Blogue FATO Agenda divulga: 1) vagas e oportunidades em comunicação social, mkt e design em Curitiba e região. 2) Agenda cultural da cidade. 3) Livros e discos de vinil (do Sebinho FATO Agenda). Editado há 17 anos (desde 2009) pelo jornalista Leandro Hammerschmidt.
Vem aí a 23ª Feira Nacional Curitiba Vinil! Anote: dia 1º/junho (sábado), a maior feira de vinil do sul do mundo estará de volta com mais de 30 expositores para você se deliciar com DISCOS DE VINIL novos e usados, nacionais e importados, para todos os gostos e estilos! E você ainda pode negociar os seus!
Serviço: 23ª Feira Nacional Curitiba Vinil Sábado 1º de junho o dia todo, das 09h às 18h Local: Galeria A Travessa: Rua São Francisco 232 ou R. 13 de maio 439 – Centro de Curitiba. Entrada FREE Estacionamento pago próximo aos acessos Café Gastro e Camisetas temáticas
Pode trazer a família completa e seus bichinhos de estimação!
MUV de Kátia Drumond e Ricardo Verocai, completa 25 anos de um projeto musical cheio de grooves e parcerias criativas e, celebra a trajetória em dois grandes shows na Feira Afro da Zumbi e no Espaço Fantástico das Artes, dias 21 e 26 de abril.
Após o lançamento do EP Bairro Black, o projeto musical MUV – Movimento Uniformemente Variado, dirigido pelos artistas Ricardo Verocai e Kátia Drumond finalizam o projeto Difusão Bairro Black com dois grandes shows que marcam os 25 anos de trajetória da música do MUV. O primeiro show será durante a Feira Afro da Zumbi, no dia 21 de abril (15h30) e o encerramento dia 26 de abril (20h) o groove dançante do MUV será no Espaço Fantástico das Artes, e quem embala a pista de dança da festa na sequência é o DJ Jeff Bass.
O MUV tem sua trajetória marcada pela criação de ritmos na origem negra, colocando a negritude como enfoque. Não apenas como pauta, mas também como força criadora, movimentando mentes e corações, vibrando em potentes ondas sonoras. Criado em 1999 no Rio pelo produtor musical, tecladista, compositor e arranjador Ricardo Verocai e pela cantora e compositora Kátia Drumond, o MUV está em Curitiba desde 2005 marcando a história da música local.
Os dois shows fazem parte do Projeto Difusão Bairro Black, que levou ao palco do Teatro José Maria Santos a primeira temporada de shows do EP Bairro Black, em março deste ano. Produzido pela Pomeiro Gestão Cultural, o trabalho engloba outros formatos midiáticos para o público como um curta metragem documental sobre o processo criativo do EP, e ainda uma websérie de 8 episódios com depoimentos de algumas das personalidades negras homenageadas no álbum, que poderão ser acessadas no YouTube.
No repertório dos shows o MUV traz o EP Bairro Black, recheado com as bases do soul, groove, funk, jazz, rap, reggae, ritmos uniformemente dançantes, com ritmos variados da música brasileira como o samba. O MUV traz ainda músicas que fazem parte dos outros álbuns do grupo como “Movimentos”, “Minha Gente Brasileira” e “Guardiões do Groove”.
