
FEIRA DE DISCOS DA BOCA MALDITA #3
No próximo dia 25 de novembro, sábado, acontecerá a terceira edição da Feira de Discos da Boca Maldita, no Hotel Slaviero Slim, bem na Boca Maldita, centro de Curitiba. O evento é dedicado exclusivamente aos discos de vinil, um lugar especial para colecionadores, seja iniciante ou veterano. Será possível procurar e garimpar preciosidades em uma variedade de 21 expositores, todos de Curitiba, São Paulo, Santos, Londrina, Maringá, Joinville e Florianópolis. O público poderá escolher entre cerca de 10.000 LPs, a curadoria do evento prezou a qualidade do acervo, preço e gêneros de música, abrangendo assim um amplo leque musical, do rock e música brasileira em todas suas vertentes, ao pop, jazz, soul, reggae e etc.
Segundo os organizadores, Horácio De Bonis (ex-801 Discos e atual Sonic Discos) e Marcos Duarte (Joaquim Livros e Discos), é importante enfatizar que a feira é pensada para atender um público amplo, por isso existe um equilíbrio entre expositores que vendem LPs de gêneros mais específicos e/ou LPs raros, com os que vendem LPs mais comuns e baratos. “Na Feira de Discos da Boca Maldita tem LPs para todos os gostos e bolsos”, diz Marcos Duarte, salientando que a feira não tem só raridades e discos caros, pelo contrário, é maior o número de LPs acessíveis, permitindo que o colecionador iniciante possa encontrar muita coisa boa para seu acervo.
Como complemento à feira, o público também poderá encontrar camisetas temáticas, de vários gêneros musicais, filmes, gravadoras, etc., fitas k7, assim como livros de música e HQs, e canecas com estampas com temática de música e cinema.
Evento paralelo – lançamento de livro sobre o rock de Curitiba
Como evento especial, dentro da feira, o escritor, poeta e advogado Eduardo Mercer fará uma sessão de autógrafos do seu recém-lançado “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a alma arredia de Curitiba”, que trata, especialmente, sobre um período fértil para as bandas curitibanas: a década de 1990. O período foi marcado por bandas como Relespública, Sr. Banana, Black Maria, Tessália e tantas outras, também por lojas de discos como a Temptation, a Savarim Discos, a 801 Discos e a Jukebox, além da grande antena musical que foi a Rádio Estação Primeira FM. O livro conta tudo que fez história nessa década especial para a música de Curitiba.
Serviço
Feira de Discos da Boca Maldita
Dia 25.11.2017 – das 10 às 19h
Hotel Slaviero Slim
Av Luiz Xavier, 67 – primeiro andar, centro de Curitiba
Entrada gratuita
Contatos: Horácio (41) 98411-2546
Marcos (41) 99948-6813
Evento no facebook, aqui
CURITIBA SE TORNA EMBAIXADA DA NOVA BIENAL DE ARTE DIGITAL THE WRONG

Em formato online e offline, entre os dias 01 de novembro e 31 de janeiro de 2018, acontece a The Wrong – New Digital Art Biennale. Considerada a maior e mais diversificada bienal internacional de arte e cultura digital, o evento apresenta jovens talentos da cena de cultura digital de todo o mundo. Em Curitiba, a exposição Subli_me acontece a partir do dia 16 de dezembro, na Galeria Airez.
Fundada pelo empreendedor cultural, escritor e artista maker espanhol, David Quiles Guilló, desde 2013, a The Wrong tem o objetivo de criar, promover e fomentar o pensamento inovador artístico. Para Flávio Carvalho, curador da exposição na cidade e que já participou de exposições renomadas do segmento tecnológico como a MADATAC em Madrid, Subtle Technologies Festival, em Toronto, BIDEODROMO, na Espanha, entre outros, o evento evoca a transformação na cidade em vários aspectos.
“Existe, uma lacuna, onde a exposição Subli_me se propõe a preencher, reunindo trabalhos locais, nacionais e internacionais. Fomentando, desta forma, a fusão entre o universo artístico, maker e tecnológico para uma reflexão e tomada de ação da cultura digital contemporânea”, propõe.
A Bienal
A bienal online acontece em pavilhões expositivos; curada em espaços virtuais, como sites e em qualquer mídia online onde os trabalhos artísticos selecionados são exibidos. A partir do dia 01 de novembro, pelo site principal www.subli-me.org vai acontecer a inauguração da exposição e, também, pelo Facebook e Instagram. Em Curitiba, a exposição física Subli_me acontece a partir do dia 16 de dezembro, na Galeria Airez.
