CAMPO DAS ARTES RECEBE MARCIO JULIANO OUTRO SAMBA NA MOSTRA PÔR DO SOL

Marcio Juliano e banda. Foto: Leandro Taques.

As apresentações do show (dias 01,02, 08 e 09 de abril) também fazem parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba.

Ousadia, contemporaneidade, lirismo e bom humor caracterizam o show Marcio Juliano Outro Samba, próxima atração da Mostra Pôr do Sol, dias 01, 02, 08 e 09 de abril, às 20h, no Campo das Artes, em São Luiz do Purunã-PR. O evento marca a abertura oficial do espaço, projeto de vida do ator paranaense Luís Melo, que vem sendo construído desde 2008.

O show é uma experiência cênica musical multimídia que tem como fonte de inspiração o repertório e os artistas da Época de Ouro da música brasileira, período que vai de 1929 a 1945. Desdobramento da pesquisa realizada pelo cantor Marcio Juliano em trabalhos anteriores, No Samba” (2016) e “Noël” (2006).

Com caráter teatral e leitura contemporânea deste universo musical, Outro Samba conta com interações e intervenções de projeções mapeadas, com áudios sincronizados. “A ideia é revisitar uma estética muito explorada por esta geração de compositores, a do cinema”, revela Marcio que também dirige o show. A assistência de direção e iluminação é de Nadja Naira (Companhia Brasileira de Teatro). Outro Samba traz ao palco músicos virtuosos: Sérgio Albach (clarone), que assina a direção musical, Lucas Melo (violão 7 cordas) e Luis Rolim (bateria e percussão). Misturando diferentes linguagens projeta em cena participações especiais como a Orquestra à Base de Sopro e o trombonista Raul de Souza, falecido no ano passado.

Dorival Caymmi, Wilson Baptista, Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso estão presentes no repertório com narrativa diversa que homenageia o samba e suas múltiplas possibilidades, mas que sobretudo evoca a alegria, o amor e a superação da melancolia.

O show estreou em Curitiba, no final de 2019, ano de lançamento do CD de mesmo nome e, durante a pandemia, em 2021, foi adaptado ao formato digital, virou DVD e circulou virtualmente pelo interior do Paraná. “Participar da Mostra é uma experiência muito feliz, vamos oferecer ao público um espetáculo com uma abordagem diferente, é um show de música ancorado no teatro. Voltar ao presencial, poder ensaiar, preparar o show e o espaço para receber o público é muito emocionante”, comemora Marcio que também é o produtor geral da Mostra Pôr do Sol.

“O Campo das Artes é um espaço muito importante, único no Brasil. O fato dele estar situado no Paraná é uma riqueza para nós. Espero que esta iniciativa privada do Luís Melo sirva de inspiração ao poder público para que, por meio das leis de incentivo, movimente este lugar com muitas atrações e oportunidades artísticas porque o público está sedento de arte. Todos os ingressos da Mostra esgotaram em apenas 8 horas após a distribuição pelo site”, conta.

O evento integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba – edição 2022.

Confira a PROGRAMAÇÃO da Mostra que segue até 16 de abril:
1 e 2 de abril – 20h
Marcio Juliano Outro Samba – Cia Ilimitada
*durante o Festival de Teatro de Curitiba

8 e 9 de abril – 20h 
Marcio Juliano Outro Samba – Cia Ilimitada
*durante o Festival de Teatro de Curitiba

15 e 16 de abril – 20h
O Arquipélago – Súbita Companhia de Teatro  

MOSTRA PÔR DO SOL VIRTUAL
Local: Canal Campo das Artes no Youtube
www.youtube.com/channel/UCAVR2jOa08eYZ46p31YuzLw
Horário: 20h
Datas: 
19 de abril 
Manaós – Trupe Ave Lola (Duração: 80min)
20 de abril 
Noël.doc – Marcio Juliano e Cia ilimitada (Duração: 53min)
21 de abril 
Aqui – Súbita Companhia de Teatro (Duração: 60min)

Projeto realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

SERVIÇO:
MOSTRA PÔR DO SOL – 11 de março a 16 de abril
Espetáculo: SHOW MARCIO JULIANO OUTRO SAMBA
Data: 01, 02, 08 e 09 de abril 
Horário: 20h
Local: Campo das Artes (Estrada da Lage, 370 – São Luiz do Purunã/Balsa Nova-PR)
Contato exclusivo por whatsapp: 41 99995 8383
Email: contato@campodasartes.com.br
Ingressos gratuitos mediante reserva pelo site: www.campodasartes.com.br/
Capacidade: 100 pessoas por apresentação
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre 

Ficha Técnica – Show Marco Juliano Outro Samba
Direção, Pesquisa e Concepção: Marcio Juliano. Direção Musical: Sérgio Albach. Iluminação e Assistência de Direção: Nadja Naira. Som: Chico Santarosa. Projeções: Alan Raffo. Animação: Carlon Hard e Rômolo D’hipólito. Figurino: Áldice Lopes. Elenco: Marcio Juliano, Luís Rolim, Lucas Melo e Sérgio Albach. Participação Virtual: Raul de Souza, Uyara Torrente, Érica Silva, Iria Braga, Milena Tupi, Cássia Damasceno e músicos da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba. Assessoria de Comunicação: Glaucia Domingos. Realização e Produção: Companhia Ilimitada.

