SAIBA COMO OS FATORES ESG PODEM SER DECISIVOS PARA A RETOMADA ECONÔMICA

Cris Baluta, coordenadora do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Meio Ambiente (GIEMA) da AHK Paraná.

Live será realizada pelo Instagram da Câmara Brasil-Alemanha (AHK Paraná), no dia 10 de novembro, às 11 horas

As organizações têm se preocupado, cada vez mais, com questões sociais, de sustentabilidade e governança. Diante disso, é possível perceber uma tendência crescente em relação ao uso dos critérios ESG na avaliação do desempenho das empresas nessas três áreas. E, pensando em um cenário pós-pandemia, de que maneira os fatores ESG serão determinantes para os negócios?

No dia 10 de novembro (terça-feira), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha promove a live “ESG: os três fatores decisivos para a retomada econômica”, a partir das 11 horas, no Instagram da AHK Paraná. O bate-papo terá a participação da conselheira e coordenadora do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Meio Ambiente (GIEMA) da AHK Paraná, Cris Baluta, e do gerente regional da entidade, Augusto Michells.

Atuante e com vasta experiência na área ambiental, Cris comenta que, cada vez mais, os fatores ESG, isto é, Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) têm sido valorizados pelos investidores e executivos do mundo todo. Além disso, ela diz que novos critérios têm sido definidos no ambiente de negócios, uma vez que a governança das organizações passa por transformações significativas.

Durante o evento on-line e aberto ao público, a conselheira e coordenadora do GIEMA pretende esclarecer os principais pontos envolvendo esses três critérios e como o ESG pode ser decisivo para as empresas no processo de retomada. “É possível afirmar que as companhias que adotam os fatores ESG como prioridade sinalizam ao mercado mais solidez nos negócios, planejamento em longo prazo, demonstram transparência, além da preocupação e redução no risco de danos socioambientais”, expõe Cris, que ocupa o cargo de CEO na Roadimex Ambiental e também é fundadora do Instituto Ser (Sustentabilidade, Engajamento e Realização).

Serviço:
Live AHK Paraná – “ESG: os três fatores decisivos para a retomada econômica”
Data: 10 de novembro (terça-feira)
Horário: 11 horas
Local: On-line e aberto ao público, via Instagram
Siga o perfil @ahkparana e acompanhe pelo www.instagram.com/ahkparana

XVII CICLO DE DEBATES ABORDA O JORNALISTA COMO CHEFE DE SI MESMO

Evento reunirá grandes profissionais da comunicação. O evento é aberto ao público, totalmente gratuito, com vagas limitadas.

O curso de jornalismo do UniBrasil Centro Universitário realizará, nos dias 19, 20 e 22 de outubro, a 17ª edição do Ciclo de Debates, que este ano será de forma virtual por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. O ciclo tem como tema “Cresça e apareça: o jornalista chefe de si mesmo”, e discutirá as formas pelas quais os jornalistas conseguem hoje atuar de forma independente, muitas vezes desvinculados de instituições tradicionais. O evento engloba mesas redondas, visitas técnicas virtuais e oficinas, que serão realizadas nos turnos da manhã e noite de forma online por diferentes plataformas (Teams, Youtube e Facebook) e Instagram do curso de Jornalismo do UniBrasil (@jornalunibrasil).

O Ciclo de Debates deste ano tem como objetivo tratar como o jornalista pode consolidar sua carreira de forma profissional e coerente na atual realidade em que vivemos. Dentre os participantes, estão jornalistas e profissionais muito renomados no campo profissional, como o jornalista Chico Felitti (autor dos livros “A casa” e “Ricardo e Vânia”), Daniela Arbex (autora de “Holocausto Brasileiro” e “Todo dia a mesma noite”) e Ivan Mizanzuk (responsável pelo podcast Projeto Humanos).

Programação
Durante três dias de programação, o público poderá participar de mesas redondas que tratarão assuntos relevantes do mundo jornalísticos e oficinas virtuais em veículos de comunicação. Desta forma, será possível que os participantes conheçam a rotina e técnicas de comunicação utilizadas nesses ambientes.

No primeiro dia (19/10), durante a parte da manhã. a partir das 9 horas, acontecerá três visitas técnicas virtuais, na redação da Globo News, da rádio Band News e na TV Educativa. Vale ressaltar que todas as visitas acontecerão de forma virtual.