SERVIÇO: Show MUV – 21 de abril Local: Feira Afro da Zumbi na Praça Zumbi do Palmares Rua: Lothário Boutin, 289 – Pinheirinho, Curitiba Horário: 15h30 Entrada: Gratuita
Show MUV – dia 26 de abril Local: Espaço Fantástico das Artes Rua: Trajano Reis 51 – Centro, Curitiba Horário: 20h Entrada: Gratuita
FICHA TÉCNICA: Direção Musical: Ricardo Verocai Direção Artística: Kátia Drumond Produção Geral: Igor Augustho e Kátia Drumond Voz: Kátia Drumond Teclados: Ricardo Verocai Baixo: Evangivaldo Santos Guitarra: Eduardo Ansay Bateria: Samir Souza Backing Vocals: Kabuto e Brenda Calbaizer Iluminação: Lucas Amado Direção de palco e Operador de som: Luigi Castel Assistente de Palco: Ana Luiza e Fernando Atanasio Assistente e Montador de iluminação: Juan Lis Produção técnica: Effex Tecnologia e Criação Roadie: Antonino Rodrigues (Tonico Rasta) Figurino e Maquiagem: Tassy Dal Nergro Tradução para Libras: TAÉ – Libras & Cultura Intérpretes de Libras: Elaine Moreira, Nathan Sales e Talita Grünhagen Direção de Produção: Igor Augustho Produção Executiva: Cindy Napoli Produção: Rebeca Forbeck Assistente de Produção: Monica Margarido Estagiário de Produção: Matheus Zaidan Captação de Recursos: Meire Abe Assessoria de Imprensa: Bruna Bazzo (Bruna Bazzo [Comunica]) Programação Visual e Mídia Social: Paula Villa Nova Realização e Criação: MUV Realização e Produção: Pomeiro Gestão Cultural
“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.”
SOBRE O MUV: O projeto musical MUV – Movimento Uniformemente Variado, mistura ritmos em um som único e tem a direção musical de Ricardo Verocai, e direção artística de Kátia Drumond, com assistência de direção do baixista e compositor Evangivaldo Santos. O grupo está entre as bandas que fazem música autoral de Curitiba e é formado por músicos do Rio de Janeiro, Salvador e do Paraná, que residem na cidade.
O MUV se destaca na cena musical brasileira e no exterior com a proposta de reviver o movimento de música preta nacional surgido no Rio de Janeiro no final da década de 60 com Dom Salvador e Herlon Chaves, e fortalecido por nomes como Tim Maia, Gerson King Combo, Banda Black Rio, Cassiano, Lady Zu e Carlos Dafé.
Além destes, também fazem parte das influências musicais do grupo, entre outros: Azymuth, Arthur Verocai, Carlos Dafé, Tania Maria, Leny Andrade, entre outros .
A banda já lançou 03 álbuns e 02 EPs, sendo o último lançamento o Bairro Black, disponível nas principais plataformas de áudio. Entre os discos: ‘‘Os Movimentos’ (2006) e ‘Minha Gente Brasileira’ (2011), ‘Acordes Daqui’ (2013) e os dois primeiros contam com participações do maestro, Arthur Verocai e têm músicas em parceria com Macau, e o segundo tem participação do cantor e compositor Carlos Dafé. Suas composições estão nas playlist de DJ’s nacionais e internacionais, tem reprodução em rádios da Alemanha, França, Sérvia, Rússia, Estados Unidos, Austrália, Itália, Espanha, Canadá, entre outros.
O grupo também realiza projetos de cunho artístico-educacional voltada à valorização da cultura negra e em novembro de 2022 e no início de 2023 realizou o projeto ‘O Som do MUV e a Música Negra nas Escolas Estaduais’, levando oficinas e pocket-shows a 05 municípios da região metropolitana de Curitiba e também no litoral do PR. O projeto teve o apoio da Copel através do Profice, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná.
Seus principais shows de 2022 e 2023 foram ‘MUV convida Paula Lima’, em comemoração aos 50 anos do Teatro Paiol, a convite da Prefeitura de Curitiba e da FCC e ‘MUV e Michele Mara’, na ‘7ª e 8° Marcha do Orgulho Crespo’, evento destinado à cultura afro-brasileira. Em 2023 participou também dos festivais : Encantadas Jazz Ilha do Mel e Jazz À Gosto (Ilha do Mel – PR) e 7ª edição Curitiba Jazz Festival.
Em janeiro de 2024 levou seu groove ao litoral do PR, no Projeto Verão Maior – palco Sunset, Shangrilá.
Nos grooves variados do MUV transitam diferentes músicos, parceiros de composição, em diversos formatos de shows.
Disse Fernando Pessoa que a literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta. Mais interessante ainda é que quando dentro de um livro, imersos na nossa fuga, espreitamos duas vidas diferentes de uma mesma personagem. Esta é a oportunidade que nos dá André Volpato no seu novo livro, Piñata, lançamento da editora Arte & Letra no próximo sábado (23).
