SKETCH FEIRA GRÁFICA ::: EDIÇÃO #01

A edição #01 da SKETCH FEIRA GRÁFICA, organizada pelo Ateliê Secreto, acontecerá neste sábado, 12/agosto, entre 13h e 17h30, no Nex Coworking / Casa de Pedra, em Curitiba. Um lugar de trabalho e criação que possibilita encontros e trocas. A feira reunirá vários artistas gráficos, dentre eles: @giovanniss.arte@florespetalum, @utopia_tropical@slosloow, @HermanitoCollage; Exposição de livros e discos de vinil com @sebinhofatoagenda; Moda autoral/brechós com @garimposdagrazi, @circoollar. E programação de música ao vivo com apresentação do coletivo musical Broovers, além da discotecagem (em vinil!) do Assunção Discotecador. A feira terá deliciosas opções gastronômicas. O local é pet friendly e a entrada é gratuita.
 
Lógico que O Sebinho FATO Agenda participa da feira (com livros e discos) em parceria com Hermanito Collage (artes gráficas). 

Programação musical: A discotecagem de vinil será do Assuncão Discotecador, a partir das 13h. Às 15h30 se apresenta o coletivo musical Broovers: uma mistura de jazz, experimental e bossa nova. Composição em tempo real e releituras de clássicos da MPB.

Serviço:
SKETCH FEIRA GRÁFICA
edição #01 da feira gráfica do @ateliesecreto._
Data: sábado, dia 12.08, 13h às 17h30

Local: Nex Coworking | Casa de Pedra, Alameda Pres. Taunay, 130, Batel, Curitiba. Entrada Livre.

SEITHY FAZ FUSÃO MUSICAL QUE DESAFIA FRONTEIRAS NO ÁLBUM “HAIKAI ESPIRITADO”

Lançamento é do selo Diáspora

Seithy, talentoso artista multidisciplinar e luthier de Curitiba, faz em seu álbum de estreia uma expressão autêntica de sua identidade como latino-americano amarelo. Com “Haikai Espiritado”, ele busca trazer à tona as questões de apropriação cultural e invisibilidade que afetam sua cultura. A proposta é de uma fusão de influências nacionais e internacionais, incluindo samba, noise, música eletrônica experimental, além de elementos japoneses como taiko, j-rock, enka e haikai, em um verdadeiro caldeirão musical e poético.

Ao mesclar diferentes origens culturais e estilos musicais, Seithy cria uma linguagem musical única e original que abre caminhos para a compreensão e apreciação da nova música nipo-brasileira. “Haikai Espiritado” convida a diluir as fronteiras, demonstrando que é possível unir influências e tradições diversas e anacrônicas para criar algo completamente autêntico e atual.

Além disso, o álbum desafia estereótipos e limitações impostas pela indústria musical e pela mídia, que muitas vezes tendem a favorecer apenas certos estilos ou gêneros musicais. Seithy rompe com essas barreiras ao apresentar um trabalho que transcende categorizações e se destaca pela sua originalidade e ousadia.

Por meio deste álbum, Seithy não apenas revela sua própria identidade e visão de mundo, como também ajuda a enriquecer o debate sobre a diversidade cultural do Brasil, usando a música como ferramenta de construção e autoexpressão.

O lançamento do álbum foi antecipado pelo single “Sem Nome”, onde Seithy estreou como artista solo em uma impactante introdução ao olhar descolonial inspirado por todas as histórias, civilização e relatos que foram esquecidos em processos predatórios, desde terras até criações artísticas.

“Haikai Espiritado” é um convite para explorar outras sonoridades, descobrir novas perspectivas musicais e apreciar a riqueza da fusão cultural. Seithy nos leva a uma jornada musical inspiradora, na qual as fronteiras são apagadas e a diversidade se torna a força motriz da criação artística. Este álbum é uma manifestação genuína do talento e da visão inovadora de Seithy, consolidando seu lugar no cenário musical brasileiro como um artista visionário.

“Depois de anos num coma colonial, entre não-lugares, inseguranças e naturalmente alocado à margem do possível, decidi saltar. Existo nesse salto, livre, caótico, saturado, conflituoso e humano. De som e de ser”, resume ele.

O álbum “Haikai Espiritado”, de Seithy, já está disponível para streaming nas principais plataformas. O lançamento é uma aposta do selo Diáspora, projeto de Hugo Noguchi (Ventre, SLVDR) que pretende dar visibilidade para que artistas racializados se insiram de modo profissional no mercado musical, buscando descendentes das diásporas africana e asiática, bem como das internas brasileiras.

