Programação visual e mídia social | Paula Villa Nova Intérpretes de libras | Nathan Sales e Jessica Nascimento Catering | Padaria comunitária Cecopam Realização | 041Groove
Acompanhada por artistas da música e do teatro, a atriz e cantora, idealizadora de “Vou Parir um Terremoto”, traz uma montagem sensível e humorada sobre a não-maternidade, com apresentações gratuitas no Portão Cultural e no Guairinha, entre os dias 18 e 24 de abril.
O que Maria Bethânia, Nara Leão, Linniker e Linn da Quebrada têm em comum com Uyara Torrente? Todas são cantoras e atrizes. A artista curitibana, vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade, reconhecida por seu talento na música e nas artes cênicas, lança o show cênico “Vou Parir um Terremoto”, unindo as duas linguagens na montagem produzida pela la lettre criação. A curta temporada, com três sessões gratuitas, tem estreia nacional nos dias 18 e 19 de abril, no Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, com encerramento no dia 24 de abril no Teatro Guairinha, sempre às 20 horas.
Na trama, a atriz dá vida a uma personagem que enfrenta múltiplos dilemas, expressando suas dúvidas e incertezas enquanto investiga, principalmente, a condição da mulher no Brasil da atualidade. “Me encanta as contradições e complexidades que ela traz, com uma visão tridimensional, entre o “certo” e o “errado”. Ela não traz certezas e afirmações, e sim questionamentos para que possamos refletir junto ao público. Às vezes com humor e às vezes não”, conta Uyara.
A idealização do projeto nasceu em 2021, a partir de leituras e conversas entre Uyara e a escritora Lígia Souza – parceira e amiga da vida, autora do texto original do espetáculo – e a artista Nadja Naira, diretora cênica do show. Nesta montagem, as parcerias se estendem também na musicalidade, com a participação do produtor musical Vinícius Nisi, da Banda Mais Bonita, criador dos arranjos das canções do novo projeto. A coordenação geral fica a cargo de Pablito Kucarz, seu companheiro de palco desde o Teatro de Breque.
É por meio da linguagem híbrida, entre a música e o teatro, que o espetáculo acontece, tratando de assuntos relevantes. “Não é preciso levar a vida tão a ferro e fogo, é possível falar de temas como aborto, violência ou medo sem ser excessivamente dramático, por isso trazemos pra cena muitos elementos visuais do universo pop”, diz a diretora. Além disso, Nadja revela que “dirigir a Uyara é descobrir o universo da palavra e suas reverberações no corpo de uma mulher madura e de uma artista múltipla, cheia de magnetismo. Com certeza o público acostumado com a Uyara da Banda Mais Bonita vai se apaixonar novamente pela artista”, completa.
“Vou Parir um Terremoto” é ambientado num show de uma cantora pop e sua banda, formada pelas musicistas: Babi Age, na bateria, e a beatmaker e guitarrista Katze. Tudo é colorido e sintético. Ao mesmo tempo em que carrega uma estética mínima e concisa, contrasta com um texto e sonoridades barulhentas e verborrágicas, alicerçadas nas histórias reconhecíveis de tantas mulheres reais. O uso de diferentes linguagens artísticas, que se cruzam na dramaturgia e na música, criam a presença cênico-performativa instigante e potente, o que dá ainda mais força ao debate de assuntos pulsantes na sociedade atual.
As apresentações gratuitas, incluem recursos de acessibilidade, como tradução para Libras, além de transporte para grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade, convidadas para assistir ao espetáculo. O show-cênico foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Paraná, com produção da la lettre criação.
Mulheridades nos tempos contemporâneos O projeto ganhou força, com a provocação da música “Grávida” de Arnaldo Antunes, eternizada na voz de Marina Lima, refletida na condição feminina de contínua iminência de uma gravidez. “A canção desencadeou a possibilidade de discutir a não-maternidade por opção como uma forma de parto/criação de outras coisas, para além da escolha pela gestação de uma criança”, explica Ligia Souza.
O texto teatral é uma continuidade da pesquisa em dramaturgia criada por mulheres iniciada na primeira produção da companhia, Penélope. Já em “Vou Parir um Terremoto” a combinação entre textos e canções amplifica os debates sobre mulheridades tanto pautado na atualidade, inclusive temas polêmicos convidando à reflexão de questões que envolvem a mulher contemporânea cotidianamente.
Livro “Vou Parir um Terremoto” A la lettre criação, além de produzir espetáculos, também é um selo de publicação de textos teatrais. Com a estreia de “Vou Parir um Terremoto”, mais uma publicação ganha vida, com uma tiragem de 800 exemplares. O material será distribuído gratuitamente nos teatros, durante as apresentações e, em espaços de leitura municipais e escolas da rede pública, como contribuição para os acervos permanentes para leitura e consulta pela população curitibana.