Sobre Marcio Juliano 
Marcio Juliano é um artista brasileiro. Natural de Curitiba, começou no teatro e na música aos 15 anos. De lá para cá escreveu, compôs, cantou, atuou, dirigiu, dançou, operou luz, foi contrarregra, produziu. Em 2005, fundou a Cia Ilimitada, produtora cultural onde realiza seus projetos. Como cantor, estreou em 2006, Noël, show cênico musical em homenagem a Noel Rosa, com direção de Marcio Abreu e Direção Musical de Sérgio Albach. O disco Noël veio em 2009, com ele Marcio visitou teatros de 25 cidades brasileiras, em mais de 70 apresentações, que tiveram um público de 50 mil espectadores. Seu trabalho mais recente é o projeto Outro Samba, que faz uma releitura das composições da Época de Ouro e inclui a gravação de CD e também DVD e pode ser conferido no site do artista: http://marciojuliano.com.br/

SAIBA MAIS:
www.campodasartes.com.br/
www.instagram.com/_campodasartes/
Facebook: @campodasartesbrasil

CONTATOS:
Produção
Marcio Juliano
marciojulianocontato@gmail.com
41 99902 5147
Laura Tezza
lauraproducaoavelola@gmail.com
41 99995 8383
Mídias Digitais
Jamilssa Melo
jamilssa@arvorealta.net
92 98161 1848

ELIFAS ANDREATO

Elifas Andreato faleceu nesta terça-feira (29), em São Paulo, aos 76 anos, devido a complicações decorrente de um infarto. Elifas foi um grande artista brasileiro. Com mais de quarenta anos de atividade como artista plástico, Elifas foi especialmente reconhecido como ilustrador de capas de discos de vinil. Ao todo, são 362 capas produzidas, principalmente nos anos 70, para artistas como Clara Nunes (Nação), Martinho da Vila (A Rosa do Povo), Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, Chico Buarque (Ópera do Malandro), Elis Regina, Adoniran, Toquinho e Vinicius (A Arca de Noé). Elifas nasceu no Paraná, em Rolândia, e começou sua produção de capas em 1973, quando criou a do long-play Nervos de Aço, de Paulinho da Viola – uma capa maravilhosa! Elifas tinha trabalho engajado, sempre se posicionou contra a ditadura militar. Em 2011 foi homenageado no Prêmio Vladimir Herzog. Além de engajada, sua obra tem grande beleza, sensibilidade e qualidade artística: reconhecida no mundo inteiro.

PEITA COMPLETA 5 ANOS E COMEMORA COM EVENTO GRATUITO NA RUA PAGU

LUTE COMO UMA GAROTA – Karina Gallon por Karen Luckmann.

A marca-protesto curitibana conhecida pela frase ‘Lute como uma garota.’ festeja seu aniversário com discotecagem, roda de conversa, descontos e mimos.

A marca-protesto Peita completou cinco anos de luta no dia 8 de março e celebra o novo ano que se inicia com um evento gratuito na Rua Pagu, em Curitiba, no sábado, dia 26. Animando a festa das 16h às 22h, as DJs Vane Marques e Carmen Agulham. Também haverá uma roda de conversa sobre o impacto da pandemia na vida das mulheres, uma proposta de escuta ativa e partilha de histórias mediada pela psicóloga corporal, Larissa Tomass. O evento é ao ar livre, seguindo as orientações de prevenção do coronavírus e sujeito a lotação.

“Esse é nosso 5º aniversário. 8 de março é o dia em que tudo faz sentido, marchamos ao lado das nossas. A cada ano criamos mais alianças, conexões, afeto e aprendizagem. Ao ver as pessoas vestindo a mensagem da Peita que mais faz sentido naquele dia, me emociona demais. É a materialização de tudo o que pensamos para a marca, como posicionamento, propósito e a razão de existir”, exalta a idealizadora, Karina Gallon.

A partir das 16h quem comanda o som é a DJ Carmen Agulham com uma mistura de brasilidades contagiantes como samba, axé, carimbó, funk, e ritmos nacionais que envolvem sonoridades da antiga e nova geração.

Às 19h haverá um diálogo com a psicóloga corporal Larissa Tomass sobre como as mulheres passaram por esse momento pandêmico, lidando com a solidão, sobrecarga materna, carga horária de trabalho, desemprego, relacionamentos, a relação com o corpo, envelhecimento, carga mental e muito mais.

Fechando a festa em grande estilo, às 20h, a DJ Vane Marques solta músicas que contém elementos da cultura afro-brasileira, através de graves fortes, tambores, e ritmos, trazendo o afrobeat, 2000’s, funk, POP brasileiro e outros sons que passam por essas vertentes.

Quem prestigiar o evento ganha um cupom de desconto de 25% para adquirir sua peita durante o período da festa. As vendas serão online, através de QR CODE espalhados pela Rua Pagu, e o pedido será enviado posteriormente sem custo para a casa das pessoas. Haverá um mostruário para quem quiser conhecer e provar as peças.

( • ) PROGRAMAÇÃO
16h – DJ Carmem Agulham
19h – Roda de Conversa E aí, mana? Como peitar essa pandemia?, com Larissa Tomass
20h – DJ Vane Marques

( • ) SOBRE A PEITA
A Peita nasceu dia 8 de março de 2017 com a frase “Lute como uma garota” invadindo as ruas de Curitiba nas manifestações do Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras. O objetivo da marca-protesto é oferecer ferramentas de enfrentamento contra as opressões, que atravessam pessoas diversas de diferentes formas . A Peita cumpre com a missão de trazer os dizeres polêmicos do contexto das manifestações para o dia a dia, seja em camisetas, moletons, bolsas, bottons, ímãs, ecobags ou adesivos.

( • ) SERVIÇO
ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DA PEITA
data: 26 de março, sábado
hora: 16h às 22h
local: Rua Pagu – Rua Alberto Bolliger, 120 – Juvevê, Curitiba
EVENTO GRATUITO.

( • )
peita.me
instagram.com/putapeita
twitter.com/putapeita

Pauta: Cliteriosa Comunicação

“TRAVA BRUTA”, SOLO DE LEONARDA GLÜCK SOBRE A VIVÊNCIA DA SUA TRANSEXUALIDADE NA REALIDADE BRASILEIRA, CHEGA A 30ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA

Trava Bruta – Leonarda Glück – Foto Alessandra Haro.

Espetáculo estreou em São Paulo em dezembro de 2021 e marca os 25 anos de carreira da artista Leonarda Glück, que teve trabalhos apresentados em países da Europa e da América Latina

Após realizar estreia nacional na cidade de São Paulo e cumprir temporadas presencial e online no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo “Trava Bruta”, solo escrito e encenado por Leonarda Glück com direção de Gustavo Bitencourt, faz duas únicas apresentações gratuitas no Festival de Teatro de Curitiba, dias 5 e 6 de abril, às 19h, em NOVO LOCAL, agora no Mini Guaíra, Rua Amintas de Barros, s/nº, centro de Curitiba. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos às 18h, no teatro mesmo.

“Trava Bruta” é um manifesto que parte da experiência transexual da própria Glück para propor uma ponte e um embate entre o contexto artístico e a atual conjuntura política e social brasileira no que se refere ao campo da sexualidade. O trabalho marca as comemorações de 25 anos de carreira da artista e também o seu reencontro com o diretor Gustavo Bitencourt. Juntos os dois já desenvolveram criações em performance, dança e teatro, com destaque para Valsa Nº 6, montagem do texto de Nelson Rodrigues premiada pela Funarte em 2012, na ocasião do centenário do autor.

Leonarda, que hoje mora na capital paulista, começou a escrever o texto ainda em Curitiba, sua cidade de origem, onde fundou importantes coletivos do cenário teatral nacional como a Companhia Silenciosa e a Selvática Ações Artísticas. Seus trabalhos tratam de diversas temáticas, e já foram apresentados em vários países da Europa e América Latina, mas esta é a primeira vez em que a artista dedica uma criação exclusivamente à transexualidade: “Me veio uma possível angústia repentina de talvez não ter conseguido em outro momento antes escrever tão intimamente sobre o assunto da transexualidade, e seus efeitos na minha mente e na vida social da qual faço parte”, diz Leonarda.

Sobre o processo de direção do espetáculo, Gustavo Bitencourt conta que percebeu o quanto o texto fala de vivências que dizem respeito a todos, e não somente às relacionadas a transexualidade no Brasil: “É importante que a gente olhe tanto para o que tem de específico nesse contexto do qual ela fala, quanto para onde essa história se conecta com outras tantas”. Partindo daí, ele entendeu o texto de “Trava Bruta” como uma auto-ficção, gênero literário e teatral que combina autobiografia com ficção.