Para além dos diferentes destinos, Piñata se constrói ao redor de uma personagem peculiar. Num mundo banal (ou nem tanto) como o nosso (e como os outros), nasce uma criança-bomba. As diferentes versões da história nos apresentam duas das vidas possíveis de Esteves, ambas inevitavelmente permeadas pela iminência de sua explosão. Com personagens marcantes e através de caminhos improváveis, André Volpato retrata uma sociedade fantástica que é profundamente real em suas relações afetivas, suas paranoias e insanidades. Dos porões do Hackangaço ao laboratório da Dra. Frankenstein, dos grupos de mentalização contra catástrofes à rave do fim do mundo, Piñata cativa e acende uma questão absolutamente artificial e outra agudamente humana: quem diabos é a criança-bomba? o que diabos é uma criança-bomba?
Segundo livro do autor, que lançou em 2019 Cidade Manequim pela Editora Moinhos, Volpato se apoia na escrita forte e habilidosa para destilar criatividade e experimentação. Conhecida pelas edições artesanais e projetos gráficos marcantes, a editora Arte & Letra aposta em uma montagem especial para a edição de Piñata no seu Laboratório Gráfico, com dois cadernos unidos de modo a permitir a fluência da leitura à gosto do leitor e de acordo com a proposta da escrita: sem ordem ditada, com muitas ordens possíveis e caminhos diferentes para Esteves. O projeto gráfico e capa são de Frede Tizzot, com edições impressas em risografia, costuradas e encadernadas artesanalmente e edições numeradas.
SERVIÇO: Lançamento de Piñata, de André Volpato Bate-papo do autor com Julie Fank (Esc. Escola de Escrita) e sessão de autógrafos Local: Livraria Arte & Letra Rua Desembargador Motta, 2011, Batel, Curitiba. Data: 23/03/2024, sábado Horário: 10h30 Entrada Gratuita Valor do livro: R$75
Preparados para um rolê incrível? No dia 17/dez, sábado, a partir das 17h, o Phunk Sound Room orgulhosamente apresenta: Tio Fresh (SP FUNK)
Com mais de 30 anos de experiência na cultura hip hop, Tio Fresh é um dos integrantes do lendário grupo de rap SP FUNK e possui um currículo impressionante. Ele participou de eventos desde bailinhos de garagem até a abertura de shows do Snoop Dogg. Tio Fresh é um vencedor do Prêmio HUTUZ e colaborou com o YO! MTV Raps nos anos 90. Sua voz é conhecida em campanhas publicitárias, incluindo a Nike, e ele trabalhou com diversos artistas renomados como Dj Hum, Mv Bill, Rappin Hood, Sabotage, Sombra SNJ, Sandrão RZO, Emicida, Dow Raiz e muito mais. Além disso, ele faz parte do coletivo Kombossa e & Beats (Kombi com soundsystem) e do projeto SOWETO, onde se apresenta com a DJ Vívian Marques e Vitonez, além de realizar oficinas de DJs e rimas no projeto Hip Hop EDUCA!
Embaçado né? Além do Tio Fresh, complementando o line up, teremos a rapaziada da SWINGA: DJ Bill e Rauth fazendo aquela somzeira que já é de costume!
Esse evento vai ser animal! Anote na agenda e junte-se a nós dia 17.12, sábado, a partir das 17h será uma noite especial em São José dos Pinhais, no Phunk Sound Room. Tv. José Zilioto, 105, Centro. E o melhor de tudo: ENTRADA GRATUITA!
Se liga no sorteiro que tá rolando no insta do Phunk Sound Room, aqui : – 1 tattoo até 300 reais. – 1 Vinil. – 1 livro até 50 reais – 10 copos de chopp
Na fotografia de João Urban, Lina Faria e seu olhar direcionado a imagem que revela parte do seu trabalho em exposição no MIS-PR.
Com curadoria do fotógrafo João Urban, a artista revela sua abordagem e captação sensível em imagens que protagonizam as mulheres em dimensões e diversas realidades, e hoje faz parte do projeto Memória Viva até 23 de fevereiro de 2024.
