PALESTRA GRATUITA DEBATE MITOS E VERDADES DA ALIMENTAÇÃO

Programação faz parte de encontro mensal promovido pelo Hospital VITA

Qual a quantidade de sal que pode ser ingerida por dia ou quando trocar um produto por diet ou light são algumas das questões que serão discutidas durante a palestra “Mitos e verdades sobre alimentação”. O encontro, que será conduzido pela nutricionista Lucimara da Costa Kano dos Santos, faz parte do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa mensal do Hospital VITA criado para contribuir com a saúde e a qualidade de vida da população com mais de 60 anos. O bate-papo gratuito acontece neste sábado (27), a partir das 8h30 da manhã, no Hospital VITA, localizado no bairro Batel.

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para problema cardiovascular (infarto) e acidentes vasculares cerebrais (derrame). Essas doenças lideram o ranking das causas de morte prematura no mundo e evidências comprovam que o excesso de sal na dieta moderna exerce um papel preponderante na causa da hipertensão. “Por isso, é necessário manter a pressão arterial controlada e ter uma dieta com pouca ingestão de sódio”, alerta a nutricionista.

Na palestra, Lucimara vai explicar sobre os diferentes tipos de sal – refinado, marinho, light, do Himalaia – e quantidade ideal de ingestão diária para manter uma dieta saudável e equilibrada. Ela vai contar também quais são as diferenças entre os tipos de açúcar – refinado, cristal, orgânico, mascavo, demerara, light e frutose – e adoçantes. A nutricionista vai comentar ainda sobre a diferença entre produtos diet, indicados para pessoas portadoras de diabetes, e light, quando há uma redução em 25% no valor energético ou em algum nutriente específico, comparando com outro produto em que tal redução não ocorreu.

O Viver Mais VITA – Melhor Idade inicia com um café da manhã, seguido pela palestra e por atividades físicas e culturais, que têm como objetivo incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. O programa conta com o apoio do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Além disso, na ocasião será realizada a aferição da pressão arterial de todos os participantes. Para ingressar no evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414​.

Terceira idade
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.

SERVIÇO:
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Mitos e verdades sobre a alimentação”, com a nutricionista Lucimara da Costa dos Santos
Data: sábado, 27 de maio, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
www.hospitalvita.com.br

Sobre o Hospital VITA
A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *