JANINE MATHIAS REALIZA “FOLIA DA NEGA” NO QUINTAL DA MARIA NESTE SÁBADO

A cantora e compositora apresenta edição carnavalesca de sua tradicional roda de samba

Conhecida por apresentar a tradicional roda “Samba da Nega” em diversos espaços culturais da cidade, neste sábado (20) a cantora e compositora, Janine Mathias realiza a edição carnavalesca do seu projeto. A “Folia da Nega” acontece a partir das 17h, no Quintal da Maria, com a presença dos músicos, Gustavo Moro, Dualan Lima, Sergio Pires e Arthur Cipriani. E ainda haverá a presença do professor de dança, Ronald Pinheiro.

A primeira edição da “Folia da Nega” aconteceu em 2016, e desde então, Janine Mathias apresenta o formato especial durante o pré-carnaval e ao longo do mês de fevereiro. Derivado do “Samba da Nega”, projeto idealizado pela própria cantora, há três anos, do samba de terreiro ao partido alto, o grande diferencial de sua folia e a exaltação aos sambas enredos consagrados e marchinhas.

Em mais de 100 edições, o Samba da Nega já foi visto por aproximadamente 20 mil pessoas. Desde 2015, a batucada fidelizou seu próprio público que está presente em todas as edições. Janine Mathias exalta o samba ao que ela denomina ser a verdadeira voz musical da cultura brasileira. Dá herança percussiva das batucadas, dos sambas memoráveis, ao novo repertório bamba da música brasileira.

Recentemente a cantora lançou seu novo single, “Pérola Negra” música produzida por Dia e Renato Taimes e disponibilizado nas principais plataformas de streaming. Ainda neste semestre, Janine Mathias vai lançar o seu novo disco intitulado “Dendê” com produção e direção musical de Eduardo Brechó.

SERVIÇO:
Folia da Nega com Janine Mathias
Quando: Sábado (20/01)
Local: Quintal da Maria
Endereço: Av. Jaime Reis, 366, São Francisco, Curitiba
Entrada: R$15

NA-NU: ARTE, CULTURAL E ENTRETENIMENTO

Nossos parceiros, o site Na-nu, chegaram a 3 mil curtidas em sua fanpage! Estão de parabéns!!! Temos orgulho dessa parceria!!!

O trabalho deles é incrível!!! Divulgam artistas independentes, fazem apreciação de discos e livros, cobrem festivais e trazem uma agenda cultural de Curitiba!!! Entre outras coisas!!! Além disso, o Na-nu tem um acervo de quadrinhos e publicações digitalizadas – com muita coisa interessante!!!

Conheça o trabalho do Na-nu, vale muito a pena!!!
http://nanu.blog.br

BOQUEIRÃO CULTURAL 4 – EDIÇÃO DE VERÃO 27/01/18

Em Curitiba. Entrada gratuita!!!

“E vem aí a edição 4 do Boqueirão Cultural, edição de verão!

Com muita alegria mais uma vez vamos ocupar a nossa belíssima praça Menonitas, dia 27 de Janeiro de 2018 com três bandas quentes:

Pão de Hamburguer
Fourface-oficial
Abraskadabra

E pra a gente ter música o tempo todo, teremos também os Dj´s Tone RMS e PedroPe

Nossa ação social dessa edição, será uma coleta de utensílios básicos para ajudar a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, entramos em contato com eles, e os itens que mais fazem falta são:

Rações
Produtos de Limpeza
Balde
Vassoura
Jornais
Papelão
Cobertores
Casinhas
Rodo
Potes (água e ração)

Contamos com ajuda de todos, queremos muito ver aquela força de vontade e disposição em ajudar a causa, como foram nas edições passadas, esse evento é nosso, de todo mundo, e nós podemos fazer a diferença.