Ouça “Sem Nome”: https://smarturl.it/SeithySemNome
Assista a “Sem Nome”: https://youtu.be/8y3eCD4mSb – no canal do Selo Diáspora

ENCONTRO DE BRECHÓS CELEBRA O DIA MUNDIAL DO ROCK EM SUA MAIOR EDIÇÃO

Um evento único, com mais de 35 expositores e 17.000 peças em meio a roupas e acessórios, que promove conexão com o bom e velho rock’n’roll

Por Emanuelle Spack

O Dia Mundial do Rock é conhecido por trazer à tona o espírito rebelde e apaixonado por esse estilo musical cravado no coração de muitas pessoas. Algo que o rock’n’roll trouxe consigo permeia o mundo da moda desde os primeiros sons nos acordes das guitarras. De lá para cá, diferentes modelos de roupas foram criados e é possível garimpar alguns deles no próximo Encontro de Brechós Saí do Armário, em uma atmosfera envolta no universo vibrante do rock’n’roll. Esta edição acontece em um novo local, na Galeria A Travessa, nos dias 08 e 09 de julho, com entrada gratuita e excelentes opções de peças de vestuário e acessórios exclusivos que estarão à venda em diferentes estandes.

Serão 35 expositores diferentes por dia, com peças masculinas, femininas, infantis, acessórios, discos de vinil, produtos ecológicos e muito mais. “É incrível ver como a moda do passado continua relevante e inspiradora. O rock’n’roll é uma fonte inesgotável de estilo e atitude, e eventos como esse mostram que podemos nos vestir de forma autêntica, criativa e sustentável”, comenta Kerolen Martins, uma das organizadoras do encontro. Essa iniciativa estimula a economia local apoiando os pequenos empreendedores e promovendo a conscientização sobre a importância de resgatar peças cheias de história.

Cada brechó participante trará sua essência única, apresentando uma ampla variedade de roupas e objetos que abraçavam as diversas vertentes do rock. Desde camisetas com estampas icônicas de bandas lendárias como Iron Maden, Kiss, Guns N’ Roses, Raimundos, até jaquetas e outras peças. Não faltarão opções para os aficionados do estilo. E para quem não gosta de usar esse estilo, terão peças do vintage ao atual, e da alfaiataria ao streetwear.


Foto Ronald Sidney – Curitiba Vinil

Para a empreendedora Gabriela Feola, além dos brechós, será uma oportunidade única de adquirir vinis autênticos, alimentando o desejo dos amantes da música por este som nostálgico que só o LP pode proporcionar. “O rock continua a influenciar e inspirar as pessoas, mesmo após tantos anos. Reunir essas duas paixões, moda e música, em um mesmo ambiente, é uma maneira de manter vivo o espírito rebelde e autêntico que o rock representa.”

Serviço:
21° Encontro de Brechós Saí do Armário
Local: Galeria A Travessa CWB
Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro – Curitiba.
Entrada: Franca
Datas e horários: 08 e 09 de julho – Sábado e Domingo: das 09h:00 às 18h:00.
Rede sociais:
Instagram
Facebook

Nota do editor: Nosso Sebinho FATO Agenda participa do encontro domingo, 09, com livros e discos – estaremos exatamente na entrada (da Travessa CWB) na Rua 13 de maio, nº 439. No sábado, a feira de discos tá garantida com o Ronald, da Confraria do Vinil

EM NOVA EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE ARTE AFRICANA, MON PROMOVE DIÁLOGO COM ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS

Foto: André Nacli.

A exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) com obras de seu acervo, ganha uma segunda edição: “África: Diálogos com o Contemporâneo”, que será inaugurada em 24 de junho, na Sala 4. A curadoria é de Paula Braga e Renato Araújo da Silva.

A mostra é um recorte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao MON, em 2021, com aproximadamente 1.700 obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século 20.

“Agora a exposição se renova com a proposta de estabelecer um instigante diálogo com obras de artistas contemporâneos”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Comprovando a força dessa interlocução, Fernando Velázquez, Paulo Nenflídio, Rosana Paulino, Arjan Martins, Julio Vilani e Paulo Nimer Pjota têm alguns de seus trabalhos ao lado do conjunto de obras que pertencem ao acervo do MON.

Se, ao longo da história, artistas como Picasso, Matisse e Braque se inspiraram esteticamente naquele continente para recriar conceitos artísticos ocidentais, tal influência se mantém e se renova.