Leonarda e Gustavo, então, se encontraram no conceito, como nos diz o diretor: “Ficção que é o que eu pesquiso, é a minha profissão  – como drag queen, que é o que eu faço da vida há 12 anos – e é uma necessidade básica de qualquer ser humano. Humano precisa de ficção pra viver, e em diferentes medidas, com diferentes graus de comprometimento e de risco, todo mundo vai dando um jeito de concretizar”, destaca.

Para Gustavo, o ponto chave da ideia no trabalho encontra-se no fato de que “algumas ficções são permitidas e outras não. Quando se trata de gênero, as pessoas tendem a ficar muito assustadas”. Leonarda complementa: “chego aqui com a certeza de que o herói macho branco, heterossexual, cristão e suas ideias precisam urgentemente ser substituídos, trocados ou mesmo revisitados por outros ângulos. Estão chatos. De alguns eu ainda gosto muito, mas estão chatos.”

A participação de Leonarda, Gustavo e da Pomeiro no Festival marca, também, o retorno dos artistas à cidade: por muitos anos os três integraram eventos variados dentro do Festival (como o Fringe, a Mostra Oficial, a Mostra Novos Repertórios, a Curitiba Mostra e outras). Embora suas obras mais recentes tenham estreado em outros municípios do país nos últimos anos, boa parte de suas trajetórias foi consolidada em Curitiba.

O espetáculo chega à capital paranaense integrando a edição comemorativa de 30 anos do Festival de Curitiba, dentro do Interlocuções,  uma das ações do evento, a convite da curadoria de Giovana Soar e Celso Curi.

Sobre os artistas:
Leonarda Glück é atriz, dramaturga e diretora curitibana radicada em São Paulo. Co-fundadora da Companhia Silenciosa e do Coletivo Selvática. Graduada em Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Tem mais de vinte textos encenados por diferentes grupos, companhias e artistas brasileiros e internacionais de diversas linguagens artísticas. Publicou A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro, coletânea com seis textos teatrais. Para maiores informações acesse www.leonardagluck.com

Gustavo Bitencourt é diletante profissional, nascido e residente em Curitiba, Paraná. Estudou Letras na UFPR. Atua em diversos campos artísticos e tem na indisciplinaridade uma das principais características de seu trabalho. Trabalha como ilustrador, designer gráfico, redator e tradutor, performer, ator, diretor de teatro, drag queen, crítico de arte e já compôs trilhas para teatro, dança e vídeo.

SERVIÇO
TRAVA BRUTA.
Dias 5 e 6 de abril, às 19h.
Mini Guaíra, Rua Amintas de Barros, s/nº, centro de Curitiba.
A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos às 18h, no próprio teatro.
18 Anos, 70 Minutos.

FICHA TÉCNICA
Criação, texto e interpretação: Leonarda Glück
Direção: Gustavo Bitencourt
Direção de produção: Igor Augustho
Trilha original: Jo Mistinguett
Luz: Wagner Antônio
Assistente de iluminação: Dimitri Luppi
Criação em vídeo e projeções: Ricardo Kenji
Figurino: Fabianna Pescara e Renata Skrobot
Fotografias: Alessandra Haro
Assessoria de imprensa São Paulo: Pombo Correio
Assessoria de imprensa Curitiba: Platea Comunicação e Arte
Realização e produção: Pomeiro Gestão Cultural

PRÊMIO NACIONAL UNICRED DE LITERATURA

“A cultura é essencial ao crescimento de qualquer civilização e o cooperativismo tem como um de seus princípios apoiar e valorizar ações que possam ajudar no desenvolvimento da sociedade.

A fim de incentivar a cultura e a literatura brasileira e dar visibilidade a tantos escritores talentosos que o país possui, numa iniciativa da Unicred Valor Capital, a Unicred Central Conexão, com o apoio da Unicred do Brasil, acaba de lançar o Prêmio Nacional Unicred de Literatura.

Poderão participar escritores que possuam obras do gênero Romance publicadas nos anos de 2020 e 2021. O vencedor receberá como premiação o valor de R$ 25 mil.

Participe mostrando o seu talento ou envie este post para um amigo escritor que não pode perder esta oportunidade!

Serviço:
Prêmio Nacional Unicred de Literatura
Período de inscrições: de 17 de março a 31 de maio de 2022.
Valor da inscrição: R$ 150,00
Divulgação dos Resultados: dia 25 de outubro
Confira o Regulamento neste link
Formulário de Participação, neste link: Unicred

“O TESOURO DO PIRATA ZULMIRO”: ESPETÁCULO CIRCENSE COM ESTREIA EM JANEIRO REVIVE LENDA CURITIBANA

O Tesouro do Pirata Zulmiro. Foto: Lidia Ueta.