Local: Praça dos Menonitas, Rua Paulo Setúbal – Boqueirão, Curitiba
Data:
Sábado, 27 de janeiro, das 13:00 às 19:00

Confira  a página do evento, aqui

BIENAL DE ARTE DIGITAL REALIZA PALESTRAS GRATUITAS EM CURITIBA

A The Wrong – New Digital Art Biennale considerada uma das maiores e mais diversificadas bienais de arte e cultura digital realiza entre os dias 18 e 19 a “Subli_me Talks” com mesas redondas sobre o processo artístico e curatorial das embaixadas da Subli_me no Brasil e Homeostase e, também, sobre a arte e tecnologia no âmbito educacional e na economia criativa. O evento ocorre na EBANX com entrada gratuita.

No dia 18 (quinta-feira), com o tema, “Conectando a The Wrong: Uma conversa entre artistas e curadores sobre processos artísticos e curatoriais das embaixadas Subli_me e Homeostase”, participam, o mestre em crítica de arte e arquitetura, Guilherme Brandão, a curadora, pesquisadora e produtora, Júlia Borges Araña, o artista visual, psicanalista e escritor, Guilherme Zawa e a artista visual, Sayuri Kashimura, com mediação de Flávio Carvalho, responsável pela curadoria da The Wrong em Curitiba.

No dia 19, com o tema “Como a arte e tecnologia se desenvolvem na educação e na economia criativa?” participam, a doutora em Comunicação Social e artista multimídia, Ana Lesnovski, o comunicador e designer gráfico, Castro Pizzano, aIdealizadora e head de comunicação do Festival Subtropikal de criatividade urbana, Bruna Calegari, com a mediação da mestranda na área de Mediações e Culturas do Programa de Sociedade e Tecnologia da UTFPR, Shana Lima

Serviço:
Data: 18 e 19 de janeiro
Hora: 19:30
Local: EBANX – Rua Mal. Deodoro, 630 – Centro, Curitiba – PR
Entrada Gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.
Informações: thewrong@subli-me.org

UNDERGROUND ILUSTRADO: A ARTE VISUAL DA CENA MUSICAL CURITIBANA


Em Curitiba. Entrada gratuita!

“Uma das funções da arte é trazer novas perspectivas de uma dada realidade. Dito isso, não é raro nos depararmos com artistas se reinventando, explorando diferentes linguagens, problematizando realidades. A exposição “Underground Ilustrado: a arte visual da cena musical curitibana” representa uma partícula desta busca do artista pela reinvenção. Estabelecendo um diálogo entre notas e traços e tendo como foco o universo punk e metal, evidencia-se novas e pitorescas cenas do underground curitibano. Underground este, que com uma lógica própria e uma estética peculiar, fundamenta o principal objetivo desta exposição, trazer à tona um olhar acerca desta realidade tão ruidosa quanto pictórica, independentemente da linguagem.

Lucas Ruteski

ABERTURA:
Dia: 09 de Fevereiro. As 19 horas. Na Gibiteca de Curitiba.
Com show das bandas Repelentes e Rabo de Galo. (o show inicia pontualmente 20 horas).
…em cartaz até 30 de março de 2018.
Entrada gratuita!

Reunimos vários artistas da cidade de Curitiba, que apresentam um estilo completamente diferente, tanto musical quanto ilustrativo.
Será exposto cartazes, capas de álbuns, fanzines, pinturas, ilustrações e esculturas, de pessoas que participam do underground, principalmente com a música, mas que tem na arte visual mais uma forma de contribuir com a cena alternativa da cidade.
Vamos homenagear também o grande amigo e artista Magoo, que muito contribuiu e ajudou bandas, eventos e artistas da cidade.
VAMO AI…

Curadoria:
Christiano C. Neto e Daniel Gonçalves

APOIO:
WAY BEER
LADO B
GIBITECA DE CURITIBA
Rua Presidente Carlos Cavalcanti 533, Curitiba.

Confira a página do evento, aqui

COLABORE COM O FATO AGENDA! :)

Desde 2009, divulgamos gratuitamente vagas e oportunidades para profissionais de comunicação, mkt e design em Curitiba e região. Nosso blogue não exige cadastro e todas as vagas são divulgadas gratuitamente! E sempre serão divulgadas assim!!!