“Hoje falamos de artistas que investigam a inteligência artificial, por exemplo, e nos trazem aqui obras produzidas por um algoritmo, a partir da análise de múltiplas imagens de arte africana”, afirma Juliana. “Ou da tecnologia eletrônica que nos permite participar dos sons da floresta emitidos pela interessante comunicação entre os circuitos digitais de esculturas.”

Um museu existe a partir do seu acervo, mas é da interação entre o público e suas obras que são disseminados cultura e conhecimento. “Temos certeza de que a grandiosa coleção de arte africana será sempre fonte de experiências instigantes e engrandecedoras”, diz a diretora-presidente.

“A exposição, que é um marco para o MON e para todo o Estado do Paraná, ganha novas nuances. Um museu vivo e pulsante precisa promover esse diálogo entre o passado e o presente para instigar e oferecer sempre algo novo ao público”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Diálogos com o contemporâneo
Segundo o curador da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, Renato Araújo da Silva, as obras doadas ao MON em 2021 foram adquiridas ao longo de mais de 50 anos pelo casal Ivani e Jorge Yunes, detentores de uma das maiores coleções de arte do Brasil.

“Considerando que a cultura brasileira tem ancestrais africanos tanto do lado que veio da Europa quanto do lado que veio diretamente da África, a exposição ‘África: Diálogos com o Contemporâneo’ coloca em contato as peças da coleção de arte africana do MON – doação da Coleção Ivani e Jorge Yunes – com obras produzidas por seis artistas brasileiros que evidenciam o cerne miscigenado da cultura ocidental”, explicam os curadores.

Por negação ou clara aderência, a cultura africana embasa a produção artística europeia. “Na mescla proposta de peças africanas e obras brasileiras contemporâneas, evidencia-se o cerne miscigenado da cultura ocidental e a indiscutível presença da África na arte, na espiritualidade e nos esforços contemporâneos de estabelecimento de uma relação mais saudável entre os povos e com a Terra”, dizem Paula Braga e Renato Araújo.

Curadoria
Paula Braga é professora de Estética e Filosofia da Arte na UFABC. Pesquisando sobre arte, filosofia e psicanálise, publicou “Arte Contemporânea: Modos de Usar” (Ed. Elefante, 2021) e “Hélio Oiticica: Singularidade, Multiplicidade” (Ed. Perspectiva, 2013). Organizou a coletânea “Fios Soltos: A Arte de Hélio Oiticica” (Ed. Perspectiva, 2008) e publica em catálogos e revistas de arte.

Renato Araújo da Silva é historiador em Filosofia pela Universidade de São Paulo, professor colaborador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e autor, entre outros trabalhos publicados, do livro “Outra África: Trabalho e Religiosidade (2020)”; “Arte Afro-Brasileira: Altos e Baixos de um Conceito” (Ed. Ferreavox, 2016). Curador e pesquisador, atuou no Museu Afro e realizou outras exposições em museus, como o de Arte Sacra de São Paulo e o Museu de Diversidade Religiosa de Olímpia (SP).

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço:
“África, Expressões Artísticas de um Continente: Diálogos com o Contemporâneo”
Sala 4
A partir de 24/junho
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba. 

LITORAL PARANAENSE É RETRATADO EM EXPOSIÇÃO NA UNIVERSIDADE POSITIVO

Biblioteca Central na Universidade Positivo recebe exposição “Litoral Paranaense”, com visitação gratuita

Até 31 de agosto, a Universidade Positivo recebe a exposição “Litoral Paranaense”, do artista Constantino Stopinski Filho. A mostra acontece na Biblioteca Central do campus Ecoville e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h. A entrada é gratuita.

A exposição proporciona aos visitantes uma imersão nas paisagens do litoral do Paraná, um tema constante na carreira do artista autodidata. Influenciado por pintores locais como Theodoro De Bona, Mirtillo Trombini e Krueger, Stopinski retrata praias, barcos, coqueiros e as cores características da região. 

Nascido em Monte Alegre (PR) em 1958, o artista publicou os primeiros trabalhos na década de 1980, logo conquistando reconhecimento nacional. Uma das principais características de sua arte é o senso de humor, que provoca sorrisos e cria uma relação imaginativa entre a obra e o espectador. 

Constantino Stopinski Filho reside em Morretes desde 1967 e é conhecido por criar personagens memoráveis, como Pirimbu, um caiçara simples; Quarito, um indígena infantil; e Cutapado, um periquito nativo que divertia seus colegas de trabalho. Suas obras já foram publicadas em diversos periódicos nacionais e internacionais.