A montagem, que traz a lenda do Pirata Zulmiro como pano de fundo, também é uma homenagem ao artista idealizador do projeto, Marcos Gabriel Freitas (Palhaço Fidalgo), que faleceu em agosto de 2020. Ao todo, serão oito apresentações online e gratuitas para toda a família assistir no YouTube entre os dias 27 de janeiro e 06 de fevereiro

Entre os dias 27 de janeiro e 06 de fevereiro, de quinta a domingo, sempre às 20h, os curitibanos de todas as idades têm a oportunidade de assistir gratuitamente e online o espetáculo “O Tesouro do Pirata Zulmiro”, que, por meio de números circenses, parte da lenda que permeia o imaginário da cidade de Curitiba, para contar essa história. As exibições são feitas diretamente no canal do YouTube do diretor e dramaturgo do projeto, Silvestre Neto, o Palhaço Macaxeira youtube.com/SilverNeto.

“O Tesouro do Pirata Zulmiro”, foi idealizado pelo artista Marcos Gabriel Freitas — o Palhaço Fidalgo —, e complementado pelo artista Silvestre Neto. Após o falecimento de Fidalgo em agosto de 2020, a obra foi adaptada pela equipe, que está realizando o espetáculo em homenagem à vida e obra do Palhaço Fidalgo.

A obra foi gravada nas dependências do Circo da Cidade, no Boqueirão, e explora a saga do Pirata Zulmiro, um personagem do folclore curitibano, para conseguir abrir o baú que carrega consigo. Em um universo delirante, Zulmiro precisa passar por provações para descobrir de quais maneiras as riquezas dele podem ser reveladas. Buscando ajuda em uma lona circense, ele e Heraldo, seu fiel escudeiro, desvendam os mistérios do picadeiro de uma forma inusitada. Diversão garantida para toda a família.

Além das oito apresentações, o projeto conta, ainda, com a realização de um bate-papo da equipe com o público para compartilhar o processo de criação e refletir sobre os caminhos da linguagem circense no ambiente audiovisual. A live acontece no dia 27 de janeiro, às 21h, logo após a estreia da peça, também no canal do YouTube.

O espetáculo tem dramaturgia e direção de Silvestre Neto, e o elenco conta com a participação de artistas relevantes do cenário circense curitibano: Camila Cequinel, Denis Mariano, Mago Niko e o próprio Silvestre Neto.

A estreia, inicialmente prevista para acontecer de forma presencial em março de 2020, como parte da programação do Circo da Cidade, precisou ser adiada por conta da pandemia causada pelo coronavírus e, posteriormente, pelo falecimento de Marcos.

O roteirista, diretor e parceiro de criação, Silvestre Neto, comenta que a realização do espetáculo é uma forma de homenagear o amigo. “O Marcos era um buscador. Tinha certeza sobre sua missão e assim o fazia com sua arte, buscando sempre se aprimorar. Era impressionante a sagacidade e o ímpeto dele em procurar compreender suas dificuldades com o único intuito de ser um artista mais completo. Nos ensaios que foram paralisados ele estava mostrando o quanto estava pronto para levar ao máximo essa forma de pensar”, diz. “Para mim e o elenco, todos amigos dele, o espetáculo foi criado de forma muito emocionante, com o coração nas atuações. Faço com a intenção de registrar o legado desse artista impressionante e homem fora do comum”, reforça Silvestre.

Marcos Gabriel Freiras nasceu em 1981, no município de Faxinal, a 300 km de Curitiba. Se mudou para a capital aos 9 anos de idade, para tratar problemas de saúde. Dos 38 anos que viveu, 16 foram dedicados ao teatro e à palhaçaria. Em meados de 2010, criou o bufão Fidalgo Filho de Algo — o Palhaço Fidalgo —, personagem que interpretou em diversos espetáculos locais e nacionais. Sempre com humor e irreverência, abordava temas como religião e política. Marcos faleceu em agosto de 2020, por complicações causadas pela COVID-19. Ele deixou a esposa, Letícia Lopes Freitas, com quem vivia há 13 anos.

O projeto foi aprovado no edital de Difusão e Formação em Circo, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.