O número de profissionais que ajudamos a encontrar empregos e/ou oportunidades é nosso maior orgulho e a nossa maior motivação!!! Cada vez que a gente escuta que alguém achou emprego por aqui é uma felicidade!!!

Mesmo assim precisamos de algum dinheiro para investir tempo no site e melhorar nosso trabalho. Atualmente o blogue é editado por um único jornalista, Leandro Hammerschmidt, que se vira como pode para publicar todas as oportunidades que aparecem! Além de uma agenda cultural da cidade.

Para melhorar nosso FATO Agenda você pode colaborar financeiramente, veja como:

1) Comprando nossos anúncios simbólicos via MercadoLivre você ajuda a manter o FATO Agenda!

Colabore com R$15,00 (aqui)

Colabore com R$25,00 (aqui)

Colabore com R$50,00 (aqui)

Frisando que comprando este anúncio simbólico: NÃO lhe enviaremos nada. Além do nosso muitíssimo obrigado!!!

2) Depósito em Conta Poupança. Qualquer valor pra gente está ótimo!!! Se interessar, segue os dados! Caixa Econômica Federal, Agência: 1952, Conta Poupança: 013 (operação) 00022679-4, Favorecido: Leandro Hammerschmidt

Obrigado mesmo por colaborar com nosso FATO Agenda!!! E quem não puder colaborar financeiramente, saiba que seu prestígio e audiência valem muito pra gente! Muito obrigado também!!!  🙂

“VITAL” É A PRIMEIRA APOSTA DO ONÇA DISCOS EM 2018


O selo Onça Discos começa o ano lançando o novo álbum do compositor Francisco Okabe, intitulado “Vital”, um dos sobrenomes do artista. Em suas 12 faixas, o álbum mistura instrumentais e canções escritas pelo músico, tendo como inspiração a diversidade na música brasileira e a obra de Waltel Branco.

“Vital” foi concebido de forma independente, com gravações caseiras e um trabalho coletivo, onde os músicos tiveram liberdade criativa de arranjos. A produção, mixagem e masterização ficaram por conta de Leonardo Lima, e a arte da capa é de Victoria Françóia.

A parceria mais importante para a realização do álbum foi de sua esposa Dayane Battisti, que participou da maioria das músicas tocando violão, cavaquinho e violoncelo e é sempre a primeira a ouvir as composições. Incentivado por Dayane, Francisco deu voz às suas canções autorais, e os dois interpretaram a canção “Manhã”, cuja letra é de Daniel Arthur e Paulo Gaôna, e a instrumental “Vendo a Chuva”, ambas gravadas em fita numa antiga tapedeck da Technics.

A influência de Waltel Branco na música de Francisco Okabe vem da relação que se criou entre os dois, tanto musical quanto afetuosa. Na faixa “Chorinho novo pro Waltel”, o músico homenageia o maestro, cuja obra é objeto de pesquisa do mestrado de Francisco. A pluralidade da música brasileira e a mistura de ritmos e sonoridades presentes em todo o álbum deixam clara a referência ao trabalho de Waltel.

Youtube: aqui
bandcamp: aqui

BIENAL DE ARTE DIGITAL REABRE A VISITAÇÃO PARA O PÚBLICO COM ENTRADA GRATUITA

Adam Pizurny

Com 10 artistas nacionais e internacionais a The Wrong fica em cartaz até o final do mês na Galeria Airez

A partir desta quinta-feira (04) a Airez – Galeria de Artistas Independentes retoma suas atividades e apresenta a The Wrong – New Digital Art Biennale considerada uma das maiores e mais diversificadas bienais de arte e cultura digital. Em cartaz desde dezembro de 2017, até o dia 31 de janeiro, entre às 10h e 18h, de segunda à sábado, o público pode interagir com as obras de 10 artistas nacionais e internacionais, com entrada gratuita.