Entra em cartaz na segunda (11), na Sala Adalice Araújo, às 17h, a exposição “Lina Faria – Passando a limpo”, realizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná. A mostra consagra uma homenagem à fotógrafa paranaense e sua contribuição para a fotografia do Paraná, com destaque para sua forma sensível de capturar as imagens.
“A fotografia da Lina Faria é manuscrita, é escrita corrida, é feita “na mão”! Com a caligrafia do carinho pelas pessoas que fotografa, é feita de sorriso e abraços”, diz o curador João Urban, colega de profissão e amigo de Lina desde quando trabalharam juntos no antigo estúdio Zap.
Um dos pontos curiosos dessa exposição é a descoberta de um conjunto significativo de fotografias feitas por Lina na colônia polonesa Tomás Coelho, em Araucária e Campo Largo, no ano de 1984 para a Secretaria de Estado da Cultura. Essas fotos, originalmente creditadas a Urban devido a um erro na identificação, tiveram sua verdadeira autoria resgatada no acervo do MIS, evidenciando o olhar de Lina presente nessas imagens.
Em “Passando a Limpo”, Lina é apresentada como uma fotógrafa do mundo, uma flâneur moderna que explora não apenas as cidades, mas também as histórias e as pessoas que nelas habitam. Sua abordagem fotográfica capta fragmentos do cotidiano, revelando a poesia e a imaginação presentes ao nosso redor, desde os espaços íntimos das pessoas até as paisagens urbanas.
Os projetos de Lina revelam o interesse na relação estética das mulheres com seus espaços, explorando presídios, áreas rurais e urbanas para capturar a vida feminina em diferentes contextos. Seus trabalhos também incluem registros em Cuba, mostrando a rotina das cubanas em suas residências, sempre revelando fascínio pela relação das pessoas com seus ambientes e narrativas pessoais.
“O que posso dizer é que o tempo me tornou tímida para abordagens fotográficas”, relata Lina ao amigo e curador Urban. Apesar dos desafios da violência urbana e da crescente busca das pessoas por privacidade, ela não acredita na morte da fotografia documentária, mas afirma que tem medo. Em relação à verdade na fotografia, ela acredita que esta é a verdade que o fotógrafo quer imprimir ao seu público.
“Essa habilidade de Lina em capturar a essência das coisas, seu olhar sensível para o mundo ao seu redor é o que está estampada na exposição. É como consegue contar histórias através de suas fotografias de um jeito só dela, mesmo em lugares e tempos diferentes. Além de ser uma homenagem à jornada de todas as fotógrafas mulheres do Paraná e do Brasil”, conta Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, que busca celebrar a trajetória de grandes fotógrafos paranaenses com o projeto Memória Viva.
HISTÓRIA PASSADA A LIMPO – Nascida no município de Nova Esperança, 1955, Lina teve o primeiro contato com a arte visual aos 17 anos, por meio dos slides projetados por Adalice Araújo durante aulas de História da Arte na UFPR, quando cursava Comunicação Social. Sua paixão pela fotografia solidificou posteriormente, quando teve acesso a equipamentos ao trabalhar com still para cinema.
Ela não se dedicou a pesquisas extensivas, mas absorveu influências significativas. No estúdio Zap, conviveu com o trabalho de diferentes fotógrafos como João Urban, Nego Miranda, Márcio Santos e Dico Kremer, absorvendo a efervescência cultural do ambiente. A poesia de Baudelaire, Walter Benjamin e Italo Calvino, juntamente com seu convívio com arquitetos durante o trabalho no IPPUC, também influenciaram a abordagem do urbano na fotografia.
Cuba, vilas rurais e o cotidiano do centro de Curitiba: sua sensibilidade e olhar atento se direcionam para diferentes cenários. Seus projetos abrangem uma rica variedade de temas, desde a série “Identidade e Intimidade”, que adentra os lares das pessoas para resgatar suas histórias, até “Prisão Feminina”, que explora a estética das mulheres em ambientes carcerários. Esses projetos refletem o tema comum para Lina: o embate entre o ser humano e seu ambiente, seja físico ou arquitetônico.