Serviço:
Exposição “Litoral Paranaense”
Artista: Constantino Stopinski Filho
Técnica artística: aquarela, acrílica sobre papel e tela
Data: até 31 de agosto. De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Aos sábados, das 8h às 13h.
Local: Biblioteca Central da UP Ecoville. Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Ecoville, Curitiba-PR
Entrada gratuita.

FESTIVAL COOLRITIBA 2023

Nosso Sebinho FATO Agenda participa do Festival Coolritiba neste sábado, 20 de maio, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. Ao todo serão 22 shows, durante 14h, distribuídos em 4 palcos. Com direito a roda gigante e tirolesa. 

A equipe do sebinho está feliz e orgulhosa de participar desse festival com shows dos  gigantes: Mano BrownGilberto GilMarisa Monte e Alceu Valenca, além da nova geração de artistas LinikerTuyoAgnes NunesTitcho LooperTetoMatuêL7nnonMIƬΛY DJFresno entre outros talentos!!!

Vamos expor discos (+ livros) em 8 expositores:
• Carpinter Discos
• Confraria do Vinil
• Huevo discos
• Joaquim livraria
• Marcelo Discos
• Ostras Perdidas
• Sonic Discos
Sebinho Fato Agenda

Um sábado de música, arte, moda e cultura na Pedreira. Se vc for pro Festival Coolritiba, venha nos visitar!!! 😉

 

APRE E EMBRAPA FLORESTAS REALIZAM CAMPANHA GRATUITA DE TROCA DE LIVROS EM CURITIBA

Projeto #CirculeUmLivro, que acontece pela primeira vez no Paraná, foi idealizado pela Indústria Brasileira de Árvores em 2022; objetivo é incentivar a leitura e a economia circular

Entre os dias 24 e 27 de abril, a tradicional Rua XV, em Curitiba (PR), vai receber o projeto #CirculeUmLivro, uma realização da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e da Embrapa Florestas, em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). O projeto, em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril, convida as pessoas que passarem pelo local a doarem um livro que já leram, enquanto levam outro gratuitamente para casa, promovendo, assim, a leitura e a economia circular.

No calçadão, haverá um espaço entre a Boca Maldita e a Praça Osório, com os totens da campanha. Os participantes poderão tirar fotos no local e receber um marcador de páginas, que reforça a mensagem que o papel “é sustentável, biodegradável, reciclável e vem de árvores plantadas, colhidas e replantadas para esse fim”. A ação também será estendida para as redes sociais – basta compartilhar a experiência com a hashtag #CirculeUmLivro, marcando @apreflorestas e @iba_oficial

Para o presidente da APRE, Zaid Ahmad Nasser, as florestas plantadas fazem parte do dia a dia das pessoas, fornecendo uma matéria-prima renovável, com mínimo impacto ambiental, que dá origem a inúmeros produtos sustentáveis, entre eles o papel. Portanto, uma ação como a campanha #CirculeUmLivro, que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora, para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade.

“Em todos os nossos trabalhos, sempre fazemos questão de lembrar que, para cada hectare plantado, nossas associadas mantêm mais um hectare conservado. Esse é um número bastante expressivo para reforçar a mensagem de que somos um setor preocupado com o meio ambiente, com as pessoas e com o futuro. E, mais do que isso, somos parte da solução para um mundo mais sustentável. Participar da ação #CirculeUmLivro vem ao encontro de todo o trabalho da APRE e das empresas florestais e é algo que nos enche de orgulho e nos motiva a fazer mais e melhor”, declara.

Erich Shaitza, chefe-geral da Embrapa Florestas, reforça a mensagem, ressaltando a importância do papel no dia a dia das pessoas. “Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos conhecimento e estabelecemos condições para o futuro. O bacana é que, no Brasil, todo nosso papel é produzido de forma renovável e sustentável”, apontou.

Aproximadamente 1.000 livros estarão disponíveis para troca, de diferentes gêneros, doados por editoras e por leitores com grandes coleções. Entre os títulos, estão obras de Jorge Amado, coleções de livros de Literatura Brasileira e muito mais. É importante reforçar, ainda, que a organização avaliou cuidadosamente todos os exemplares recebidos, para garantir que são livros oficiais, com registro na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro). Durante todos os dias da campanha, a mesma avaliação será feita nas edições que chegarem por meio da troca, e aqueles que não tiverem a procedência comprovada não serão colocados em circulação.