Ainda no dia 19, acontecerá a noite o principal evento do ciclo, a mesa redonda “Cresça e apareça: jornalistas que assumiram as rédeas da sua carreira”, na parte da noite. O debate terá participação de Chico Felitti, Daniela Arbex, Ivan Mizanzuk e Higor Gonçalves.

O segundo dia de programação (20), também em formato virtual ao público a partir das 9 horas da manhã, podem prestigiar duas oficinas: “Posicionamento e monetização no Instagram” e “Técnicas de entrevistas”.

A programação do XVII Ciclo de Debates se encerra com duas importantes mesas redondas virtuais: às 19h30 acontece o bate-papo sobre “As mulheres no jornalismo esportivo”, com jornalistas esportivas do Paraná, e em seguida, às 21 horas, com tema principal “O jornalismo independente como a marca da diversidade”, os profissionais discutirão qual o papel do jornalismo independente na disseminação da diversidade cultural.

Durante todo o evento, haverá ainda o sorteio de vários brindes aos participantes.

Participação nos eventos
Todos eventos acontecerão remotamente, por vídeo conferência, nas plataformas indicadas durante a inscrição, que estará disponível nas redes do UniBrasil e do curso de Jornalismo.

O evento é aberto ao público, totalmente gratuito, com vagas limitadas.

Veja a programação completa:

19 de outubro
– Visita técnica virtual na redação da GloboNews – Horário: 9 horas
– Visita técnica virtual na Rádio BandNews – Horário: 9 horas
– Visita técnica virtual na TV Educativa – Horário: 9 horas

Mesa redonda:
– Mesa redonda: “Jornalistas que assumiram as rédeas da sua carreira” –  Horário: 19h30

20 de outubro
– Oficina virtual Posicionamento e monetização no Instagram – Horário: 9 horas
– A oficina acontecerá na plataforma Instagram do curso de Jornalismo do UniBrasil
– Oficina virtual Técnicas de entrevistas – Horário: 9 horas

22 de outubro
– Mesa redonda: “As mulheres no jornalismo esportivo” – Horário: 19h30
– Mesa redonda: “O jornalismo independente com a marca da diversidade” – Horário: 21 horas

REPORTAGEM DO JORNAL PLURAL (05/11/2019) ::: CURITIBA GANHA UM “SEBINHO” NOTURNO COM LIVROS A R$2,

Leandro Hammerschmidt com seu amigo e cliente, Chico Cardoso.

Sabe aquela ideia de menos é mais? Tem sebo que se orgulha de ser gigante. Tem um, agora, aqui em Curitiba, que tem prazer em se dizer pequeno. Nem sebo é. É sebinho.

A loja é tão míni que fica dentro de uma doceria, a Erva Doce. Surgiu pelas mãos de Leandro Hammerschmidt e do pessoal da FATO Agenda, um blog especializado em falar de vagas de comunicação e agenda cultural.

Neste fim de semana, 10 de novembro de 2019, tem a inauguração oficial do sebinho, inclusive com livros a R$ 2.

Vocês chamam o sebo de sebinho, no diminutivo. É pra ser pequeno mesmo?
A gente chama assim porque ele é um sebinho mesmo: uma salinha amarela, um corredor e um jardinzinho. Claro, a doceria (onde ele fica) até que é grande. Na verdade, por estar no centro da cidade, é beeeeem grande. Mas tem um lado lúdico em se chamar sebinho. Penso que esse nome carrega os diminutivos do Vinícius (de Moraes), da coleção “para gostar de ler”. Dos cajuzinhos de amor e tantas crônicas maravilhosas que se produzem do nada. “Tem uma salinha ali, monte um sebinho!”. É o que eu penso sobre o nome.

A ideia é financiar o FATO Agenda? Conta mais do projeto.
O blogue FATO Agenda tem 10 anos. É um projeto muito querido. Divulgamos vagas de emprego (em comunicação), oportunidades e agenda cultural de Curitiba. Mas nunca tivemos uma sede, um lugar pra gente se encontrar e bater papo. Daí pintou essa oportunidade do sebinho. Vamos ver se a gente consegue propor uns eventos de música e literatura, umas festas. No meio disso tudo a gente tenta vender uns livrinhos e discos pra investir mais tempo e dinheiro no blogue.

Como e onde vai funcionar o sebo? Vai ter todo tipo de livro?
O sebinho funciona (a principio) às sextas e sábados, das 19h à meia noite, dentro da Erva Doce Doceria Bar, na rua Paula Gomes, 380, no centro da cidade – pertinho do Torto. Como o espaço é pequeno, vamos trazer os melhores livros e discos possíveis. Literatura brasileira, literatura internacional, os clássicos, beatniks, poesia, literatura contemporânea, escritores locais. Pensamos em criar um espaço de língua estrangeira também.