Os artistas
Entre os destaques em Curitiba, na Galeria Airez, a artista brasileira, Sayuri Kashimura apresenta uma performance na abertura da exposição desenvolvido em suporte de realidade virtual. O jogo do canadense, Connor Sherlock apresenta a desconstrução da música “Like an Inca” do Neil Young e a reconstrói em forma de jogo com temática cyberpunk.
O LiveNoise Tupi, projeto colaborativo, criado pelo compositor, performer, produtor cultural, pesquisador e professor de música e tecnologia, Alexandre Porres convida o artista curitibano, Ricardo Palmieri, conhecido por, Vj Palm, para apresentarem uma performance multimídia colaborativa onde constroem ambientes interativos e audiovisuais imersivos com o objetivo de romper as fronteiras entre tecnologias e temáticas modernas e ancestrais, para ambientar experiências sensoriais, onde o participante pode e deve interagir para modificar as dinâmicas do espaço.
A artista croata, Dina Karadžić vai disponibilizar o seu computador com todo seu material na nuvem, numa página de html sem design onde o usuário vai visualizar em cada pasta, seus pensamentos e trabalhos artísticos em 2D e outras coisas que ela vai alimentar pela deep web. A ideia é desmistificar para o público o uso da deep web que é estereotipado como algo sempre malígno.
O mestre em design e artista curitibano, Leandro Catapam, vai realizar um workshop sobre estudos em linguagem visual com foco na expressão da colagem, pós-modernismo gráfico e imagem em movimento. Já o curitibano, Guilherme Zawa apresenta um projeto artístico em parceria com outros artistas, onde discutem a arte e censura no universo sublime da narrativa transmidiática tendo a metáfora enquanto forma estrutural capaz de estabelecer novos significados.
Zawa que além de ser artista visual e escritor, é também psicanalista e trabalha no meio artístico a partir da arte lens-based, sobretudo a fotografia e a literatura. E é idealizador da AIREZ Galeria de Artistas Independentes onde acontece a Subli_me | The Wrong – New Digital Art Biennale.
SERVIÇO:
SUBLI_ME/THE WRONG – NEW DIGITAL ART BIENNALE
Expo Online
01/11/2017 à 31/01/2018
www.subli-me.org
Expo offline
16/12/2017 à 31/01/2018
Galeria AIREZ
Rua Treze de Maio, 778 ap. 15, centro, Curitiba
Mais informações: aqui
CURITIBA RECEBE OFICINA PARA ROTEIRO DE SÉRIES DE TV
Ação é gratuita e promovida pelo Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do Sesi Cultura Paraná
A democratização da TV por assinatura e o acesso cada vez mais prático da banda larga tem feito com que os seriados se tornem um verdadeiro fenômeno entre os brasileiros. O aumento das opções internacionais e até das produções locais, com variados gêneros e para diferentes públicos, também contribui para tornar as séries uma paixão nacional, com maratonas de episódios e grupos de discussão rolando à solta. Esse interesse crescente aquece o mercado audiovisual no Brasil com produtoras em busca de profissionais capazes de elevar ainda mais o nível de seus roteiros.
Para quem deseja investir nesta carreira, o Sesi Cultura Paraná, por meio de seu Núcleo de Dramaturgia Audiovisual e em parceria com o Curitiba LAB, oferece uma oportunidade única de aperfeiçoamento: uma masterclass de roteiros para séries intitulada “A Dramaturgia na Longa Duração”. A ação acontece no dia 16 de novembro, às 19h, no Teatro Sesi de São José dos Pinhais, com entrada franca. A aula será comandada pelo roteirista Luiz Bolognesi, diretor de cinema premiado em diversos festivais com vários de seus filmes.

Luiz Bolognesi (foto) escreveu e dirigiu o longa-metragem de animação “Uma História de Amor e Fúria” (2013), foi vencedor do prêmio Cristal de Melhor Longa Metragem em Annecy (França). Como roteirista, escreveu os roteiros dos filmes “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “O Mundo em Duas Voltas” (2006), “Chega de Saudade” (2007), “Terra Vermelha” (2008), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010) e “Amazônia, Planeta Verde” (2014).
Em 2015, Bolognesi desenvolveu os roteiros dos longas-metragens: “Elis”, “Como Nossos Pais” e “Bingo – O Rei das Manhãs” – filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2017. Atualmente, ele trabalha no longa “Pedro”, em parceria com Chico Mattoso – obra inspirada na vida do Imperador do Brasil Dom Pedro I e que será dirigido pela cineasta Laís Bodanzky.