Além de APRE, Embrapa Florestas e Ibá, a ação conta com o apoio das editoras Albatroz, CRV, Fiocruz e UEM, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e do projeto “Sustentabilidade Agroflorestal para o Desenvolvimento Rural”, do Laboratório Benefícios das Florestas, da Escola de Florestas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

2ª edição #CirculeUmLivro em São Paulo
A campanha #CirculeUmLivro foi idealizada em 2022 pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa o setor de árvores cultivadas no país, em parceria com o Metrô de São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, a ação acontece em cinco estações do metrô da capital paulista e, nesta edição, foi ampliada – além da troca de livros, acontecem, simultaneamente, atividades culturais.

“A campanha de 2022 foi um sucesso. Esse ano, temos um desafio, que é ampliar o projeto e prover mais atividades para os passageiros do metrô, criando um espaço de estímulo à leitura e à cultura, de modo a demonstrar que nós, como cidadãos, podemos contribuir para a economia circular por meio de nossas atitudes e escolhas. Optar por produtos sustentáveis, como um livro, que tem origem em árvores cultivadas para esse fim, é reciclável e tem um pós-uso consolidado, auxilia na construção de uma economia verde, com proteção de florestas nativas e da biodiversidade”, destaca Paulo Hartung, presidente da Ibá.

Serviço:
#CirculeUmLivro em Curitiba
Data: 24 a 27 de abril de 2023
Horário: 09h30 às 18h30
Local: Calçadão da Rua XV – Curitiba (PR)
Saiba mais sobre o setor em:
www.apreflorestas.com.br | Instagram – @apreflorestas
www.embrapa.br/florestas
www.iba.org | Instagram – @iba_oficial

LANÇAMENTOS SEBINHO FATO AGENDA ::: 20/04/2023 :::

Receba os livros do @sebinhofatoagenda em casa via correios. Taxa de entrega para todo país: R$10, por livro (até 2 livros: R$15,). Com opção de retirada (livre de taxa) no estoque: Travessa Isaacson Chinasso, 37, bairro Orleans, em Curitiba. Entregamos toda sexta-feira (sem taxa) no centro de Curitiba, combine por whats: 41.99745.5294, com Lelê.

Títulos da foto (dia 20 de abril de 2023):


Livro 01: O PODER DAS BARRICADAS: UMA AUTOBIOGRAFIA DOS ANOS 60. Autor: Tariq Ali. Tradução: Beatriz Medina. São Paulo. Boitempo, 2008. Páginas: 405. Preço: R$29,90.


Livro 02: ARMAS, GERMES E AÇO: OS DESTINOS DAS SOCIEDADES HUMANAS. Autor: Jared Diamond. Rio de Janeiro. Record, 2005. 6ª Edição. Páginas: 442. Preço: R$39,90. Obs.: Vencedor do Prêmio Pulitzer de 1998.


Livro 03: URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO PARANÁ. Autor: Dennison de Oliveira. Curitiba. SAMP, 2017. Páginas: 124. Preço: R$13,90.


Livro 04: A DESUMANIZAÇÃO DA ARTE. Autor: José Ortega Y Gasset. 2ª Edição. São Paulo. Cortez, 1999. Biblioteca da educação. Sérir 7. Arte e cultura. Vol.2. Páginas: 95. Preço: R$29,90.

Temos milhares de livros à pronta-entrega, consulte por whats. Visite nossa loja virtual do MercadoLivre. Em nossa loja virtual está tudo (em média) 10% mais barato em relação aos nossos produtos anunciados no MercadoLivre e Shopee.

PAGAMENTO: via pix, app MercadoPago, Nubank, PicPay, boleto e/ou transferência bancária. Loja com CNPJ, se precisar, solicite nota fiscal.

Importante: só reservamos livros e discos mediante pagamento adiantado. Conto com sua compreensão.

COM POEMAS DE FEDERICO GARCÍA LORCA E DIREÇÃO PERUANA O PARANÁ RECEBE EM MAIO O ESPETÁCULO “FLAMENCO PARA TODOS”

Dirigido e encenado por Sandro Tueros, espetáculo vai circular o Paraná em 12 municípios com 15 apresentações e oficinas gratuitas


Na foto, o ator peruano radicado em Curitiba, Sandro Tueros que além de atuar e assinar a direção do espetáculo, divide o palco com Cris Macedo, Tânia Moruna e Alê Palma. 