Como é essa promoção dos 2 reais?
Isso mesmo: livros a dois reais. Informação parada na estante não serve para nada, né? Precisamos circular os livros. Todo mundo precisa fazer isso, inclusive. Botar os livros na roda. Então vamos selecionar o máximo de livros bons que a gente puder e colocar nesta promoção. Inclusive vamos tentar manter um cestão assim permanente na loja.

Serviço:
Inauguração Sebinho FATO Agenda
data: domingo, dia 10 de novembro, a partir das 14h
local: Erva Doce Doceria Bar, Paula Gomes, 380, São Francisco, Curitiba.
Aberto ao público.
Página do evento: aqui
Fanpage: www.facebook.com/sebinhoFATOagenda
Instagram: www.instagram.com/sebinhofatoagenda

Entrevista com Leandro Hammerschmidt publicada no JORNAL PLURAL, dia 5 de novembro de 2019, com texto do jornalista Rogério Galindo. Confira o link original, aqui.

GARAGE SALE: DECHAVANDO O ERVA!

Terça-feira, das 14h às 17h, a Erva Doce Comida Artesanal vai liquidar centenas de produtos no evento: Garage sale: dechavando o erva! A doceria continuará online, aceita encomendas, mas vai entregar o imóvel.

Centenas de produtos, a partir de R$1,00! Itens para cozinha, lanchonete, bar, decoração, utilitários e bugigangas em geral. Curta a página do evento, que eles tão postando os itens na discussão do evento.

Sua compra será vantajosa e ainda ajuda o Erva nesse período conturbado. Agradecemos a todos que participaram e prestigiaram o Erva. Muito obrigado de coração!

Serviço:
Garage sale: dechavando o erva!
Data: 22 de setembro, terça-feira, das 14h às 17h.
Local: Erva Doce Doceria Artesanal, Rua Paula Gomes, 380, São Francisco, centro de Curitiba.
Página do evento, aqui.

NENA INOUE FAZ TEMPORADA ONLINE, GRATUITA E COM TRADUÇÃO EM LIBRAS DO PREMIADO SOLO “PARA NÃO MORRER”

Nena Inoue. Foto: Lidia Ueta

O espetáculo visto por mais de 27 mil pessoas, rendeu à Nena o Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz no Rio de Janeiro, além do Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz em 2017. Agora em versão on-line, gratuita e com tradução em Libras, a gravação da obra segue todos os protocolos de saúde e além das apresentações, o projeto oferece debates e oficinas abertas para o público

A atriz Nena Inoue fará uma temporada online com 15 exibições do espetáculo “Para Não Morrer”, sendo 5 abertas e gratuitas para o público nos dias 3, 4, 5, 11 e 12 de setembro às 20h, e 10 fechadas e exclusivas para entidades e coletivos de apoio à mulheres, instituições, movimentos sociais, associações de professores e de classe, além do público feminino que se encontra em isolamento social mesmo antes da pandemia, como presidiárias e idosas em asilos. Todas as exibições online possuem tradução em Libras e serão seguidas de um debate ao-vivo com o público a partir da obra apresentada, também com tradução simultânea em Libras.

As 5 apresentações abertas serão exibidas nas páginas do Espaço Cênico e dos parceiros Brasil de Fato, MST Nacional, Bicicletaria Cultural e Mães pela Diversidade. E para quem quiser se inscrever e receber o link da exibição e debate por e-mail momentos antes da exibição, basta fazer uma inscrição simples e gratuita pela plataforma: https://bit.ly/32tW6Wn

Dentro do contexto da pandemia, a atriz e produtora cultural Nena Inoue trabalhou para que todas as mudanças necessárias fossem feitas e adaptou o projeto para cumprir temporada on-line respeitando o distanciamento social: “Neste momento pandêmico, onde os trabalhadores da cultura se encontram impedidos de trabalhar e temos milhões de artistas e técnicos desempregados no Brasil, me propus a atuar da forma possível e, respeitando o isolamento social, a forma de seguir e levar nosso teatro ao público neste momento é via on-line, então se assim é, assim será. Consegui também manter a proposta de trabalho inicial e levar este trabalho a comunidades menos favorecidas, incluindo mais profissionais ao projeto – como registros de vídeo, transmissões, além de locação de um espaço teatral parceiro (o Ave Lola) – estamos nos movendo e criando caminhos para continuar, possibilitando trabalho e remuneração aos nossos profissionais do teatro”, afirma a artista.