Serviço:
O Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do Sesi Cultura Paraná apresenta Masterclass A Dramaturgia na Longa Duração
Data: 16/11/2017 Horário: 19h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro – São José dos Pinhais-PR
Observação: Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao teatro no dia do evento. Participação sujeita à lotação.
Mais informações: (41) 3398-4100
Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura/
www.facebook.com/sesiculturapr/
SESI CULTURA
Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
1º CURITIBA FASHION HACKATHON
Em parceria com o Vale do Pinhão, Prefeitura de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação , a AAB Design e Moda, promove nos dias 24, 25 e 26 de novembro o Curitiba Fashion Hackathon .
Uma oportunidade para que alunos, designers, estilistas, produtores, comerciantes e industriais repensem os modelos de negócios vigentes no mercado de moda local. Um desafio de inovação, criatividade e melhorias que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções para as problemáticas do setor
Venham colocar suas ideias pra funcionar !!!!! (link para inscrições)
REGULAMENTO
O Objetivo:
Fomentar o ecossistema de Moda de Curitiba a pensar juntos sobre novas possibilidades de negócios para os mais diversos setores. Utilizando-se de metodologias inovadoras com o apoio e a participação de profissionais atuantes.
O evento é gratuito e possui vagas limitadas.
As equipes serão compostas por um número igual de profissionais da mesma área de atuação, e por sorteio.
As equipes serão anunciadas ao final do dia 24/11/2017.
1) Datas da promoção
– O evento terá início no dia 24/11/2017 às 15hrs com palestras sobre diversos segmentos do setor Moda, Têxtil, Negócios.
– Com término no dia 26/11/2017 às 18hrs com a apresentação dos projetos desenvolvidos para uma banca de jurados.
2) Premiação
Os prêmios vão de Pacote de mentorias por profissionais expoentes no universo de startups, à uso de espaço de coworking gratuito por até 60 dias para desenvolvimento do negócio.
3) O que fazer para participar?
Basta acessar o link
Escolher a categoria na qual pretende atuar dentro da equipe e aguardar a confirmação da Comissão Organizadora.
4) Escolha dos vencedores
A escolha dos vencedores será feita pela banca avaliadora, composta a convite da Organização, por profissionais de diversos segmentos da Economia e do cenário cultural de Curitiba, além de mentores e investidores atuantes.
5) Disposições Gerais:
a) O evento Curitiba Fashion Hackathon é um evento sem fins lucrativos.
b) Não haverá premiações em dinheiro.
c) A decisão será sumária sem contestação .
d) Desde já os participantes concordam em ceder suas imagens (fotos e vídeos), bem como nomes para divulgação do evento, bem como de suas futuras edições.
6) Sendo sendo este evento de caráter cultural, as condições de participação bem como sua premiação podem sofrer alteração há qualquer tempo.
Inscrições de 25/10/2017 à 22/11/2017,
neste link Página do evento, aquiNOVEMBRO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO PROJETO ACORDES NA CASA

Ao todo, serão quatro shows gratuitos promovidos pelo SESI Cultura na Casa Heitor Stockler De França
O Acordes na Casa, idealizado pelo SESI Cultura Paraná, promove shows em todos os sábados do mês de novembro. As apresentações, com entrada gratuita, acontecem no Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França. O objetivo do projeto é oferecer à comunidade uma programação de música instrumental da melhor qualidade, propondo acesso aos mais diferentes gêneros e repertórios.
Confira o cronograma completo abaixo:
Dia 11/11: AcordesnaCasa com Marcelo Torrone
No segundo sábado do mês (11), é a vez de Marcelo Torrone apresentar o seu concerto-didático “Piano Minimalista” no Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França. Com um repertório instrumental autoral, o pianista mescla uma breve história do movimento minimalista na música e no cinema e realiza a execução comentada de obras para piano dos principais nomes representativos desse movimento, como: Erik Satie, Philip Glass, Michael Nymann e Yann Tiersen.
Data: 11/11/2017 Horário: 11h00
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Observação: Sujeito a lotação
Dia 18/11: Acordesna Casa com Tombô
A terceira apresentação do Acordes na Casa durante o mês de novembro no Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França é por conta do grupo TOMBÔ – Eletro! Acústico!. Trata-se de um projeto de música eletrônica que tem como referência central o universo dos terreiros e os pontos de umbanda. O grupo é formado pelos músicos, pesquisadores e criadores André Kloss (percussão e direção), Alonso Figueroa (produção musical, programação, teclados), Lilian Nakahodo (produção musical, teclado) e Alex Figueiredo (percussão), além do vídeo maker Gustavo Aguiar.