CRÉDITOS – A busca pelo ensaio perdido de Lina na colônia Tomás Coelho em 1984 se estendeu por anos, em diferentes fontes possíveis. Esse mistério se desenrolou por meio da descoberta de Catarina Knapri Cunha e Maria Fernanda Rodrigues, funcionárias do museu que pesquisavam fotografias e se depararam com uma imagem em preto e branco, semelhante a um cromo identificado como pertencente a João Urban.
Urban explica a origem da confusão: “Ninguém sabia explicar o sumiço dos cromos. Como eu estava fotografando a colônia desde 1980, algum funcionário, que sabia disso, identificou os slides como sendo meus”.
A revelação veio de uma identificação equivocada dos registros como pertencentes a Urban, devido ao seu trabalho fotográfico contínuo na colônia Tomás Coelho na década de 80.
“Foi aí que me buscaram para confirmar se eu e a Lina havíamos fotografado juntos em Tomás Coelho, o que desvendou o mistério do desaparecimento do ensaio que a Lina havia feito em 84… tanto eu como a Lina estávamos atrás desse material justamente para essa exposição”, esclarece Urban.
MEMÓRIA VIVA – “Lina Faria – Passando a limpo” é parte do projeto Memória Viva, uma iniciativa do MIS-PR que busca homenagear a trajetória de importantes agentes culturais do Paraná, ainda em vida.
Serviço: Abertura 11 de dezembro, às 17h Visitação até 23 de fevereiro de 2024 De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h Sala Adalice Araújo – Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba – Paraná. Entrada gratuita
1ª RelevOFest também contará com stands de empreendedores locais, além do lançamento de uma edição de colecionador do periódico.
Para comemorar os 13 anos de circulação mensal ininterrupta, o impresso literário RelevO (@jornalrelevo), fundado pelo jornalista, editor e professor Daniel Zanella, juntou-se à chocolateria Utopia Tropical, do franco-suíço Julian Caron-Lys, para produzir o Chocolate RelevO e promover a 1ª RelevOFest. O evento acontece neste sábado, 7 de outubro, a partir das 14h, no multiespaço Sfco179 (@sfco179), na Rua São Francisco, 179, no Centro Histórico de Curitiba. A entrada é gratuita.
Além do lançamento do Chocolate RelevO, a festa receberá estandes de empreendedores locais, discotecagem do coletivo Voodoo (@xbvoodoo), exposições artísticas, chope fornecido pela Maniacs Brewing (@maniacsbrew) e cardápio exclusivo de drinks. Entre os expositores, o evento terá a presença da Abuela Atelier de Plantas (@abuelaplantas), dos carimbos Burocrata (@burocratacarimbos), do vermute Gargalo (@vermutegargalo) e da Tabacaria Varadero. O RelevO também lançará uma edição de colecionador do periódico e uma linha de ecobags desenvolvida pela artista visual Marceli Mengarda.
O chocolate RelevO-Utopia Tropical (@utopia_tropical) tem edição limitada e contém uma embalagem personalizada, desenhada pelo designer Bolívar Escobar (@bolivar_escobar), além de adesivos de capas históricas do Jornal. A barra do chocolate foi recentemente condecorada com a medalha de prata no International Chocolate Awards de 2023, realizado em Nova York.
Para os entusiastas do chocolate premium, trata-se de um chocolate bean-to-bar (da amêndoa à barra) com 72% de cacau e matéria-prima originária do Rio Tocantins, no Pará. O chocolate custa R$30, e pode ser reservado pelo Instagram do periódico (@jornalrelevo) ou por e-mail: contato@jornalrelevo.com / Também é possível adquirir presencialmente no dia do evento, a depender do estoque.
De acordo com o fundador do periódico, Daniel Zanella, a festa do Jornal celebra a persistência do periódico e a busca por novas formas de manutenção do projeto. “Já imprimimos 173 edições. Sabemos das dificuldades e dos divertimentos de manter um jornal impresso nos tempos atuais. É um desafio interessante”, define. “Somos muito gratos à nossa comunidade de assinantes e anunciantes, que nos manteve nestes 13 anos. Entendemos que agora é o momento de aumentar, gradualmente, o nosso portfólio de produtos”, completa. Além de vender assinaturas anuais do impresso a partir de R$ 70, o jornal conta com assinantes em sua base do Substack.