Em cena e online, Nena se transforma numa mulher ancestral e onipresente, que se apropria da palavra e traz à memória várias personagens históricas: mulheres negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas, de diferentes épocas e lugares que foram violentadas, torturadas, assassinadas e esquecidas.

A obra está em cartaz desde 2017 e já foi assistida por mais de 27.000 pessoas. Sobre o espetáculo, o crítico teatral do jornal “O Globo”, Patrick Pessoa, escreveu: “Nena Inoue transforma luto em luta… espetáculo para não perder”. O solo conta com dramaturgia de Francisco Mallmann a partir da obra “Mulheres”, do uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015). A encenação concebida por Nena, tem direção de texto de Babaya e apresenta temáticas femininas e feministas atreladas a questões histórico-políticas, especialmente da América Latina.

O projeto foi adaptado para que as apresentações online e debates ofereçam uma experiência enriquecedora para o público e foi produzida de forma segura para artistas e técnicos, seguindo todos os protocolos de segurança de saúde para a gravação do espetáculo.

Além das 5 apresentações abertas e das 10 apresentações fechadas para instituições parceiras, o projeto prevê debates posteriores às exibições do espetáculo – que se transformarão em uma série de podcasts – além de 11 Oficinas de Iniciação Teatral, direcionadas gratuitamente ao público que assistir ao espetáculo, que acontecerão de forma on-line, no decorrer de setembro e outubro.

Lembrando que 5 de todas as exibições online são gratuitas e abertas, e podem ser assistidas nas páginas do Espaço Cênico (03/09) e nas páginas dos parceiros Brasil de Fato (04/09), MST Nacional (05/09), Mães pela Diversidade (11/09) e Bicicletaria Cultural (12/09). E para que o público interessado possa se programar e ser avisado na data e horário da exibição, é necessário o cadastro gratuito no link: https://bit.ly/32tW6Wn

Serviço:
Exibições online, gratuitas e com tradução em Libras do espetáculo “Para Não Morrer”, seguidas de debate com o público.
Exibições GRATUITAS e abertas nos dias 03, 04, 05, 11 e 12 de setembro às 20h. 
Inscrição online e gratuita via site: https://bit.ly/32tW6Wn

Também é possível assistir as exibições nas páginas:
03/09: Espaço Cênico – www.facebook.com/espacocenicocuritiba
04/09: Jornal Brasil de Fato – www.facebook.com/brasildefato
05/09: MST Nacional – www.facebook.com/MovimentoSemTerra
11/09: Mães pela Diversidade – www.facebook.com/MaespelaDiversidade
12/09: Bicicletaria Cultural – www.facebook.com/bicicletariacultural

As exibições GRATUITAS e fechadas para parceiros acontecerão nos dias:
28/08 e 6, 7, 10, 12, 13, 14, 16, 18, 19/09.

Nena Inoue. Foto: Luísa Bonin.

Sobre Nena Inoue:
Nascida em Córdoba (Argentina) e desde os nove anos no Brasil, Nena Inoue é artista gestora, produtora, diretora teatral e atriz formada em 1978 pelo Curso Permanente de Teatro do Centro Cultural Teatro Guaíra. Completando 40 anos de carreira, contabiliza mais de 80 espetáculos profissionais e atua ainda como Coordenadora do Espaço Cênico desde 1997. Esteve na mesma função por nove anos (2000 a 2009) ao lado de Luís Melo no ACT – Ateliê de Criação Teatral, espaço que realizou e abrigou distintos trabalhos de caráter multiárea. Foi também Diretora Artística do Centro Cultural Teatro Guaíra (2003 a 2006); produtora da Sutil Companhia de Teatro (2008 a 2010) e, desde 2009, tem sua produção artística voltada às temáticas de caráter histórico-político-social.