SERVIÇO: Data: 18 e 19 de abril – sexta e sábado – às 20:00 Local: Auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural – República Argentina, 3.432, Curitiba) Data: 24 de abril – quinta-feira – às 20:00 Local: Guairinha – Auditório Salvador Ferrante (Rua XV de Novembro, 971, Curitiba) Entrada Franca: Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes no local. Sujeito à lotação. Classificação: 16 anos I Duração: 80 minutos YouTube: @lalettreespacodecriacao Instagram: @lalettrecriacao
SINOPSE Entre a música e o teatro, Uyara Torrente dá vida a uma cantora que transforma o palco em um espaço de questionamento sobre a não-maternidade e os papéis femininos na sociedade. Em um show vibrante, marcado por humor e dramaticidade, a personagem enfrenta dilemas e reflexões sobre liberdade, medo e expectativas sociais. Com canções inéditas e uma estética pop, Vou Parir um Terremoto propõe um olhar potente e sensível sobre as contradições de ser mulher hoje.
Foto: Marco Novack.
Uyara Torrente Atriz, cantora e compositora, Uyara Torrente é a fundadora e vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade, projeto que ganhou notoriedade após o sucesso viral do vídeo “Oração”. Formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Uyara construiu uma carreira sólida no teatro, cinema e música, participando de turnês internacionais em países como Portugal, França, Espanha e Venezuela. Como atriz, integrou diversos espetáculos teatrais, destacando-se no cenário cultural curitibano e nacional. Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo e segue explorando a interseção entre as artes performativas e a música.
Nadja Naira Diretora e iluminadora, atriz formada pela PUC/PR e Centro Cultural Teatro Guaíra. Em constante criação artística há mais de 30 anos, tem parcerias importantes, companhias de teatro, dança e música, recebendo prêmios como APTR, Shell e Gralha Azul. Dirigiu recentemente os espetáculos: O medo da morte das coisas, Dito e Lusco-Fusco. Como atriz, participou de diversas montagens, incluindo PRETO, PROJETO bRASIL e Descartes com lentes. Desde 2002, integra a companhia brasileira de teatro e, desde 2021 dirige os espetáculos da la lettre criação, dentre eles Penélope e Vou Parir um Terremoto.
Vinícius Nisi Produtor musical e compositor, Vinícius Nisi é um dos co-criadores do sucesso da Banda Mais Bonita da Cidade, atuando como diretor musical e instrumentista. Formado em Produção Sonora pela Universidade Federal do Paraná, Vinícius tem uma carreira multifacetada que inclui a composição de trilhas sonoras para cinema e teatro, além de produção musical em diversos gêneros. Destaca-se por sua contribuição na trilha sonora do filme “Alice Júnior”, premiada no Festival de Cinema de Brasília. Sua atuação também abrange a produção de shows e clipes que alcançaram ampla repercussão, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Ligia Souza É escritora e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas pela USP e pós-doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, com período de pesquisa na École Normale Supérieure e na Université Paris VIII na França. Autora de diversas obras publicadas e encenadas, trabalha com experimentações sobre questões de gênero e oralidade das palavras. Acompanhou processos artísticos na França, incluindo o trabalho do dramaturgo Valère Novarina. Idealizadora junto com Pablito Kucarz da la lettre criação, dedicada à publicação de dramaturgia brasileira contemporânea e produção de espetáculos.
O Santo Corte, salão responsável pelos cortes mais estilosos de Curitiba, completa um ano no próximo domingo 30/03, ocupando um casarão histórico na bucólica Praça Santos Andrade, em Curitiba. E para não deixar essa data passar em branco, aproveitando as coincidências cósmicas da vida, contaremos com a participação de: Michelle Michelon das tesouras afiadas do Lolitas Salon de Coiffure – que atualmente agita as cabeças de Londres – e Lisa Simpson com sua máquina de costura musical Berlinense, elas estão na cidade e vão agregar nas comemorações.
Afinal, tudo começou ali no largo da Ordem lá por 2010, quando essa turma toda se reunia trazendo a arte para a rua com desfiles, concertos, e muitas parcerias com criadores locais. Na intenção de resgatar a união das mentes mais criativas que essa cidade já teve, iremos apresentar um domingo nada convencional, onde música, costura, beleza e moda consciente se entrelaçam num espetáculo imperdível!
A casa abre às 14h com discotecagem analógica de Doka e Maçã, enquanto os cabeleireiros residentes do Santo Corte preparam modelos que irão desfilar looks especiais selecionados por Colete e Corselet, Marcos Manzutti, Chris Thainy, Agente Costura, Cherimoia Garimpo e SoraiaSo, acompanhados pelo som experimental e improvisado de Andreza Michel no baixo, Jonny na guitarra, e Lisa Simpson com seus instrumentos artesanais e máquinas de costura musical. Vem com a gente se divertir!
SERVIÇO: O Santo Corte & Costura Musical (Carão no Salão) Data: 30/03/2025 Horário: 14:00 às 21:00 Local: O Santo Corte. Endereço: Rua Alfredo Bufren, 323 – Centro de Curitiba. Atrações: Discotecagem: Maçã e Doka Desfile às 18:00 – Colete e Corselet / Agente Costura / Marcos Manzutti / Recast Lab / SoraiSo / Cherimoia Garimpo Improviso sonoro: Lisa Simpson / Jonny Washington / Andreza Michel
O show ADIS ABEBA RESISTENCE feat SISTAHS INNA HOUSE, é uma fusão dos dois projetos criados pelo produtor musical pianista, tecladista, compositor, arranjador e diretor musical, Ricardo Verocai, unindo o melhor do reggae instrumental com músicos que fazem parte da cena do reggae nacional e internacional à afinidade das vozes de um trio vocal composto por cantoras de grande expressividade artística.