Entre 04 e 28 de maio, o Paraná será o palco de encontro para celebrar a cultura espanhola. Com a direção assinada por Sandro Tueros, o espetáculo “Flamenco Para Todos” reúne poemas do escritor espanhol Federico García Lorca (1898-1936), onde poesia, música e dança flamenca se encontram e fazem fusão rítmica e dramaturga.

Além das apresentações também será ministrada em cada um dos 12 municípios paranaenses a oficina sobre a relação poética de Lorca e a cultura flamenca, ambos com a entrada gratuita ao público. Os espetáculos contam com acessibilidade em LIBRAS.

A partir das obras “El Romancero Gitano” (1928) e “Poemas Del Cante Jondo” (1931) de Federico Garcia Lorca, os poemas românticos interpretados em cena originalmente em espanhol e legendados em português, propõem ao público uma viagem sensorial entre sotaques, tradição, música e claro, à sensualidade da dança flamenca.

“La Guitarra”, “El Silencio”, “Encuentro”, “La Casada Infiel” são algumas das poesias responsáveis em promover a aproximação do público com a rica cultura literária espanhola de Lorca.

“A poesia de Lorca é complexa, mas furar esta parede é imprescindível. Principalmente, quando o público tem acesso às obras e a cultura flamenca. Quando você tem a poesia, dança e o violão flamenco, não há como não ser impactado por esta rica junção autenticamente espanhola”, promove Sandro Tueros que, além de estar em cena e assinar a direção do espetáculo, também é o responsável pela fundação da ST Produções Teatrais – empresa responsável pela produção e Realização do projeto.

Em “Flamenco Para Todos”, o espetáculo conta em seu elenco com duas bailaoras – como são chamadas as bailarinas de flamenco – Cris Macedo & Tânia Moruna e o músico Alê Palma, compositor da trilha sonora original.

Acompanhado pelo violão flamenco, Alê Palma executa todas as músicas ao vivo, unindo a construção melódica pelo ritmo do Taconeo – como é chamado originalmente o sapateado flamenco.

“A bailaora Cris Macedo é uma das principais coreógrafas de flamenco do país. E quando se trata do flamenco, ela é unanimidade, pois desde a década de 1990 é responsável por disseminar o estilo pelo Brasil além de ser fundadora do Estudio y Compañía Aire Flamenco”, ressalta Sandro sobre Cris, que já produziu inúmeros espetáculos e dividiu palco com grandes artistas flamencos brasileiros e também da Espanha.

Sobre a oficina
Da magia dos palcos ao processo pedagógico, o projeto “Flamenco Para Todos”, em cada um dos municípios, vai realizar a oficina “Cruzamentos entre o Flamenco e Garcia Lorca: contribuições para a literatura”.

Destinada para professores, estudantes e público em geral, o elenco do espetáculo apresenta a relação histórica do flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Federico García Lorca, tanto em âmbito teatral quanto literário.

A oficina híbrida, entre teoria e prática, demonstra a contribuição do flamenco e a disseminação da cultura espanhola ao redor do mundo, e propicia ao público a noção sobre as características identitárias da música latina.

As oficinas serão ministradas pela dançarina e pesquisadora da cultura flamenca Tânia Moura e pelo músico flamenco Alexandre Brown Palma, mestre em musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Circular com este espetáculo por 12 cidades do nosso Estado e levá-lo a milhares de espectadores em 15 apresentações, representa não somente o reencontro desta arte universal com o espectador que tanta falta nos fez, mas também a certeza de que o teatro, a dança o circo e todas as artes que dependem do espectador, precisam estar sempre de portas abertas, tanto quanto o nosso desejo de tocar a cada um que nos assista com a nossa palavra, música e baile flamencos, num reencontro sempre ‘abierto’ [aberto em portugues]” ensina Sandro Tueros. 

Entre as cidades contempladas para receber o espetáculo em maio estão: Rio Negro (04 e 05), Campina Grande do Sul (06), Palmeira (10), Mandirituba (11), Irati (12 e 13), União da Vitória (14), Telemaco Borba (18), Laranjeiras do Sul (20), Palotina (21), Guaira (24 e 25), Medianeira (26) e Assis Chateaubriand (28).

“Flamenco Para Todos” é um projeto realizado com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná e com o apoio da Companhia Paranaense de Energia COPEL.

Sobre o flamenco no Brasil
Desde 2010, o flamenco é reconhecido pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Com origem a partir da Espanha, em bairros pobres habitados por ciganos (conhecidos por as gitanerias). O flamenco foi influenciado pela cultura árabe, judaica e cigana, onde há cada geração a expressão artística é incorporada e promove a sua história ancestral.