Sobre o espetáculo:
Até o momento realizou 250 apresentações com um público aproximado de 27.000 pessoas. Estreou no Festival de Curitiba/Mostra Oficial, em abril de 2017 e nesse ano fez temporadas em Curitiba, no Teatro José Maria Santos, Ave Lola Espaço de Criação, Espaço Fantástico das Artes e em São Paulo, no SESC Pinheiros/SP. Apresentou-se nos festivais FILO – Festival Internacional de Londrina, no SINGA-Simpósio Internacional de Geografia Agrária e na Mostra SÓ EM CENA, de Maringá. Em 2018 no FICA Natal – Festival Internacional de Natal, no III Curitiba Mostra/Festival de Curitiba e temporadas no Teatro Poeirinha (RJ) e Teatro Guaíra (PR) e circulação pelo SESC PR nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Paranavaí e Ponta Grossa. Em 2019 apresentações no SESC Ginástico (RJ), no Teatro Municipal de São João del Rey, Mostra Resistências em São José do Rio Preto, no Teatro do SESI de São José dos Pinhais, Circulação SESC SC em 8 cidades (Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Concórdia, Laguna, Lages; duas temporadas no Teatro Lala Schneider e participou do Festara – Festival de Teatro de Araçatuba. EM 2020 apresentou-se no SESC São José dos Campos.

Premiações: Prêmio Troféu Gralha Azul 2017 de Melhor Atriz e Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Francisco Mallmann, à partir da obra de Eduardo Galeano
Direção e Atuação: Nena Inoue
Direção de Texto: Babaya Morais
Iluminação: Beto Bruel
Figurino: Carmen Jorge
Cenário: Ruy Almeida
Gravação: Alan Raffo e Lidia Ueda
Técnico Operador: Vinícius Sant
Identidade Visual: Martin Castro
Fotografias: Elenize Deszgeniski, Lidia Ueta, Marcelo Almeida, Raquel Rizzo, Luísa Bonin
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Luísa Bonin e Thays Cristine – Platea Comunicação e Arte
Vídeos Redes Sociais: Diego Florentino – Trópico TV
Produção: Guilherme Jaccon
Assistencia Produção: Lidia Ueta
Administração: Judy Fiorese
Direção de Produção: Nena Inoue
Realização: Espaço Cênico

“PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA”

Realização:
Espaço Cênico
Incentivo:
EBANX
Incentivo:
Lei de Incentivo à Cultura
Fundação Cultural de Curitiba
Prefeitura de Curitiba

EMPLOYER SUMMIT 2020 DIGITAL

O Employer Summit 2020 Digital trará cases, novidades e tendência do RH. Serão 4 temas (todas as terças de agosto) com especialistas sobre: Legislação, Gestão de RH, Tecnologia e RH Estratégico. Inscrições gratuitas. Evento online. 

Serão quatro tardes de muito conteúdo, abordando todo o universo do RH com grandes profissionais.

O evento é uma parceria da Employer com Lugarh, Epays e BNE. 

No dia 04/08 já contamos com o Juiz trabalhista Marlos Melek fazendo uma palestra especial: 

Programação: dia 04/08
– 14h Olhar Jurídico sobre as práticas digitais do RH
– 15h Impactos das MPs no dia a dia do RH
– 16h Como as modalidades de contratação ajudam na retomada econômica
– 17h As soluções trabalhistas na crise e como elas ajudam na rentabilidade empresarial

Faça a sua inscrição gratuita e receba todas a programação deste super evento:

JORNADA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIA BOSCH

AHK Paraná promove série de eventos online e gratuitos sobre esse assunto nos dias 20, 27 de maio e 3 de junho

Três grandes eventos estão previstos para ocorrer nos próximos dias, relatando a história dos últimos cinco anos da Bosch Curitiba e a sua jornada na transformação digital. Os encontros online promovidos pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), por meio do GIE Indústria 4.0 e Transformação Digital, serão realizados a partir do dia 20 de maio.

O primeiro da série de eventos, nesta quarta-feira, será conduzido pela psicóloga Josiane Azevedo, coordenadora das atividades da área de desenvolvimento organizacional, pessoas, cultura e estratégia na Bosch, pela Business Partner no RH da companhia, Ilka M. Toyomoto Furtado, e por Karina Martins Nogueira, também psicóloga e com experiência na área social, benefícios e saúde da Bosch Curitiba.

Inicialmente, as palestrantes trarão a trajetória e as principais alavancas da transformação digital da Bosch, uma empresa conectada às demandas do mercado. Os outros eventos, que ocorrerão na sequência, 27 de maio e 3 de junho, abordarão a transformação digital com foco em excelência operacional dos negócios atuais (Indústria 4.0, simplificação e digitalização de processos), e a transformação digital para a criação de novos negócios – o cliente no centro (UX, mentalidade ágil, design thinking), respectivamente.