SERVIÇO:
O TESOURO DO PIRATA ZULMIRO
Classificação indicativa: Livre
Exibições gratuitas de 27 de janeiro a 06 de fevereiro
Quintas, sextas, sábados e domingos, sempre às 20h
Via YouTube youtube.com/SilverNeto
LIVE – Processo de Criação do espetáculo O TESOURO DO PIRATA ZULMIRO
Um bate papo sobre o processo criativo do espetáculo, refletindo sobre os caminhos da linguagem circense para o ambiente audiovisual
Dia: 27 de janeiro
Horário: 21h (após a exibição de estreia do espetáculo)
Via Youtube youtube.com/SilverNeto

FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Silvestre Neto
Elenco: Camila Cequinel, Denis Mariano, Mago Niko, Silvestre Neto
Iluminação: Wagner Correa
Técnico de iluminação (montagem): Well Daum
Cenário e Figurino: Levi Brandão
Costureira: Nair Scheffler
Trilha Sonora: Denis Mariano
Gravação: Paulo Rosa e Lídia Ueta
Edição: Silvestre Neto
Técnico de Som: Karina Scariott
Transmissões das ações: Paulo Rosa
Fotos: Lidia Ueta
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Platea Comunicação e Arte (Thays Cristine – (41) 9 9907-9648 – platea.comunicacao@gmail.com)
Design Gráfico: bialopse
Diretor de Produção: Marianinho Produções (Edran Mariano)
Realização: Silvestre Neto
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

VERO FAZ POP ALTERNATIVO NO INTENSO ÁLBUM “CONTRAPRANTO”

Trabalho é produzido por lucasbin

Um livro aberto com poesias sensíveis e camadas eletrônicas para trazer, de modo acolhedor, uma ligação com o ouvinte e respeitar suas cicatrizes. É assim “Contrapranto”, disco de estreia da artista curitibana VERO. Em uma brincadeira com o conceito do contracanto, o trabalho faz da fragilidade a sua força e une pop, indie e hip hop com produção musical de lucasbin. O disco está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ouça “Contrapranto”: https://ditto.fm/contrapranto_a44338a420

Cantora, compositora, atriz e produtora cultural, Veronica Melhem fez de sua vida uma entrega à arte. Nascida em Curitiba, ela cresceu no interior do Paraná e traz em seu currículo uma pluralidade de trabalhos que é refletido em seu debut.

“Contrapranto” apresenta suas composições em um formato de performance, trazendo um toque de dramaturgia inerente à artista, e misturando gêneros musicais, com participações especiais de Brinsan N’Tchalá, Baeni, Glauber Amaral, Janasq, Mika Mc, Rudson Malheiros, Zopelar. O trabalho está disponível em todos os serviços de streaming de música digital.


Crédito foto: Lucas Ueno

Ficha Técnica:
Composição, idealização, produção executiva e design da capa: VERO
Produção e direção musical: lucasbin
Preparação vocal: Baeni
Fotografia da capa: Lucas Ueno
Styling e maquiagem da capa: Geovana Ribas
Participações: Brinsan N’Tchalá, Baeni, Glauber Amaral, Janasq, Lucas Elion, Mika Mc, Rudson Malheiros, Zopelar.
Direção dos clipes de “Vai Saber” e “Memória de mim”: Willian Klimpel (com assistência de Siamese). 
Direção do clipe de “Azarte”: MD Audiovisual (com participação de Baeni, Luísa Teles, Ramon Costa e lucasbin).

Agradecimentos: Abrão José Melhem Junior, Alessandra Amaral Melhem, Arthur Faraco, Lucas José Amaral Melhem, Lucas Budel, Luísa Teles, Murilo Mendonça, Ramon Costa e Vinicius José Amaral Melhem.

Gravadora: RECAPS LABEL
Acompanhe VERO:
https://open.spotify.com/artist/4jGsOURk2Pxk4BtofViTGj
https://instagram.com/veromelhem


Vero e Lucas Bin. Crédito foto: Lucas Ueno

Assista ao clipe de “Memória de Mim”:


Assista ao clipe de “Vai Saber”:

8ª EDIÇÃO DO SARAU PERIFÉRICO | CRIS SNJ, DOW RAIZ E SOMBRA SNJ

Neste domingo (19) tem a 8ª edição do Sarau Periférico! Desta vez o evento será realizado na Comunidade Dona Cida, na Cidade Industrial de Curitiba, onde rolaram outras edições.

Teremos a participação da CRIS e do SOMBRA, ambos do SNJ e do curitibano DOW RAIZ, além de um lindo Coral de Natal com a banda CENTRAL SISTEMA DE SOM junto com as crianças da comunidade e demais artistas da cena local.

O evento é gratuito, mas estaremos vendendo rifas e camisetas do Núcleo Periférico para custear toda estrutura e a apresentação dos artistas.