No Brasil, o interesse por essa arte está em expansão, principalmente em meados do século XX com a chegada dos imigrantes espanhóis. Contudo, ainda enfrenta várias dificuldades em sua difusão, principalmente pela falta de incentivo. Entretanto, em algumas regiões, principalmente ao sul do país, a cultura flamenca é destaque como produção artística e cultural.

Sobre Sandro Tueros
Natural da cidade de Lima, capital do Peru, Sandro Tueros iniciou seu trabalho artístico aos 17 anos de idade, a partir do curso de arte dramática pelo Club de Teatro de Lima. Radicado no Brasil, desde 1995 atua como ator, diretor e produtor teatral.

Entre os destaques de sua trajetória nacional, em filmes, atuou em “O Mirador” (2018) de Bruno Costa e estrelou as séries “Contracapa” (2017) e “Colônia Cecília” (2012). Em TV aberta, integrou o elenco da série “O Caçador” (2014) com direção geral de José Alvarenga e produção da Rede Globo de Televisão.

Dos palcos, “Palavra Flamenca” (2015), “Norman, Comedor de Livros” (2015), “O Príncipe e a Aviadora” (2019) e “Flamenco Para Todos” (2022/2023), são alguns dos principais destaques como diretor. Ao longo de três anos, também foi ator associado e produtor da Companhia de Teatro Sia Santa, em Campinas – SP. É graduado em Artes Cênicas – Bacharelado – Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (2004) e com pós graduação, pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Língua e Literatura Espanhola (2011).

Há mais de dez anos, Sandro é o responsável pela ST Produções Teatrais, produtora com sede em Curitiba, responsável pela realização de diversos projetos em todo o país.

Ficha Técnica
Das obras El Cante Jondo & El Romancero Gitano de Federico García Lorca
Direção de Produção: ST Produções Teatrais
Direção e interpretação: Sandro Tueros
Roteiro e Tradução ao português: Sandro Tueros
Músico e Compositor: Alê Palma
Bailaoras intérpretes Criadoras: Cris Macedo & Tânia Moruna
Bailaoras em vídeo: Fernanda Gimenez & Tânia Moruna
Cenário: Guenia Lemos – Prego Torto
Figurinos: Marcelo Salles & André Posselt
Projeto de iluminação: RZLuz
Técnico operador de Luz: Alexandre Luft
Adereços de cena: Máscaras e Fantasias
Caracterização para vídeo: Felipe Emmanuel Prochmann
Maquiagem para vídeo: Pedro Laurentino Luiz
Designer gráfica: Guenia Lemos
Assessoria de Imprensa: Cabana Assessoria – Lucas Cabaña e Janaina Fellini
Produção local: Enrique Gaio, Rodrigo Duarte, Dizi Joanassi, Andrio Robert, Milene Galvão, Licio Ferreira, Camila Castellón, Serli Andrade, Tiago Centena, Yago Marques, Zé Alves e Alessandra Janssen
Montador: Aladir Carlos da Silva, Cleverson de Paula Franco, Elisane Ramirez Pires, Erivelton Rosa Carvalho, Gabriel Gonçalves, Gilson Marcio do Nascimento, Guilherme Dantas de Freitas, Kewin Stach, Lucas Muniz de Almeida, Luciano França da Silva Ferreira e Pablo Henrique de Oliveira da Silva

Secretária: Andriele Tatiane Baptista, Denise de Fátima Stadler, Elizabeth da Silva Guimarães, Graciela Regina Lopes, Jéssica Richert Cordeiro da Silva, Jhennifer da Silva Vogado, Naiane Pedreira Correia, Pamela Salvador, Pricila Aparecida da Cruz, Raíssa Negroni, Ruth Maciel Dorilêo de Lima e Schirlei Terezinha Ribeiro Kraemer

Tradutor LIBRAS: Ana Paula Toledo Silva de Bassi, Corrêa Hilgemberg, Damaris Kleiss Magalhaes Pereira, Ereci Maria dos Santos Krzyzanowski, Janaine dos Santos da Silva, Joelma Mazzo, Karianny Aparecida Gerotto del Mouro, Leislie Francieli Vasconcelos da Silva, Nelci Rodrigues dos Santos, Pâmela Sabrina Hobi Maltauro, Rosangela Marcilio Bogoni, Sarah Tamara, Tania Aparecida Martins