Data: 18/11/2017 Horário: 11h00
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro
Observação: Sujeito a lotação
Dia 25/11: AcordesnaCasa com Jazzminas
A quarta e última apresentação de novembro do projeto Acordes da Casa no Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França fica por conta do duo “Jazzminas – Notas de Mulheres”. Trata-se de um projeto de difusão da música instrumental autoral das musicistas e compositoras Bruna Buschle e Lilian Nakahodo, que interpretam temas de parceiras musicais de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, além de obras de grandes compositoras, como: Chiquinha Gonzaga, Léa Freire, Esperanza Spalding e Bjork.
Data: 25/11/2017 Horário: 11h00
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro de Curitiba
Observação: Sujeito a lotação
Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura/
www.facebook.com/sesiculturapr/
SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e naformação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
CURSOS GRATUITOS: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL!!!

Educação profissional no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, confira este link!
Cursos:
Técnico em Administração (subsequente)
Técnico em Técnico em Teatro (subsequente)
Técnico em Edificações (subsequente)
Técnico em Informática (subsequente)
Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (subsequente)
Técnico em Saúde Bucal (subsequente)
Técnico em Secretariado (subsequente)
Acompanhamento de ex-alunos dos cursos técnicos Subsequentes do Colégio Estadual do Paraná.
Para começar a responder, clique aqui.
Técnico em Técnico em Teatro (integrado)
Técnico em Edificações (integrado)
Técnicos em Prótese Dentária (integrado)
Informações na Secretaria – telefone (41) 3234-5610
fonte: Cep
SHOW GRATUITO DE A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE

A iniciativa é do Sesi Música e acontece no dia 10 de novembro
Eles ultrapassam meio milhão de seguidores no Facebook e 40 milhões de visualizações no Youtube. O sucesso de A Banda Mais Bonita da Cidade não se deteve ao hit Oração – que viralizou em território nacional em 2011. Durante os últimos anos, o grupo tem levado a música paranaense para palcos do Brasil e do mundo com sucesso de público. No projeto SESI Música deste mês, a banda se apresenta em formato acústico com entrada franca. A ação acontece no Teatro do Sesi Portão na sexta-feira do dia 10 de novembro.
A Banda Mais Bonita da Cidade surgiu em 2009 com o intuito de interpretar e dar novas roupagens a músicas de compositores curitibanos. Em oito anos de carreira, o grupo já lançou três discos, um EP em formato de Vinil Compacto e um DVD. Seu último álbum de estúdio foi De Cima do Mundo Eu Vi o Tempo, com canções de artistas já conhecidos do público paranaense e releituras de bandas locais. A produção deste trabalho contou com uma imersão de 15 dias em uma fazenda do interior do Paraná.
No show do Sesi Portão, a banda vai apresentar faixas de seu novo álbum intercaladas por sucessos de seu repertório. Os interessados em prestigiar, devem comparecer à bilheteria do Teatro no dia da ação para a retirada dos ingressos, a partir de uma hora antes da apresentação. A ação está sujeita à lotação.
Serviço:
Teatro SESI Portão apresenta
A Banda Mais Bonita da Cidade
Data: 10/11
Horário: 20h
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Teatro SESI Portão
Endereço: Rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão, Curitiba
Contato: (41) 3271-8469
Observação: Sujeito à lotação
Mais informações:
www.sesipr.org.br/cultura/EventAgenda27805content358726.shtml
www.sesipr.com.br/cultura/
www.facebook.com/sesiculturapr/
SESI CULTURA
Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.
MÚSICA NA CIDADE APRESENTA SHOW GRATUITO DE RODRIGO LEMOS NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA

A música instrumental produzida no Paraná é destaque no projeto Música Na Cidade que chega em sua terceira edição e apresenta 14 shows em oito cidades do PR. Nesta terça (07) e quarta-feira (08), a partir das 11h, no Terminal Central de Ponta Grossa, o músico Rodrigo Lemos faz o terceiro show do ciclo de apresentações do projeto.
O Música na Cidade tem o intuito de ocupar os ambientes ao céu aberto destas localidades e proporcionar para o cidadão o acesso à cultura a partir da música. Há três anos, desde a estreia, mais de 70 mil pessoas foram impactadas pelo projeto, além de incitar a acessibilidade da música paranaense em locais onde as vezes o acesso é inviável.
O livre acesso à cultura e interação pelas redes sociais do Música na Cidade, possibilita ainda a aproximação entre artistas e público ao incentivar a democratização dos espaços urbanos e digitais, tendo o caráter artístico como um elo de união popular.