Ricardo Verocai, tem uma extensa trajetória no estilo musical reggae , em 94 foi um dos criadores da banda Ganjazz (a primeira banda carioca no segmento jazz-reggae) com Black Alien, Daniel Pires, Marcello Hadji, entre outros e em 2004 foi um dos fundadores da banda Original Marley Cover, ambas no Rio de Janeiro.
Dentro do segmento acompanhou nomes como: Ras Bernardo (Cidade Negra), Rio Reggae Banda, Dom Luiz Rasta , Nabby Clifford, Djambi, entre outros. Também acompanhou em tours nacionais e internacionais, Andrew Tosh (Jamaica) por 10 anos, Pato Banton, Mishka e Harrison Stafford (EUA) e integrou a banda californiana Groundation na “South American Tour 2018”. Foi convidado por Aston Familyman Jr. para participar do show do The Wailers (banda do Bob Marley) em Curitiba no ano de 2015.
Em 2020 criou o projeto de música instrumental de reggae ADIS ABEBA RESISTENCE em homenagem à região da Abissínia, no continente africano, que nunca foi colonizada, exaltando essa resistência através de uma existência musical e ancestral.
Em seu repertório traz composições de Bob Marley, Black Uhuru, Jackie Mittoo, Denis Brown, Peter Tosh, Twinkle Brothers, entre outros grandes nomes da reggae music.
Ricardo Verocai e a cantora, compositora e diretora artística Kátia Drumond são idealizadores e dirigem o projeto musical MUV, de música preta brasileira, que em 2024 completou 25 anos e tem 5 álbuns lançados. A dupla tem uma longa história musical com a reggae music , Kátia Drumond foi backing vocal de Pato Banton, Ras Bernardo, Walking Lions e integra desde 2004 a banda Original Marley Cover.
Em 2018 criaram o projeto de vocal feminino de reggae, SISTAHS INNA HOUSE, onde Kátia convida outras cantoras.
O show Adis Abeba Resistence feat Sistahs Inna House tem a seguinte formação: Katia Drumond (cantora), Taciane Vieira (cantora), Ariane Souza – (cantora), Ricardo Verocai (teclados), Marlon Siqueira (guitarra), Evangivaldo Santos (contrabaixo), Reuel Silva (bateria) e Tonico Rasta (roadie).
O show é um mergulho na atmosfera do “deep reggae roots” da música jamaicana dos anos 70 e 80.
Serviço: SEXTA 21/03 19h — 03h Local: Macro Bar e Pista – Rua João Negrão 2450- Centro De Curitiba. Ingressos antecipados R$20, – aqui no link
Disco usado. De época, 1973. Em bom estado. Sem riscos. Com marcas do tempo, mas foi testado e não pula. Por favor, veja as fotos. Capa sem encarte. Capa sem grifos ou marcações. Seguindo o guia internacional para avaliação de discos de vinil: mídia: G+; Capa: G. Código do disco: 6349.077
Informações: Gal Costa – Índia Selo: Philips – 6349.077 Formato: Vinil, LP, Album, Stereo, Gatefold País: Brasil Lançado: 1973 Gênero: Latin Estilo: MPB
Músicas: A1 – Índia (6:51) A2 – Milho Verde (4:20) A3 – Presente Cotidiano (2:54) A4 – Volta (3:17) B1 – Relance (4:52) B2 – Da Maior Importância (5:12) B3 – Passarinho (2:23) B4 – Pontos De Luz (2:40) B5 – Desafinado (2:36)
Seguindo o “Guia Internacional Para Avaliação de Discos de Vinil”:
AVALIAÇÃO DO VINIL: GOOD (G+) Disco usado. Em bom estado. Apresenta algumas marcas de uso. Com riscos superficiais, mas foi testado e não pula. Por favor, veja as fotos.
AVALIAÇÃO DA CAPA: GOOD (G): Capa em bom estado. Sem encarte. Sem grifos ou marcações. Obs.: com leves marcas do tempo, por favor, veja as fotos.
FRETE: Taxa de entrega p/ todo país: R$24,90. Com opção de retirada na loja: ANTIQUÁRIO COISA VÉIA + SEBINHO Livros, discos, antiguidades, móveis, camisas de time, brinquedos, colecionáveis e objetos de decoração. Atendimento: Segunda a sexta, 9h às 19h. Sábado: 9h às 17h. Rua Prof. João Falarz, 409, Orleans, Curitiba-PR. Referência: nossa loja fica nos fundos do sobrado amarelo, o Restaurante Dona Carolina. Entre as lojas “Master Pró Audio” e “João Falarz Moto Peças”. Exatamente 400 metros do viaduto do Orleans.