Contrarregra: Andre Carlos de Godoi, Andressa Talyne Kraemer, Cleiton de Souza, Domingos Sávio de Lima Martinez, Domingos Sávio de Lima Martinez, Edmar de Lima, Gabriel Gonçalves, Julio Cesar Queiroz Correia, Lucindo José Machado, Mauro Sérgio Souza Pinto, Victor Nascimento Raimundo, Vitor Leonardo Nasato

Filmagem, Montagem e Edição de vídeo: BR Filmes
Direção cinematográfica: Orlando Brasil
Direção de Fotografia: Paulo Silveira
Assistente de Direção para vídeo: Nathalia Camargo
Captação de áudio para vídeo: André Kloss & Joaquim Kloss
Edição e mixagem de áudio: Kloss Estúdio
Câmera e Making of: Edson Roberto Martins
Curso audiovisual de flamenco: Victor Carlim
Técnico e montagem de luz para vídeo: Bruno das Almas Ferrari
Costureiras: Eunice Salles & Valéria Salles

Duração: 60 minutos aproximadamente.
Classificação: Livre
Origem: Curitiba – Paraná
Idioma: espanhol (legendado em português)
Ano de criação: 2021

Agradecimentos Especiais:
Centro Cultural Teatro Guaíra
Teatro José Maria Santos
Padaria América
Catharine Hill Maquiagens
Senhora Yara Chaves
Senhor Eduardo H. Engelhardt
Miri Galeano & Perla Flamenca – Consultoria coreográfica no Baile Soleá
Agência do Trabalhador da Cultura do Paraná
Aos Secretários da Cultura e produtores locais das cidades envolvidas que acolheram nosso espetáculo.

Redes Sociais
Site: https://www.stteatro.com.br/flamencoparatodos
Instagram: https://www.instagram.com/stproducoesteatrais/
Facebook: https://www.facebook.com/stteatro/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/st-producoes-teatrais/
Twitter: https://twitter.com/STteatro
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCDAsW2VlFbuokegMWJewvXA?reload=9
Flickr: https://www.flickr.com/photos/96752214@N03/albums
Pinterest: https://br.pinterest.com/stteatro/

ALMODÓVAR DE SALTO ALTO É UMA PROVOCAÇÃO

Neste dia 12 de novembro de 2022, às 22h, sábado. O Wonka Bar abre suas portas para uma noite intensa. Na ocasião acontecerá a festa “Almodóvar de Salto Alto”. Segunda edição da festa espetáculo em homenagem ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar no Wonka.

Em agosto – na primeira edição – o público foi presenteado com a estética do aclamado filme “Kika” de 1993. A imersão nesta segunda edição é sobre o filme “De Salto Alto” de 1991. Uma das produções mais emblemáticas de Pedro com repercussão no Brasil. Incluso, no ano de 1992 Marisa Paredes ganhou o Kikito de melhor atriz por “De Salto Alto” em Gramado.

Ieda Godoy proprietária do Wonka dá vida a Becky Del Páramo – personagem de Marisa Paredes em “De Salto Alto” – no ensaio fotográfico que divulga o evento, e em uma performance exclusiva na noite do dia 12 de novembro. Os clicks do ensaio de divulgação são de Natasha Durski; com direção de Edson Godinho; figurino de Lizi Sue; maquiagem Amanda Gonçalves e cabelo Nara Hoier.

A festa mais uma vez acontece em parceria com o Centro Cultural da Espanha, e tem produção de Ieda Godoy e Edson Godinho. Para a ocasião o bar será ambientado dentro da estética do universo kitsch de Pedro Almodóvar. Durante a noite ocorrerão performances de: Ieda Godoy; Juana Profunda e Amor Gomide. Flamenco por Perla Flamenca, composta por: Miri Galeano; Jony Gonçalves; Maria Tereza Prado e Ozir Padilha. A música fica por conta de Maria Paraguaya; Giovanni Caruso; com participação especial de Rogéria Holtz. E a discotecagem do DJ Thiago Mello.

A celebração ainda terá cardápio típico espanhol e bebidinhas especiais. Quem vier com look inspirado no filme “De Salto Alto” ganha um chupito. As melhores montagens da personagem Femme Letal, eleitas pelo público,  ganham um drink de escolha da performer. 

Serviço:
ALMODÓVAR DE SALTO ALTO
Local: Wonka Bar; Trajano Reis 326, São Francisco, Curitiba – PR
Horário: 22h
Ingressos: o segundo lote de ingressos está a venda pelo valor de $25,00 até o dia 11/11. A compra pode ser feita por PIX: 08.853.790/0001-60. Enviar o comprovante para o whatsapp do Bar (41) 8893-5321.