Rodrigo Lemos
Lemoskine é o trabalho solo do músico e produtor Rodrigo Lemos, ex-integrante e compositor das bandas Poléxia e A Banda Mais Bonita da Cidade. O projeto já lhe rendeu indicação para o VMB 2012, na categoria “Aposta MTV”, com o álbum de estréia Toda a Casa Crua – registro que conta com a participação especial de John Ulhoa (Pato Fu) na produção de três faixas. O repertório se desdobrou em clipes para as canções “Música de Novela”, “Nessa Mulher”, “Toda Bonita” e “Estilingue”; e ganhou um mini documentário – Toda a Casa Crua no Moinho Curitibano – concebido pela artista plástica Mariana Zarpelon e dirigido por João Marcelo e Rosano Mauro Jr.
No final de 2015, Lemos lança o segundo álbum Pangea I Palace II em formato digital, além de um clipe e uma edição limitada em compacto (45 rpm) para o single “Pedra Furada” – um produto desenvolvido pelo selo Vinyl Lab e customizado pelo estúdio de design Apoc. Desta vez, o músico se apóia em canções mais sensoriais, embaladas pelo groove do dub e de ritmos brasileiros. O álbum foi bem recebido nas redes sociais e em veículos especializados como O Globo, Billboard e Showlivre, encerrando o ano com um bem sucedido crowdfunding para fabricação em formato LP.
SERVIÇO:
MÚSICA NA CIDADE EM PONTA GROSSA
SHOW COM RODRIGO LEMOS
Onde: Terminal Central de Ponta Grossa
Endereço: Av. Dr. Vicente Machado, 12
Quando: 07 e 08/11 (terça e quarta-feira)
Horário: 11h
ENTRADA GRATUITA
SEMANA ANDERSEN RESGATA MEMÓRIA DA CASA-MUSEU DE ALFREDO ANDERSEN

O evento celebra o nascimento do artista norueguês com atividades gratuitas no Museu Alfredo Andersen
Em homenagem ao 157º aniversário de Alfredo Andersen, celebrado em 3 de novembro, o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre na próxima segunda-feira (06/11) a Semana Andersen a partir das 18h com exposição homônima que busca resgatar a memória da casa do artista norueguês, uma das personalidades artísticas mais representativas do Paraná e um grande incentivador da arte no Estado.
“Esta exposição reproduz alguns ambientes de sua casa e conta também com algumas de suas obras, entre retratos, paisagens paranaenses e cenas do cotidiano”, explica a diretora do MAA, Débora Russo.
A programação segue até o dia 10 de novembro e terá um bate-papo com o bisneto do pintor, Wilson Andersen Ballão, uma oficina de Mocha Diffusion com Arlinda Rodrigues e lançamento de um caderno de atividades sobre Andersen. A entrada é gratuita para o público durante todo o evento. Confira a programação completa aqui.
Programação
06/11 às 18h – Abertura da exposição “Semana Andersen”
A mostra resgata a memória da casa de Alfredo Andersen ao recriar espaços como o quarto de seus filhos, a sala de jantar e seu ateliê. As obras do artista, entre retratos, cenas de gênero e paisagens paranaenses completam o ambiente. Em cartaz até 18 de fevereiro de 2018.
07/11 às 18h – Bate-papo com Wilson Andersen Ballão
O bisneto de Alfredo Andersen é presidente da Sociedade Amigos Alfredo Andersen e um dos maiores colecionadores do pintor norueguês.
08/11 às 9h – Croquis urbanos
Alunos do ateliê de pintura e desenho, artistas do grupo Urban Sketchers e comunidade estão convidados a participar de uma produção artística própria no Museu Alfredo Andersen.
09/11 das 14h às 17h – Oficina Mocha Diffusion com Arlinda Rodrigues
Técnica de pintura em cerâmica para alunos do ateliê de arte do museu.
10/11 às 10h – Lançamento do Caderno de Atividades sobre Alfredo Andersen
O setor Educativo do Museu Alfredo Andersen lança a 2ª edição do Caderno de Atividades sobre a vida e obra do pintor Alfredo Andersen.
Casa-Museu
A moradia do pintor foi construída no final do século XIX e além de ter sido sua residência, foi também seu ateliê. Atualmente, é uma instituição museológica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. É também um espaço de aprendizado, que realiza durante todo o ano oficinas de pintura, desenho e cerâmica em seu ateliê de arte.

Serviço
Semana Andersen
6 a 10 de novembro de 2017
Confira a programação completa aqui.
Entrada gratuita
www.maa.pr.gov.br
Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
41 3222-8262 | 41 3323-5148
maa@seec.pr.gov.br