Serviço:
8ª edição do sarau periférico
Data: Domingo, 19 DEZ, a partir das 13h
Local: Comunidade Dona Cida, no Cidade Industrial de Curitiba
Entrada gratuita.

fonte: Núcleo Periférico

LITERATURA COM ACESSIBILIDADE

Ave Lola Espaço de criação lança audiobook e realiza evento com tradução para libras e audiodescrição

Curitiba, 08 de dezembro de 2021 – A obra literária “Nuon – dramaturgia e memórias do processo de montagem” de autoria da dramaturga e diretora Ana Rosa Genari Tezza, ganhará sua versão audiobook em português e ebook em espanhol. O lançamento acontecerá no dia 16 de dezembro, das 19h30 às 21h30, na Ave Lola Espaço de Criação (rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro de Curitiba) e terá tradução para libras e audiodescrição.

O evento contará com a presença da autora Ana Rosa para um bate-papo sobre o livro que será distribuído gratuitamente. A publicação traz a dramaturgia do espetáculo “Nuon” montado em 2016 pela trupe Ave Lola e fala sobre o processo de montagem da peça contado pela própria dramaturga e em relatos de artistas que participaram da obra teatral.

O projeto “Publicação literária Nuon” foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização da Ave Lola Espaço de Criação e Governo Federal por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Patrocínio: Nórdica, Tratorcase Máquinas Agrícolas, Plast Pack, Serdia, Tratornew. Instituição Beneficiada: Hospital Pequeno Príncipe (HPP).

Sinopse
Ana Rosa Tezza traz em Nuon, dramaturgia e memórias do processo de montagem, a história que acontece em uma única noite no Camboja, em que se juntam vida e morte, dia e noite, amor e guerra. Na peça, barrada pela senhora Nuon, mulher cambojana que resistiu ao cruel regime e acolheu outras mulheres em sua jornada, surgem espíritos inquietos que testemunharam o regime do Khmer Vermelho. Eles apresentam ao público suas revelações: suas humanidades, seus amores, seus temores, seus sons, suas vidas e mortes.

O processo de criação da obra foi relembrado por cada membro da trupe Ave Lola e descrito para trazer ao leitor os detalhes do fazer teatral da companhia curitibana. Nuon viajou Brasil afora e tocou pessoas de diferentes partes do mundo com sua profunda emoção, inspiração e amorosidade. A arte da Ave Lola expande o viver para infinitas possibilidades.

Ficha Técnica
Direção: Ana Rosa Tezza
Elenco: Ana Rosa Tezza em Nuon e Koylan, Evandro Santiago em Arun, Kim, Sambath e Diretor do Campo de Refugiados, Helena Tezza em Bopha, Nuon e Ampeu Hengsaa, César Matheus em Príncipe Norodom Sihanouk, Marcelo Rodrigues em Tã e Mestre Viseth, Regina Bastos em Nuon
Composição Musical: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat
Músicos: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat
Captação, Mixagem e Edição de Áudio: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Serviço:
Lançamento do audiobook em português e do ebook em espanhol da obra literária  “Nuon – dramaturgia e memórias do processo de montagem” | lançamento com tradução para libras e audiodescrição e distribuição gratuita do livro no drive-thru da Ave Lola.
Data: 16 de dezembro de 2021
Horário: das 18h30 às 21h30
Ingresso: gratuito
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227)
Facebook: @avelolaespacaodecriacao
Instagram: @ave_lola
Site: www.avelola.net.br
Contato de Imprensa: Jamilssa Melo | 92-98161-1848

AZZUL SABIAH

Azzul Sabiah surge como espaço multicultural idealizado para eventos, troca de experiências artísticas e encontros. O ambiente interliga estúdio, ambiente para exposição de artes plásticas, cantina e jardim criativo. Localizado em Curitiba, no bairro Pilarzinho, o Azzul Sabiah conta com estúdio-teatro de 51 m² que serve para gravações, ensaios e também auditório para receber públicos pequenos – até 20 pessoas. O local tem estrutura para workshops, podcasts, lives, apresentações musicais, conferências, aulas, exposições de arte e outras inúmeras possibilidades.

O evento de pré-inauguração acontece entre os dias 9 e 11 de dezembro, de quinta-feira a sábado. Em formato de bate-papo descontraído falando sobre vida e música, DouDou entrevista convidados no Bla-Bla-Blah Musical. Os primeiros convidados são três músicos de renome internacional: Ney Conceição, Robertinho de Paula e Paulo Levi. Como sugere o nome, Bla-Bla-Blah Musical não tem pretensão de ser um workshop com informações técnicas sobre música, mas sim uma conversa sobre a trajetória dos artistas convidados. Então não precisa ser músico para participar, basta gostar de música!