Todos os webinars serão realizados via Zoom e ocorrerão das 11h às 12h. Para mais informações sobre esse e os demais eventos, entre em contato com a AHK Paraná pelo e-mail ahkparana@ahkbrasil.com. Efetue a sua inscrição gratuita do evento do dia 20 de maio: 

Serviço:
Série de eventos online da AHK Paraná:

Evento 1: A Jornada da Transformação Digital na Bosch Curitiba (Trajetória e Alavancas da Transformação Digital)
Data: 20 de maio (quarta-feira)
Horário: 11h às 12h
Local: Webinar online e gratuito, via Zoom
Inscrições: Informações pelo e-mail: ahkparana@ahkbrasil.com

Programe-se para os próximos eventos:

Evento 2:
A Transformação Digital com Foco em Excelência Operacional dos Negócios Atuais (I4.0, Simplificação e Digitalização de Processos)
27 de maio de 2020 (quarta-feira), das 11h às 12h

Evento 3:
A Transformação Digital para Criação de Novos Negócios – o Cliente no Centro (UX, Mentalidade Ágil, Design Thinking)
3 de junho de 2020 (quarta-feira), das 11h às 12h

Sobre a AHK Paraná
Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba Andreas F. H. Hoffrichter.

Fundada em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 130 Câmaras binacionais alemãs em 90 países ao redor do mundo que trabalham em prol do fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e agrupa empresas de capital ou know how alemão e companhias brasileiras instaladas no estado com interesses na Alemanha.

CURSO GRATUITO E PRESENCIAL PARA ARTISTAS ABORDA DESENHO E PINTURA DIGITAL EM CURITIBA

Arte de Rayner Alencar

60% das vagas são para mulheres com objetivo de fomentar a presença feminina na profissão

O artista Rayner Alencar em parceria com a Escola Revolution vai ministrar um curso de desenho gratuito com a maioria das vagas destinadas a mulheres. Além de fomentar a presença feminina no mercado da indústria de entretenimento, o objetivo é preparar os alunos para concluírem o curso em um nível avançado e habilitados para atuarem nas produtoras do setor. A previsão é que o curso inicie em 40 dias ou logo que as vagas forem preenchidas e acontecerá na sede da Escola Revolution em Curitiba, referência nacional no ensino de artes digitais com alunos vindos de todo o Brasil. 

Entre os assuntos abordados nas aulas estão fundamentos de desenho, character design e pintura digital. É necessário preencher um formulário e um dos requisitos para a inscrição é o envio do link do portfólio. A turma será composta por integrantes com vários níveis em desenho, não sendo necessário conhecimento prévio de técnicas mais avançadas. Um dos critérios de escolha acontecerá pela dedicação e estudos para o aperfeiçoamento pessoal adquiridos. 

“Eu criei o curso porque muitos interessados não têm condições de pagar um curso como esse, então é a minha forma de retribuir o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo da minha atuação profissional”, destaca Rayner. Também, penso em ter uma cota mínima para mulheres, pois essa área tem muita diferença na quantidade de profissionais, sendo predominantemente masculina”, complementa o artista. 

Rayner Alencar nasceu em Fortaleza e gosta de desenhar desde que se entende por gente. Aprendeu quase tudo que sabe sozinho, observando o trabalho de outros artistas (e recomenda fortemente que você não faça o mesmo!). Nos seus sete anos de experiência como artista profissional, já trabalhou para grandes empresas como WarnerBros, Nickelodeon, DreamWorks Tv, Mattel, Bandai Co. e Passion Pictures. 

SERVIÇO 
Curso de Desenho com Rayner Alencar 
Gratuito 
Inscrições pelo formulário para interessados a partir de 18 anos. 
60% das vagas são destinadas a mulheres. 
Onde: Escola Revolution – Rua Pedro Collere, 67, Vila Izabel – Curitiba 
Data: Previsão de início até maio

DJ THIAGO MELLO NO ERVA DOCE / SEBINHO

O DJ fez sucesso! O povo pede bis!!! Então nesta sexta-feira, dia 6 de março, teremos discotecagem do DJ Thiago Mello na Erva Doce Doceria Bar, em Curitiba.  Discotecagem pra alegrar nossa rua Paula Gomes! Entrada gratuita. A casa abre as 19h!

O som ferve a partir das 20h! Venha curtir música brasileira e aproveite a feira de discos e livros (de frente pra rua) do Sebinho FATO Agenda, regada a chope e comidinhas maravilhosas do erva!

Erva Doce Doceria Bar. Rua Paula Gomes, 380, centro de Curitiba. Quase esquina com Duque de Caxias. Casa abre a partir das 19h.

Página do evento, aqui