Além da exposição física, o público curitibano tem a oportunidade de apreciar alguns vídeos apresentados nas TVs dos ônibus da cidade. Ao todo são 450 ônibus que apresentam os artistas que estão em cartaz nesta edição. Outra oportunidade de interação é o site oficial da The Wrong. Onde o usuário, a partir da plataforma tem acesso às obras dos artistas em cartaz na Galeria. E ainda, neste mês, paralelamente a exposição, vai ocorrer workshops e palestras gratuitas sobre diversas temáticas que abrangem a cultura e arte digital e será divulgada nas próximas semanas.

Fundada pelo empreendedor cultural, escritor e artista maker espanhol, David Quiles Guilló, desde 2013, a The Wrong tem o objetivo de criar, promover e fomentar o pensamento inovador artístico. Para Flávio Carvalho, curador da exposição na cidade e que já participou de exposições renomadas do segmento tecnológico como a MADATAC em Madrid, Subtle Technologies Festival, em Toronto, BIDEODROMO, na Espanha, entre outros, o evento evoca a transformação na cidade em vários aspectos.

Nesta edição, a The Wrong – New Digital Art Biennale apresenta as obras dos artistas, Leandro Catapam, Sayuri Kashimura, Guilherme Zawa, Hebert Baioco, Livenoistupi, Dina Karadžić, Adam Pizurny, Mattis Dovier, Looping Lovers e Connor Sherlock.

SERVIÇO:
The Wrong – New Digital Art Biennale
Quando: Em cartaz até o dia 31 de janeiro
Onde: Galeria AIREZ
Endereço: Rua Treze de Maio, 778 ap. 15, centro, Curitiba
Informações: 41- 3088-7561
www.subli-me.org/
ENTRADA GRATUITA
Para visitas em grupo, entre em contato com a Galeria Airez pelo telefone: (41) 3088-7561.

BANGUÊ #12 // ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS

BANGUÊ ##
RITMO, POESIA & CONSCIÊNCIA

A Banguê vai completar oficialmente 2 ANOS! Essa edição especial é pra comemorar junto com nossos parceiros essa caminhada. Com informação e diversão, reunindo os cinco elementos MC, DJ, Dança, Graffiti e Conhecimento.

“A mudança começa em cada um de nós até se tornar coletiva”

R$5 até 16h30 lista mural
R$15 normal // R$10 lista mural
Evento para maiores de 18 anos

>> NO LOCAL
Mostra de Dança
Graffiti (Live Painting)
Exposições de arte
Bazar e rango

>> OPEN MIC
Open Beat // TRAGA SUA TRACK
Acapella & Poesia // TRAGA SUA LETRA

>> POCKETS
Bface
Castanha
Poesia163

>> DJs
BAB5, Bface & Numa convidam Uhuru Selector

>> MESTRES DE CERIMÔNIA
Numa & Vinici

>> ARRECADAÇÃO SOLIDÁRIA
Vamos arrecadar artigos para bebês. EM MEMÓRIA DA NOSSA PARCEIRA LUANA MEDEIROS!

>> SORTEIOS
Quem contribuir com doações concorre a uma tatuagem.

LOCAL:
Basement Cultural
Benvindo Valente, 260 – São Francisco, Curitiba
(Próximo à pista do Gaúcho)
DATA: Domingo, 21 de janeiro, das 16:00 às 23:00.

REALIZAÇÃO: Banguê
APOIO: AHHEMP, Um Baile Bom e FATO Agenda

FOTOS DOS FLYERS: @rapnorec (instagr.am/rapnorec)

Confira a página do evento, aqui

OFICINA DE FÉRIAS?!

Sim! Ainda dá tempo de fechar 2017 com um curso básico de teatro. Dias 27, 28 e 29 de dezembro, vem com a gente experimentar esses momentos e dar adeus ao ano velho!

Em Curitiba! O valor de investimento será de R$ 100. Desconto para mais de um membro da família!

Serão desenvolvidas atividades como jogos teatrais, consciência corporal, improvisação e montagem de cenas curtas.

Das 14 às 18h os ministrantes Sabrina Marques e Sergius Ramos conduzirão as atividades com base nas pesquisas realizadas ao longo do ano na PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.

Informações (41) 998983435 ou 997633961