No sábado, às 19h, acontece o Coquetel Jam Session com músicos locais no jardim criativo, onde haverá projeção real-time da apresentação que acontece dentro do estúdio-teatro. Durante todos os dias do evento, ocorre simultaneamente a exposição Sabiá, organizada pela curadora, Giovana Martucci, apresentando diversas faces da arte local: Jonas Sanson com a sua produção em vídeo arte, Henrique Neves na gravura, Leo Bardo com desenho, Eloiza Montanha, Leonardo Franco e Regina Azolin na pintura. Artistas diferentes com produções únicas que se unem no compartilhamento de um mesmo território de produção cultural.

O ambiente segue normas e protocolos de saúde e segurança da Prefeitura de Curitiba, conta com área externa e jardim para promover mais distanciamento entre o público. O local disponibiliza máscaras e álcool em gel ao público e na entrada do evento exige comprovante de vacinação contra covid-19.

A realização é fruto de parceria entre Azzul Sabiah e Aoca Eco Arte, o mais recente programa do Aoca Cultural que atua na coleta seletiva de resíduos, ressignificando o lixo em prol do meio ambiente. A instituição do Aoca está presente há 30 anos na cena cultural curitibana e nacional, onde atua na promoção de artistas das mais variadas vertentes, e atualmente desenvolve suas produções através da economia circular e com foco na sustentabilidade. O Azzul Sabiah é parceiro de empresas que investem em economia criativa, em arte, em cultura.

CONVIDADOS DO BLA-BLA-BLAH MUSICAL


Paulo Levi. Crédito foto Wanda Marques.

PAULO LEVI é o nosso Marco Polo do saxofone. Inicialmente foi autodidata. Aos 17 anos migrou da Amazônia a Paris, na França, onde foi aceito no CSMDP como o primeiro aluno latino-americano a participar da primeira turma de música improvisada, ou seja, Jazz europeu. Passou por Estados Unidos, Europa e Ásia, e atualmente mora  em Hong Kong, onde participa das atividades locais com orquestras e concertos. Dividiu palco com diversos artistas brasileiros e internacionais como Naná Vasconcelos, Bibi Ferreira, Zezé Motta, Caetano Veloso, João Bosco, Claudio Nutti, Bebel Gilberto, João Donato, Tom Wopatt e o nomeado para o Grammy, Duduka da Fonseca.


Robertinho de Paula. Fonte Portal Terra.

ROBERTINHO DE PAULA é patrimônio da música instrumental brasileira. Guitarrista virtuoso, filho do violonista radicado na Itália, Irio de Paula. Robertinho tem sólida carreira internacional com vários discos lançados na Europa. Participou de inúmeros festivais internacionais de Jazz, com notáveis artistas no nosso tempo como Larry Coryell, Martin Taylor, Paul Wertico, Dave King, Rob Towsend, Fabrizio Bosso, Robertinho Silva, Ivan Lins, Seu Jorge, Vito Di Modugno, Massimo Manzi, entre outros.


Ney Conceição fonte Canal do Youtube DiGi2 Filmes.

NEY CONCEIÇÃO é músico autodidata, arranjador e compositor. Participou como contrabaixista em mais de 200 discos gravados. Trabalhou com uma lista imensa de artistas: João Bosco, Elba Ramalho, Sebastião Tapajós, Robertinho Silva, Airto Moreira, Danilo Caymmi, Dominguinhos, Fátima Guedes, Gonzalo Rubalcaba, João Donato, João Nogueira, entre tantos. Na música instrumental, desenvolve trabalho notável com Nelson Faria e Kiko Freitas, no Nosso Trio. Ao completar 30 anos de carreira, Nei gravou o DVD Live de arranjos em formato de big band Jazz.

Serviço:
Bla-Bla-Blah Musical
Datas: 9, 10 e 11 de dezembro de 2021, quinta-feira, sexta-feira e sábado. Abertura da casa: 14h30. A entrada do público será encerrada às 14h55.

Sábado, às 19h: COQUETEL JAM SESSION
Realização: Aoca Eco Arte

Produção: Aoca Cultural
Maiores informações na página @azzulsabiah
Contato para imprensa: Leandro Hammer (41) 99745-5294 / leandro.hammer@gmail.com

FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção Geral: DouDou
Produção Geral: Verônica Menezes
Direção de Comunicação: Carol Azolin
Assessoria de Imprensa: Leandro Hammer
Identidade Visual: Alexandre Valente
Design Gráfico: João Jasco
Curadoria: Giovana Martucci
Direção de Live: Jean Michael
Operador de Som: Roger
Cenotécnico: Marcos Marciano

Quinteto Azzul Sabiah, formação:
DouDou – sopros.
Paulo Levi – sopros.
Robertinho De Paula – guitarra.
Ney Conceição – contrabaixo.
Thales Lemos – bateria.