Por enquanto, os chocolates premium da parceria RelevO-Utopia Tropical podem ser adquiridos apenas em Curitiba e Região Metropolitana: o envio se torna possível para todo o Brasil a partir da compra de dez barras.
SERVIÇO 1ª RelevOFest Sábado, 7 de outubro, a partir das 14h Multiespaço Sfco179 Rua São Francisco, 179, Centro Histórico de Curitiba www.jornalrelevo.com Chocolate RelevO a R$30, a unidade Entrada gratuita
Dia 02/set, sábado, vai rolar a 20ª edição da FEIRA NACIONAL CURITIBA VINIL com entrada FREE na galeria A Travessa (entre as ruas São Francisco e 13 de Maio) no centro de Curitiba. Mais de 30 expositores de várias partes do país com suas coleções incríveis e preços promocionais para este dia especial! Discos novos e usados, lps e compactos, nacionais e importados, para você garimpar raridades ou mesmo comprar aquela velha coletânea de novela que sempre buscou.
É lógico que nosso Sebinho (@sebinhofatoagenda) vai expor livros e discos! Então, se for lá, por favor, venha nos cumprimentar! Bater papo!
Sábado teremos discotecagem de vinil, café gastronômico e camisetas temáticas. Venha com sua família, seus amigos, e traga seus pets! Local #petfriendly!
Serviço: FEIRA NACIONAL CURITIBA VINIL Sábado, 02/set, 09h às 18h. Local: A Travessa (@atravessacwb): entrada pela R. São Francisco 232 ou R. Treze de maio 439, Centro de Curitiba. Entrada FREE! Estacionamento próximo aos acessos
O Cwb Kustom Kulture, encontro de Carros Antigos/Rat Looks e Motos Custom, terá 12 horas de duração para você aproveitar ao máximo! A entrada é gratuita e o evento acontece neste sábado, 2 de setembro, entre 9h e 21h, na Hand & Made Music Shop , loja de instrumentos musicais localizada no Rebouças, em Curitiba.
Seviço: Cwb Kustom Kulture Dia 02 de setembro, sábado, 09h às 21h Local: Hand & Made Music Shop, Rua Desembargador Westphalen, 1186 – Rebouças, Curitiba. Entrada Free. Contato: Aly Prime: 41.99959.1714 Insta: www.instagram.com/cwbkustomkulture
09 e 10 de setembro, sábado e domingo, teremos mais uma edição do encontro de brechós mais alto astral de Curitiba, o @saidoarmariocwb. O babado acontecerá entre 10h e 18h, em ambos os dias, na galeria @atravessacwb bem no centro de Curitiba, com duas entradas: Rua treze de maio, 439 e pela Rua São Francisco, 232. Entrada livre.
São 35 expositores diferentes por dia, entre roupas masculinas, femininas e infantis, sebo e discos de vinil, produtos ecológicos, produtos esotéricos, velas, saboaria, sexshop e muito mais!
Tem comidinhas de cafeteria, produtos coloniais e yakissoba.
E o pagamento não se preocupe, estaremos aceitando pix, cartão e dinheiro tb!
O local é pet friendly, arejado, bem iluminado, com acessibilidade e amplo para ninguém se esbarrar!
Serviço: Encontro de Brechós Saí do Armário 9 e 10/ setembro, sábado e domingo, 10h às 18h Local: Galeria A Travessa CWB Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439, Centro, Curitiba. Entrada: Franca Rede sociais: Instagram Facebook Confira os Discos de vinil e fitas K7 do Sebinho, aqui
Programação musical: A discotecagem de vinil será do Assuncão Discotecador, a partir das 13h. Às 15h30 se apresenta o coletivo musical Broovers: uma mistura de jazz, experimental e bossa nova. Composição em tempo real e releituras de clássicos da MPB.
Serviço: SKETCH FEIRA GRÁFICA edição #01 da feira gráfica do @ateliesecreto._ Data: sábado, dia 12.08, 13h às 17h30 Local: Nex Coworking | Casa de Pedra, Alameda Pres. Taunay, 130, Batel, Curitiba. Entrada Livre.